Xbox Series X e Xbox Series S: as diferenças entre os dois consoles

Entenda quais são as diferença entre os próximos dois consoles da Microsoft.

09/11/2020 Última edição em 09/11/2020 às 08:21:16

A nova geração de consoles está chegando e cada vez mais nos aproximamos do lançamento do Xbox Series S e Xbox Series X, os dois consoles de nona geração do Xbox. Essa dupla tem especificações técnicas bem diferentes entre si e não são nem sequer visualmente parecidos, mas ainda assim pertencem à mesma família de consoles e irão rodar os mesmos jogos, então qual é a real diferença entra esses dois? O que faz deles videogames tão diferentes, sendo que na prática, acabam servindo para a mesma coisa? 

No quesito jogos, ambos os consoles acabam sendo praticamente os mesmos, já que o game que rodará em um, obrigatoriamente também irá ter que funcionar no outro, mesmo que os desenvolvedores tenham que fazer certas adaptações. Não haverá exclusividade de jogos entre essas duas plataformas, afinal, ambos são parte da família “Series”. Os recursos que a Microsoft planejou para seus videogames de nova geração também irão estar em ambos, mas no Series S alguns irão funcionar de uma maneira um pouco mais simplificada. 

Entre esses dois videogames, o Xbox Series X é o console mais completo - sendo o modelo mais poderoso, tendo uma memória interna de 1TB de SSD e também contendo drive de disco. O Series S é sim um videogame forte, mas ainda é bastante inferior ao Series X, até porque ele tem apenas 512 GB de armazenamento e suportará apenas mídia digital. Nos Estados Unidos, o Series X custa 499 dólares, que se transformou em R$ 4.599 , aqui no Brasil. Já o Xbox Series S tem o preço de 299 dólares, mas no Brasil chegou custando R$ 2.799. 

O visual desses dois videogames também é completamente diferente, sendo o Series X um console gigantesco que tem um formato de torre, tendo o preto como sua cor predominante. O Series S tem uma aparência bem mais comum, sendo bastante parecido com seu antecessor, O Xbox One S. O novo console inclusive manteve a cor branca do anterior, que agora fica em contraste com o preto de sua saída de ar, que não é nenhum pouco discreta. 

Entre as várias novidades que esses consoles de nova geração irão trazer, provavelmente o SSD e suporte ao Ray Tracing são os pontos de maior destaque até o momento. Agora que os consoles têm uma memória SSD, aquelas telas de carregamento e animações que as disfarçam poderão chegar perto de serem extintas. E com o Ray Tracing o visual dos jogos chegará em outro patamar, já que esse recurso consegue trazer efeitos de iluminação extremamente realistas, deixando os jogos cada vez mais próximos do fotorrealismo. 

A Microsoft também trouxe algumas novas ideias de recursos para seus próximos consoles, como é o caso do Quick Resume, que permitirá que você mantenha vários jogos abertos, podendo transitar entre eles sem se dar o trabalho de iniciá-los novamente toda vez que você sai de um jogo e vai para outro. O Smart Delivery também veio para nos facilitar, dando acesso gratuito as versões de nova geração dos jogos que compramos na geração atual. Infelizmente nem todo estúdio dará suporte ao serviço, mas já sabemos que Cyberpunk 2077 e todos os jogos da Microsoft irão aceitá-lo. 

Obviamente o Xbox Game Pass e a retrocompatibilidade, que já marcaram a geração do Xbox One, também irão estar presentes nos Xbox Series. O catálogo de jogos do Game Pass continuará sendo atualizado, enquanto a retrocompatibilidade irá receber os jogos da geração do One, sendo que alguns deles terão aprimoramentos sem custo adicional. Esses Upgrades terão diferenças no Series S e X, mas em ambos os consoles haverão boas melhorias gráficas, que vão deixar jogos que já eram lindos ainda melhores. 

O Xbox Series S é a opção mais barata da nova geração, ele tem um rápido SSD e obviamente irá suportar o Ray Tracing, mas esse recurso pode acabar sendo retirado de alguns jogos em prol de uma maior taxa de frames, como já aconteceu com a nova versão de Devil May Cry 5. O console também alcança facilmente os 60FPS, conseguindo até mesmo ir além, chegando aos 120 em alguns jogos que são mais leves, muito otimizados ou que sacrifiquem algum recurso. Entretanto, não deve ser incomum que alguns games acabem rodado apenas em 30FPS, afinal tudo depende de sua otimização. 

A resolução visada para o console é o 1440P (2K), porém alguns poucos jogos podem chegar em 4K, e com toda certeza haverão casos de games ficando abaixo do 2K padrão. Lembrem-se que Tekken 7 rodava em 720P no Xbox One X, um console da oitava geração que suportava 4K em jogos muito mais pesados, então caberá aos desenvolvedores otimizar os seus jogos para que eles alcancem uma boa resolução no console. 

Já o Xbox Series X é o console mais poderoso do mercado, tendo também um rápido SSD e suporte ao Ray Tracing – que aqui deve estar presente em ainda mais jogos. O console visa manter os 60FPS em seus games, mas ele também pode chegar aos 120 em vários deles, ou ficar limitado aos 30 em alguns jogos menos otimizados. A resolução 4K será basicamente um padrão, mas obviamente haverão games que não conseguirão chegar tão longe, alguns por priorizarem uma alta taxa de frames, outros por não serem otimizados o suficiente, e quem sabe alguns simplesmente serão pesados até demais para manter esse padrão. 

Entrar em uma nova geração de consoles nunca é uma tarefa fácil, afinal os preços dos produtos sempre são extremamente elevados, porém dessa vez a Microsoft investiu pesado para abranger a maior quantidade de públicos possíveis. Aos que buscam uma experiência definitiva de nova geração no Xbox, será apenas com o Series X que seus desejos serão completamente realizados, já que o Series S é mais como um console de entrada, que irá lhe dar acesso aos novos jogos, mas que não servirá para te mostrar tudo que essa promissora nova geração poderá trazer. 

Os Xbox Series serão lançados no dia 10 de novembro de 2020, mas a pré venda desses videogames já está aberta. Caso você tenha interesse em conhecer alguns dos jogos exclusivos que chegarão aos consoles, clique aqui




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta