QUAL É A FORMAÇÃO ORIGINAL DOS X-MEN? – REVIEW X-MEN #1: A IRMANDADE DE MUTANTES! (COLEÇÃO CLÁSSICA MARVEL VOL. 3)
Mesmo que Wolverine seja um dos mais famosos membros da equipe mutante, o personagem não fez parte da primeira formação.
Assim como Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, os X-Men revolucionaram o gênero de super-heróis no final de 1963. Além dos personagens fantasiados terem que enfrentar outros personagens fantasiados, um novo desafio entrava na equação: o preconceito. Os mutantes da Marvel são representações das minorias sociais do nosso mundo, o que deu um tom de realismo nunca antes visto nas histórias. Desde a estreia da equipe, a base de pensamento é a mesma: “Salvamos um mundo que nos odeia”. Mas o que seria da humanidade sem os heróis e heroínas altruístas?
Esta é a terceira parte de uma série na qual vamos passar pelos primórdios dos principais heróis e grupos da Marvel Comics: Homem-Aranha (leia aqui), Quarteto Fantástico (leia aqui), X-MEN, Vingadores, Hulk, Demolidor, Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Vamos acompanhar os primeiros passos dos heróis de forma cronológica, tomando como base a Coleção Clássica Marvel, da editora Panini Comics. (E NO FINAL, SEPARAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS EDIÇÕES EM QUESTÃO!)
X-MEN #1
A primeira edição de X-Men é bem direta ao ponto. De uma forma muito inteligente, os diálogos expositivos se tornam uma verdadeira demonstração de habilidades comandada pelo Professor X: Fera se balança entre obstáculos, Anjo escapa voando de uma série de armadilhas, Homem de Gelo rebate um ataque e Ciclope recebe a missão de enfrentar seus companheiros usando seus raios ópticos. Após o treinamento, os quatro jovens são apresentados a nova integrante da equipe: a telepata e telecinética Jean Grey, que recebe o codinome de Garota Marvel. E esta é a formação original dos X-Men! (Wolverine, Tempestade, Noturno, Colossos, entre outros só integraram equipes futuras).
Aqui temos também a primeira aparição do vilão Magneto, que pretende assumir o controle de uma base militar. Ele consegue tal façanha, e no caminho aproveita para humilhar alguns guardas. Comandados pelo Professor X, os X-Men partem até o local para enfrentar o vilão, que acaba fugindo após quase ser derrotado pela equipe.
X-MEN #2
O vilão da vez é o Vanisher, mutante com a habilidade de se teletransportar (tipo o Noturno só que menos legal). Seu plano maligno super original (ironia) consiste em roubar os planos de defesa continental dos EUA para ameaçar o país. Os X-Men o enfrentam, porém não conseguem impedir o vilão. Com isso, cabe ao Professor X enfrentar Vanisher, porém o teleportador é facilmente derrotado, pois o mentor dos X-Men apaga quase 100% de sua mente. É pessoal... Charles Xavier é meio... intenso.
X-MEN #3
Durante mais um treinamento de equipe, o Professor X detecta a presença de um poderoso mutante. Os X-Men saem em busca dessa pessoa misteriosa, que reside em um circo de Nova York. Trata-se de Blob, mutante que tem a habilidade de ser praticamente indestrutível e imparável. Após muita conversa, os X-Men conseguem convencer Blob a ter seus poderes testados na sala de perigo, que é o local de treinamento da equipe. Todos ficam impressionados com tamanha força e resistência, o que rende a Blob um convite para se unir aos X-Men. Ele violentamente recusa, e o Professor X (mais uma vez) acha que apagando a mente do mutante fará tudo se resolver. Mas a equipe leva uma verdadeira surra de Blob, que nesse ponto já pode ser chamado de vilão. Após humilhar todos os integrantes dos X-Men, o vilão foge para organizar um último ataque à mansão X. Ele toma o controle do circo, tornando todos seus soldados.
O ataque começa, os X-Men apanham bastante, são capturados e mais uma vez são humilhados (uau!). Enquanto a batalha acontece, o Professor X constrói um intensificador de poderes mentais para (ADIVINHA!) poder apagar a mente de todo mundo. E é exatamente o que acontece. Jean Grey consegue libertar os X-Men com seus poderes e no final todos os artistas voltam para o circo sem lembranças dos acontecimentos daquele dia (mais uma vez o dia foi salvo graças ao incrível poder de apagamento de mentes do Professor X).
X-MEN #4
A edição quatro marca o retorno de Magneto e a primeira aparição da Irmandade de Mutantes, composta por Groxo, Mestre Mental, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Magneto é o líder do grupo, e juntos eles dominam a República de Santo Marco, localizada na América do Sul. Os X-Men partem rumo ao local para enfrentar o grupo de vilões e libertar o povado. Após uma intensa batalha, o Professor X é pego pela explosão de uma bomba armada por Magneto, fazendo o líder dos X-Men ficar inconsciente e aparentemente impossibilitado de usar seus poderes. Magneto arma uma segunda bomba agora capaz de destruir todo o país e foge junto da Irmandade. Porém antes de partir, Mercúrio desarma a bomba, pois acredita que vidas inocentes não podem ser sacrificadas.
X-MEN #5
A Irmandade de Mutantes bola um plano para descobrir a localização da base de operações dos X-Men. Groxo finge ser um atleta mutante para que a equipe possa o acolher e o levar até a mansão. Porém tudo acaba dando errado, Anjo é capturado e são os X-Men que descobrem a localização do esconderijo da Irmandade, que fica no Asteróide M, na órbita da Terra. Todo mundo se enfrenta enquanto Magneto constrói um intensificador de poderes magnéticos (da mesma forma que o Professor X na edição #3). No fim, o Asteróide M acaba sendo destruído e ambos os grupos fogem. A única preocupação agora é com o estado de saúde do Professor X. Porém ao chegar em terra firme, os X-Men são surpreendidos pelo professor já lúcido, alegando nunca ter ficado impossibilitado de usar seus poderes, tendo fingido estar assim como forma de testar seus alunos em campo sem sua ajuda. A edição termina com o professor parabenizando o grupo, pois agora os treinamentos iniciais acabaram (gente... SÓ EU ACHO O PROFESSOR XAVIER COMPLETAMENTE SEM NOÇÃO???).
CURIOSIDADES MUTANTES
1- Os X-Men originais podem ser considerados um amálgama entre o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico, pois são jovens como o herói aracnídeo e unidos como uma família, assim como a primeira equipe da Marvel;
2- O Anjo usava uma cinta para esconder suas asas quando não estava combatendo o crime;
3 - O icônico visual azul do Fera só veio anos depois (mas isso é assunto para outra hora);
4 - As personalidades de Anjo e Fera eram muito semelhantes às de Tocha Humana e Coisa (o Homem de Gelo também lembrava um pouco o Tocha por conta da impulsividade). Ao longo das edições, os personagens foram se distanciando em comportamento, sendo perceptíveis algumas mudanças (principalmente no Fera que foi gradativamente se tornando um gênio);
5 - Homem de Gelo ou Homem de Neve? O design de Bobby Drake evoluiu muito ao longo dos anos, pois no início ele parecia um boneco de neve gigante. Assim como o Tocha Humana, em sua primeira versão não era possível ver nitidamente seu rosto enquanto ele estava em modo congelado;
6 - E agora uma curiosidade bizarra: o Professor X era apaixonado por Jean Grey! (melhor nem entrar em detalhes porque isso só fica mais bizarro cada vez que você pensa nisso);
7 - Nas capas das edições #4 e #5 de X-Men, a Feiticeira Escarlate (ES-CAR-LA-TE!) aparece com a roupa toda verde (tipo... ????);
8 - Nas mesmas capas, Mercúrio aparece com a roupa azul, mesmo que nas edições ele ainda esteja usando verde (tipo... ????). Anos depois, o azul se tornaria oficialmente a cor do seu uniforme.