Qual foi o PRIMEIRO vilão do Homem-Aranha? - Review O Espetacular Homem-Aranha #1: Poder e Responsabilidade! (Coleção Clássica Marvel Vol.1)
Esmagador Hogan? O assassino do tio Ben? O Camaleão? Ou seria o Quarteto Fantástico?
“Homem-Aranha! Homem-Aranha! Nunca bate! Só apanha!”. Você com certeza já ouviu (ou cantou) essa musiquinha que aparentemente nunca sai de moda. Talvez seu conteúdo seja bem questionável, mas evidencia que nosso herói aracnídeo trava muitas batalhas desde sua primeira aparição no ano de 1962. Mas você sabe qual foi oficialmente o primeiro vilão do teioso?
Antes de mais nada...
Esta é a primeira parte de uma série de matérias na qual vamos passar pelos primórdios dos principais heróis e grupos da Marvel Comics: Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men, Vingadores, Hulk, Demolidor, Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Vamos apresentar curiosidades sobre os primeiros passos dos heróis, bem como acompanhar suas histórias de forma cronológica tomando como base a Coleção Clássica Marvel, da editora Panini Comics. (E NO FINAL SEPARAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS EDIÇÕES EM QUESTÃO!)
AMAZING FANTASY #15
O Homem-Aranha não estreou em revista própria, mas sim na Amazing Fantasy #15 em agosto de 1962. O editor da Marvel na época, Martin Goodman não tinha gostado da ideia de um super-herói jovem com poderes de aranha, mas permitiu que Stan Lee o apresentasse justamente porque o número 15 marcaria o fim da revista Amazing Adult Fantasy (para o último suspiro da publicação, Lee removeu o “Adult”). Mas para a surpresa de Goodman, o Homem-Aranha foi um grande sucesso. Com os impactantes desenhos de Steve Ditko aliado ao roteiro perspicaz e inovador de Stan Lee, a Marvel recebeu diversas cartas clamando pela volta do escalador de paredes, o que aconteceu no ano seguinte.
A edição é absurdamente corrida! ("Absurdamente" é um eufemismo na verdade) mas justificável já que tem apenas onze páginas. A história segue os passos que já conhecemos: a picada da aranha radioativa, o começo dos poderes, a luta no ringue, a fama e por fim o fatídico assassinato do tio Ben. E aqui entramos na principal discussão da matéria: quem foi de fato o primeiro vilão do Homem-Aranha? seria Esmagador Hogan o primeiro vilão? com certeza não, já que ele é apenas um lutador de vale-tudo. Seria então o assassino do tio Ben? Mesmo que não seja um vilão fantasiado, ele entra em uma luta corpo a corpo com o cabeça de teia. Mas oficialmente ele não é considerado o primeiro adversário de Peter Parker.
THE AMAZING SPIDER-MAN #1
Marcando sua estreia em revista solo, o Homem-Aranha interage com uma equipe de peso: o Quarteto Fantástico. Na trama, o teioso tenta se juntar a equipe na esperança de conseguir um bom salário, mas tudo acaba indo mal a ponto de ele ter que lutar contra a família fundamental da Marvel. Mas eis a dúvida: seria então Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e o Coisa os primeiros vilões do cabeça de teia? Obviamente não e pelo simples fato de eles serem heróis (e também porque de acordo com o próprio Homem-Aranha, não foi uma luta mas sim "uma pequena exibição").
A edição também conta conta com a estreia de J. Jonah Jameson e de seu filho, o astronauta John Jameson. Nosso herói ajuda no salvamento da nave do astronauta, que sofreu complicações ao ser lançada. Com isso, Peter achou que Jameson-pai deixaria de publicar difamações a seu respeito. Mas eis que sessenta anos depois, o editor do Clarim Diário continua sendo uma pedra no sapato do Aranha. Então Jameson é o primeiro vilão? Também não. Mas na mesma edição somos apresentados a quem oficialmente é: o Camaleão.
O vilão bola um bom plano: fazer roubos fantasiado de Homem-Aranha para incriminar o herói que naquele ponto já era considerado uma ameaça à população de Nova York. Aos trancos e barrancos o Camaleão é preso, porém para Peter não foi uma vitória muito doce, pois sua imagem continuava ruim.
THE AMAZING SPIDER-MAN #2
Aqui temos a primeira aparição do vilão Abutre e a introdução do trabalho de fotógrafo na vida de Peter Parker. É uma história que gasta boa parte de suas páginas com confrontos entre o escalador de paredes e seu adversário alado. O Homem-Aranha o derrota usando um aparato tecnológico capaz de cancelar ondas magnéticas, o que era exatamente o que fazia as asas do Abutre funcionar. Ao final, o vilão é derrotado e jura vingança contra o teioso.
Na mesma edição há também o confronto contra o Consertador. Interessante é que assim como o Abutre, ele é um adversário idoso. A trama é bem simples e gira em torno do vilão tentando dominar os sistemas de comunicação do país através de rádios modificados (ele conserta rádios por preços muito convidativos, mas instala um dispositivo de observação como brinde). Peter descobre seu plano, bem como sua verdadeira origem: ele é um alienígena. Mas não pense que se trata dos Skrulls ou alguma raça famosa da Marvel. São apenas homenzinhos verdes genéricos. De fato uma história bem fora da curva e que termina de forma previsível com os aliens fugindo de volta para seu planeta natal.
THE AMAZING SPIDER-MAN #3
O Doutor Octopus faz sua estreia em uma das melhores edições do começo da revista Amazing Spider-Man. Sua história de origem é bem semelhante ao que nos foi apresentado no filme Homem-Aranha 2 de 2004, pois os principais pontos estão presentes (recapitulando: um cientista genial fica mentalmente instável após uma explosão nuclear que funde garras mecânicas ao seu corpo). Os confrontos foram magistralmente desenhados por Ditko, dando o dinamismo necessário. O Homem-Aranha perde a luta e fica arrasado, pensando até mesmo em desistir do manto heróico. Porém após ouvir uma palestra de Johnny Storm, o Tocha Humana (mais uma conexão com o Quarteto Fantástico) ele recobra as forças e enfim derrota Octopus. No final da edição há uma conversa hilária entre o teioso e o Tocha, pois o Homem-Aranha agradece Johnny pelo apoio, fazendo com que o membro do Quarteto Fantástico fique completamente confuso (ele deu uma palestra para jovens estudantes, não para um outro herói fantasiado). Esse é oficialmente o começo da amizade entre os dois.
THE AMAZING SPIDER-MAN #4
É perceptível que as primeiras histórias do Aranha apresentaram vilões que perduraram até os dias de hoje. Com Amazing Spider-Man #4 não é diferente, pois conta o primeiro embate de Peter Parker contra o Homem-Areia. É uma boa história, mas representa bem as bizarrices que eram comuns nas HQs da época. Em resumo: O Homem-Areia rouba um banco e começa a ser perseguido por policiais que não o oferecem ameaça, mas o cansam. Para recobrar as forças, ele decide se abrigar na escola de Peter Parker. Ao chegar lá, exige que o diretor o conceda um diploma de ensino médio, pois ele nunca terminou os estudos. O Homem-Aranha aparece e depois de uma bela troca de socos, o vilão é derrotado com um aspirador de pó gigante (sim! você não leu errado!). O mais interessante da edição é mostrar que Peter tem fé que um dia vai ser reconhecido como herói.
THE AMAZING SPIDER-MAN #5
Definitivamente a história do teioso está intrinsecamente ligada ao Quarteto Fantástico. Se já não bastava na estreia de seu título solo ter um confronto com eles e depois o Tocha Humana fazer um discurso em sua escola, eis que a magistral quinta edição da revista deixa tudo mais óbvio com o confronto contra o Doutor Destino. Eis aqui algo simples porém bem trabalhado por Stan Lee: já que a visão pública do Aranha era a de ser um vilão, nada mais óbvio do que um vilão querer se aliar a ele. E é justamente o que acontece. Victor Von Doom contata o escalador de paredes para discutir uma possível aliança contra o Quarteto Fantástico. Nosso herói recusa e parte para cima do vilão. A luta acaba com o Homem-Aranha fugindo e o Doutor bolando um plano para o capturar.
Paralelo a isso, Flash Thompson (o cara que faz bullying com o Peter) decide dar um susto em Parker se fantasiando de Homem-Aranha. Mesmo com toda a tecnologia avançada do Doutor Destino, ele acaba sequestrando Thompson ao invés do verdadeiro Aranha. O vilão faz um pronunciamento televisivo exigindo a rendição do Quarteto Fantástico senão o “Homem-Aranha” será executado. Peter vai salvar seu rival de escola, e depois de uma espetacular sequencia de luta contra Von Doom, este foge ao perceber que o Quarteto estava se aproximando. Thompson é solto e passa a ser admirado por colegas de escola.
CURIOSIDADES ARACNÍDEAS
1 - Ao contrário do filme de 2002, o adversário de Peter no ringue não se chama Serra Osso mas sim Esmagador Hogan;
2 - Ao Tio Ben é atribuída a icônica frase "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". No entanto, a frase não é dita por ele, mas sim pelo narrador da história de Amazing Fantasy #15. Ou seja, tecnicamente quem diz a frase é o próprio Stan Lee. Mas posteriormente houve retcons que deram a autoria para o Tio Ben.
3 - Stan Lee errou o nome de Peter Parker em Amazing Spider-man #1. Na história “Homem-Aranha versus O Camaleão”, Lee o chamou de Peter Palmer.
4 - No começo, o sentido de aranha proporcionava a Peter até mesmo poderes de localização parecidos com os de um sonar.
5 – O “Amazing” de “Amazing Spider-Man” (no Brasil, Espetacular Homem-Aranha) possivelmente vem em homenagem a Amazing Fantasy #15, revista no qual o Aranha fez sua estreia.
A seguir... não perca o review e as curiosidades de "Quarteto Fantástico: Prisioneiros do Doutor Destino!"

O HBO Max vale a pena?

A FORMAÇÃO ORIGINAL DOS X-MEN!

A PRIMEIRA EQUIPE DA MARVEL!
