Norn9: Vars Common - Game Review

Confere aí!

02/02/2016 Última edição em 02/02/2016 às 00:00:00

Naves, espers, viagens no espaço-tempo e um grande mistério. Os mais desavisados podem pensar que este é um roteiro de um jogo de ação qualquer. A verdade é que Norn9: Vars Common é um otome game (gênero que tem garotas como público-alvo) completamente diferente. Se deixarmos de lado o romance, resta uma aventura inteligente, imersiva e cheia de alternativas.

Lançado praticamente junto ao anúncio do anime nesta temporada, Norn Nonette (Noruno+Nonetto para quem prefere a fonética japonesa) chega com exclusividade ao PS Vita, publicado pela Aksys Games.


Norn9 traz 13 protagonistas extremamente carismáticos. Cada personagem tem seu charme (e poder) especial. No prólogo, você está no papel de Sorata, um jovem extremamente inteligente e entediado com sua vida colegial. Apesar de o caminho de todos se cruzarem, as rotas são definidas a partir das protagonistas femininas. Para cada garota, três rapazes. Sem entrar em detalhes da história para não dar spoilers, Norn9 tem como pano de fundo uma história completamente atípica para o gênero. Conforme dito anteriormente, romance à parte, lembra muito o roteiro de um jogo de ação ou aventura. Mas isso não quer dizer que as relações amorosas sejam um ponto fraco no game.

Há pelo menos 2 finais para cada rota, um feliz e um ou dois finais tristes. Considerando apenas a visual novel em si, Norn9 oferece aproximadamente 100 horas de gameplay (depende da velocidade de leitura). O game traz diversos extras que aumentam a vida útil do jogo, como o minigame Norn Quest, que serve para o jogador acumular mais pontos para gastar na Norn Shop.

Com os pontos adquiridos no game é possível “comprar” estes extras na Norn Shop. Um dos mais interessantes são as mini-histórias dos personagens, que complementam o enredo principal. A galeria de imagens do jogo permite que o jogador ouça o diálogo original da cena ao tocar os personagens. Já a galeria de áudio, permite ouvir todos os lindos temas do game. O modo Ensemble, onde você monta uma sinfonia com as falas dos protagonistas masculinos. 

Norn9 não é exatamente um jogo denso, mas está longe de ser uma visual novel água com açúcar. É definitivamente uma ótima opção para se ter no bolso e jogar em qualquer lugar. A quantidade de rotas, criatividade nos extras e principalmente a proposta ousada da história (para o gênero) fazem de Norn9: Vars Common uma das melhores visual novels de PS Vita.

Para mais imagens, clique AQUI.

Score: 9/10

*Norn9: Vars Common foi gentilmente fornecido ao Akiba'Spot para fins de análise pela Aksys Games.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta