REVIEW - The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel

Confere aí!

03/02/2016 Última edição em 03/02/2016 às 00:00:00

The Legend of Heroes – Trails of Cold Steel - Akiba'Spot Review

 

A franquia The Legend of Heroes surgiu em 1989, produzida pela Nihon Falcom, com o game Dragon Slayer: The Legend of Heroes. Desde então, diversos games foram lançados para plataformas variadas, como PC, Sega Saturn, MegaDrive, Playstation e PSP. Trazido pela Xseed Games ao ocidente, Trails of Cold Steel chega para PS Vita e Playstation 3.

A mesma Xseed é responsável por localizar outros dois grandes sucessos da franquia: The Legend of Heroes: Trails in the Sky – First Chapter e Second Chapter. Ambos foram originalmente lançados para PSP, mas podem ser jogados no PS Vita. O arco Trails in the Sky se passa antes de Trails of Cold Steel e, embora seja recomendado, não é necessário jogá-los para entender a história do novo game.

Trails of Cold Steel explora os conflitos entre nobres e a facção reformista na disputa pelo poder das nações do continente de Zemurian e a intervenção politica e militar do Império de Erebonian. Tudo isso é narrado de forma que tanto veteranos na saga Trails quanto novatos podem entender o contexto do jogo.

Você começa o jogo na pele de Rean Schwarzer, um estudante da famosa Academia Militar de Thors. Ao iniciar as atividades escolares, Rean descobre que faz parte da recém criada Classe VII, um time especial de estudantes cuja objetivo permanece um mistério. O ambiente escolar camufla um enredo cheio de reviravoltas e criticas sociais que vão ganhando densidade à medida que a história avança.

Em Trails of Cold Steel, sua capacidade de trabalhar em equipe e caráter nas escolhas pesam tanto quanto o grind para evoluir o personagem. Há um novo sistema tático chamado Link System, que é diretamente afetado pelo grau de entrosamento dos personagens. Outra novidade é o S-Break, uma poderosa forma de ataque que dá mais dinâmica às batalhas.

O sistema de batalhas de Trails of Cold Steel é uma mistura dos clássicos RPGs de turno com RPGs Táticos. A AT Bar marca o turno das batalhas, porém a ordem pode ser “bagunçada” com especiais como o S-Break, que pode ser acionado a qualquer momento do combate (mesmo na vez de um inimigo). Somente 4 personagens participam ativamente da batalha, mas você pode substituí-los a qualquer momento por outros integrantes da party.

Como é tradição nos JRPGs da Nihon Falcom, a arte do jogo segue um estilo de anime. Nada muito complexo, porém extremamente bem acabado. Cold Steel mantém o ar steampunk dos outros episódios da saga Trails, porém aposta em personagens e cenários completamente remodelados em 3D. As animações são um espetáculo a parte, sempre embaladas pelo belíssimo trabalho sonoro do jogo.

A trilha sonora de The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel é um exemplo a ser seguido. A execução é perfeita e pontua cada momento do game de forma impecável. Um ponto negativo para fãs mais hardcore do gênero é que não há opção de áudio original em japonês, tudo por questões de licença dos dubladores nipônicos. Apesar da dublagem aceitável, algumas vozes parecem não combinar com seus respectivos personagens.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel é um jogo que agrada tanto os jogadores de RPG mais tradicionais quanto os iniciantes no gênero. A versão de PS Vita é certamente o melhor JRPG do portátil até o momento e gera grandes expectativas para a localização de Trails of Cold Steel II, já anunciada pela Xseed.

Para mais imagens do jogo, clique aqui.

Score: 9.5/10

*The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel foi gentilmente fornecido para fins de análise ao Akiba'Spot pela Xseed Games.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta