Especial Ano Novo no Japão: Costumes e cultura

Você sabia que fogos de artifício não são tão comuns no lado Oriente do mundo? Venha conferir estas e outras curiosidades sobre o ano novo japonês!

31/12/2020 Última edição em 31/12/2020 às 16:57:43

Enfim, mais um ano chega ao seu fim, dando abertura para que um novo ano se inicie, em um novo ciclo que surge recheado de oportunidades, recomeços e melhorias. O ano de 2020 não foi fácil, mas é inegável o aprendizado que nos trouxe. Ao ficarmos confinados em casa, com nossos locais favoritos fechados, aprendemos sobre nós mesmos. A cada dia, a tarefa de trabalhar e descansar no mesmo ambiente se tornava um desafio, uma missão a ser cumprida. Para os estudantes, foi um ano em que tiveram que aprender conteúdos novos em uma plataforma nova. Particularmente, a única palavra que descreve meu ano de 2020 foi "aprendizado": tudo novo em um mundo atípico. 

O aprendizado esse ano foi tal que, após o Natal, me peguei pensando como os japoneses celebram o ano novo. Assim, me aventurei pela última lição de aprendizado em 2020: "a cultura japonesa na passagem para o ano novo"! Então vamos aos principais pontos.

1) Oosouji (A Grande Limpeza)

A tradição do Oshogatsu (Ano Novo Japonês) se inicia um mês antes da passagem para o Ano Novo. Oosouji significa "limpar a sua casa para o próximo ano". É um costume muito comum, feito ao final de novembro ou começo de dezembro, e envolve uma renovação no lar. É comum limparem janelas, áreas de ventilação, telhado, e até mesmo repaginar a casa, com pintura nova, carpetes novos e outras renovações. Tudo é feito pensando na renovação ao ano novo, algo sobre deixar a casa pronta para as oportunidades do ano que virão.

2) Nengajō

Um costume muito comum entre os japoneses é o chamado Negajo, que se refere a troca de cartões no final de cada ano. Este cartão inclui fotos e pequenos textos com algumas passagens da família ao longo do ano. Pode incluir apenas um retrato da família ou uma imagem de algum ponto turístico que a família tenha visitado naquele ano.

3) Comidas Tradicionais

Na noite de ano novo, ao invés de comerem lentilhas, leitoa ou quaisquer outros costumes presentes no Ocidente, os japoneses costumam preparar Osechi, que é preparado em 3 caixas e envolve uma gama de ingredientes, cada qual com seu significado especial para o novo ano. É usualmente preparado por um membro feminino da família (avó, mãe, filha etc).

4) Kohaku Uta Gassen

Programa de TV mais asisstido no dia 31/12, desde 1951, quando foi criado, Kohaku reúne os maiores músicos e artistas japoneses de 2019 e os coloca em uma competíção Meninos Vs Meninas. Há diversos desafios e brincadeiras, o que torna o programa bem divertido e prazeroso de se assistir com a família. O programa se encerra quinze minutos antes da meia-noite.

5) Joya no Kane 

Uma das principais razões para o programa Kohaku se encerrar quinze minutos para a meia-noite é justamente pelo Joya no Kane. Essa cultura budista se refere às 108 badaladas em um sino que são soadas até a 00:00. Assim, ao invés de gritarem "Dez, Nove, Oito..." os japoneses comumente participam do Joya no Kane e celebram a passagem para o ano novo com as 108 badaladas.

Mas por que 108 badaladas? Entende-se que 108 badaladas representam 108 desejos do homem, que são a multiplicação de 6 sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar e consiciência), 3 reações (positivas, negativas ou netras), 2 sensações (ligado ou separado do prazer), manifestados em 3 períodos (passado, presente e futuro), gerando as 108 badaladas (6*3*2*3=108).

6) Otoshidama

Além dos cartões Nengajo trocados ao final do ano, no primeiro dia do ano Novo é comum que os adultos presenteem as crianças e adolescentes com uma pequena quantia financeira, para auxiliá-los e motivá-los a começarem o ano novo com a cabeça erguida e consciência focada em crescimento pessoal. Tá aí um costume que eu gostaria muito que tivéssemos por aqui rsrsrs

7) Hatsumode

Para encerrar com chave de ouro esse post, nada melhor do que o Hatsumode, que é uma visita ao templo budista no início do Ano Novo para fazer um pedido para o ano vindouro, e adquirir amuletos para trazer boas energias ao longo do ano. Um costume muito forte e muito comum entre os japoneses que ocorre nos primeiros dias do ano. 

Agora que conhecemos diversos costumes japoneses para a passagem ao Ano Novo, podemos concluir este ano de aprendizado com chave de ouro. 

Esta é minha última publicação em 2020. Encontro vocês em 2021, meus amigos! Abraço e que tenham todos um excelente Oshogatsu.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Joke
3 semanas atrás
Que maneiro, a ideia do Joya no Kane é muito interessante, nunca tinha ouvido falar sobre, post excelente Jack. Um feliz ano novo a todos!