Conheça Shirakawa Gifu: A vila que inspirou a franquia Higurashi

Conheça a localidade real que inspirou a vila de Hinamizawa: O local onde se passam as obras da franquia Higurashi.

11/01/2021 Última edição em 11/01/2021 às 14:25:11

Higurashi: When They Cry (Quando as Cigarras Choram) é uma aclamada série de animes e jogos de mistério que conquistou uma legião de fãs por todo mundo. Higurashi foi um verdadeiro marco para as animações e Visual Novels de suspense, tornando-se referência em vários aspectos, sendo sua ambientação um dos principais deles. A vila de Hinamizawa – Ambiente onde Higurashi se passa, é um local completamente imersivo e bem desenvolvido, que fortalece em muito o suspense da obra.

Mas você sabia que a vila de Higurashi não é totalmente fictícia? Na realidade, Hinamizawa é baseada em Shirakawa-go, um famoso vilarejo do Japão que você irá conhecer um pouco melhor hoje.

Shirakawa-go assim como a vila de Higurashi, é uma localidade muito tradicional e bonita, estando rodeada de várias montanhas e florestas. São muitos os locais do vilarejo em que nós notamos grandes semelhanças com as paisagens que vemos no anime e na Visual Novel. Algumas são mais sutis, porém em certos lugares fica bem claro que Hinamizawa é realmente uma versão de Shirakawa Gifu.

Talvez o que mais diferencie uma vila da outra, é que enquanto a da vida real realmente seja um pacato e calmo vilarejo, a vila da ficção apenas parece um local tranquilo, mas na verdade é uma localidade completamente obscura que guarda grandes e macabros segredos. Então mesmo que a aparência dos dois lugares seja muito parecida, não há maiores relações entre a vila fictícia e a real.

Shirakawa é um vilarejo realmente tradicional, o que já notamos logo de cara pela arquitetura de suas casas. Nada de estruturas feitas cheias de pregos e cimento, neste lugar tudo é de madeira e os telhados são feitos com palhas de arroz em um formato triangular. Talvez seja essa originalidade e tradicionalidade que transformou essa pequena vila em um Patrimônio Cultural Mundial.

O lugar é cheio de plantações de arroz, armazéns, casas que parecem ter saído de contos de fadas e um belo templo. É uma representação perfeita de uma vila rural e pacata do Japão, bem do jeito que costumamos ver na televisão. São apenas 1.630 habitantes que vivem no local, sendo que essa pequena população é descrita como muito unida, estando sempre ajudando uns aos outros.


Todos os anos Shirakawa recebe diversos turistas. Alguns deles vem apenas no intuito de conhecer o local, mas muitas pessoas vão para o festival de luzes que acontece por lá durante algumas noites do Inverno japonês. Só não se engane pensando que essa festividade tem alguma relação com o macabro festival de Higurashi. Aqui tudo é realmente tranquilo, sem aquela violência que vemos na vila dos anime e jogos.


Algo interessante de Shirakawa Gifu, é que apesar do vilarejo existir há mais de 100 anos, seu visual continua muito próximo do que era no passado, sendo quase uma viagem no tempo para os visitantes. Mesmo hoje, Shirakawa ainda parece ser uma vila que está presa no século passado, o que é um motivo a mais para que esse lugar seja tão único. Para os que buscam saber mais da história do Japão, visitar essa vila deve ser uma grande experiência.

Aos fãs de Higurashi, ir até Shirakawa Gifu deve ser uma experiência ainda mais satisfatória. As inspirações do anime nesse vilarejo são realmente claras, e durante todo seu passeio você reconhecerá algumas localidades. O lado bom é que diferente de em Hinamizawa, em Shirakawa você não deve acabar caindo em uma maldição. O que realmente cai nessa vila são as temperaturas, então de qualquer forma é bom se manter ligado.

Esse vilarejo de Shirakawa Gifu é apenas um dos vários locais reais que serivram de inspiração para algum anime ou jogo, então fique alerta, pois no futuro mais posts conhecendo o lado real de alguma cidade ou vila da ficção pode ser lançado aqui na Rede Blast. 

Enquanto isso, continue lendo nossos textos e fique ligado na programação da rádio.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta