Confira como os japoneses celebram o Natal
Veja como os japoneses costumam celebrar a época natalina!
Para muitas pessoas, o Natal é a melhor época do ano! Devido ao tradicional feriado cristão, muitas pessoas buscam paz, harmonia, perdão, revitalizar valores chave com familiares e amigos. É claro que, para tantos outros, o Natal é uma época que reforça duas coisas: ceia e troca de presentes. Embora o arroz tenha uva passa, a ceia é farta e repleta de pessoas se divertindo, buscando através do Natal reafirmar valores esquecidos.
Toda essa descrição é típica de um Natal ocidental. Na terra nipônica, o Natal é visto de uma forma completamente diferente. Isto porque a cultura natalina é tradicional da religião cristã, uma vez que celebra o nascimento de Jesus Cristo. As religiões japonesas não seguem os princípios cristãos, logo o aniversário de Jesus Cristo não é uma data emblemática por lá!
Dito isso, deixo claro que os japoneses não deixam a data passar em branco. Uma vez que a data é particularmente famosa pelo ocidente, é imprescindível que alguns resquícios do feriado devessem ser abordados pelos japoneses. Assim, veja alguns costumes que os japoneses possuem para comemorar esta data tão conhecida:
Visitar uma Loja Natalina
Há diversas lojas espalhadas pelo país que são especializadas em produtos Natalinos, sendo filiais de famosas lojas alemãs, inglesas, norte-americanas, entre outras. É um forte costume japonês visitar estas lojas e fazer algumas compras de ornamentos natalinos, para manter a casa enfeitada e iluminada.
Jantar no Kentucky Frango Frito
Jantar no Frango Frito Kentucky durante o Natal é uma típica tradição japonesa desde os anos 1970, graças às campanhas de marketing desta empresa norte-americana. A demanda é tão alta, que muitos japoneses fazem reservas semanas antes do Natal, pois ele se torna o fast-food mais movimentado do ano nessa época.
Fazer compras
Seja na loja natalina ou em outras lojas, o período natalino japonês exige umas comprinhas extras: talvez a maior similaridade com a cultura Ocidental. Seja para adquirir árvores natalinas, ornamentos, ou mesmo móveis em promoção, o período Natalino motiva o giro econômico no país, mais forte em cidades grandes, como na capital Tóquio.
Trocar presentes
O que seria das compras natalinas se não houvesse troca de presentes? Enquanto o Ocidente aborda o conceito dos 3 Reis Magos para realizar a troca de presentes, os japoneses se apegam à cultura oseibo, na qual colaboradores trocam presentes no final de um ano de muito esforço e dedicação. É comum que a troca não aconteça exatamente no Natal, mas sim na Noite de Ano Novo, que é inclusive mais típico.
Admirar luzes natalinas
O Natal é uma época belíssima para celebrar as luzes japonesas, que são uma das mais belas do mundo nesse período. Cabe lembrar que a data é muito próxima do dia dos Namorados, então as luzes remetem ao amor e aos casais. Uma cultura popular é visitar os cnetros de cidades que revitalizam as luzes e o brilho aconchegante do Natal Japonês.
Ir a um encontro
Encerro o post com este costume tradicional dos japoneses: ir a um encontro. Como um feriado próximo ao dia dos Namorados, os japoneses celebram a data com aquele encontro comum: fazem reservas em um restaurante, levam seus parceiros, e celebram a data iluminada com muito carinho, amor e troca de presentes. É mais forte em casais jovens, mas não se restringe à juventude, pois o amor não tem prazo de validade nem data para acabar!
Vemos que o Natal é belo em diversas culturas, independente das formas de se celebrar! Desejo a todos os leitores da Blast um Feliz Natal e um excelente 2022!