Blast Explica: o que é "Isekai"?
Venha conferir mais uma edição do Blast Explica. Neste post, aprenderemos mais sobre o gênero "Isekai".
E aí, pessoal! Tudo bem com vocês?
Nessa nova edição do Blast Explica, vamos nos aventurar no conceito de Isekai. Para quem bobeou e perdeu o último post do Blast Explica, basta clicar aqui. Então, sem mais enrolação, vamos lá?
Pessoal, Isekai nada mais é do que um gênero do mundo oriental (light novel, anime, manga, games) que aborda personagens sendo transportados de um mundo para outro e tendo que sobreviver no novo mundo. O termo Isekai pode ser traduzido do japonês como "mundo diferente".
Tem muita gente que é fã de Isekai e nem se dava conta disso, não é mesmo? rsrs
O gênero Isekai tem duas grandes divisões: "transição para outro mundo" e "Reencarnação para outro mundo".
Quando se aborda a transição para outro mundo, o personagem geralmente cai em um portal, muitas vezes de forma acidental, e chega em outro mundo, tendo que enfrentar desafios nunca antes imaginado.
Por outro lado, a reencarnação para outro mundo indica que o personagem sofreu um acidente fatal na Terra, e parte para outro mundo.
Agora lembrem-se: uma obra pode ser do gênero Isekai e ainda assim ter outros gêneros combinados, como shoujo, seinnen ou shonen. Logo, animes Isekai podem envolver romances com pessoas de mundos diferentes, ou mesmo batalhas incríveis.
Para deixar o texto mais claro, faremos algumas dicas de obras do gênero Isekai, para ilustrar o conteúdo, e ainda trazer aquela dica fresquinha da Blast.
1º) That Time I Got Reincarnated as a Slime
Este anime é uma bela representação do gênero Isekai. O protagonista é assassinado no Japão, e é reencarnado como uma slime, estilo aqueles monstrinhos do Pac Man. Assim, entra-se uma saga hilária de uma slime tentando sobreviver em um mundo extremamente agressivo. É um anime para dar boas risadas, pelo tom leve que carrega, digno de tradicionais Isekai. O manga deste anime vem sendo distribuído no Brasil pela JBC.
2º) A Viagem de Chihiro
Este filme, produzido em 2002 pelo Estúdio Ghibli, vencedor do Oscar de Melhor Animação, é talvez a mais conhecida obra do gênero Isekai. Nesta obra-prima, Chihiro vai parar em outra dimensão, na qual o tempo e as regras são diferentes da Terra. Ah, e claro, este mundo é recheado de criaturas espirituais e um toque de magia. Vale lembrar que o filme é carregado de metáforas sobre a vida cotidiana da Terra, então, além de se aventurar no gênero Isekai, dá para ter belas reflexões com este filme.
3º) Sword Art Online
Outra obra do gênero Isekai que é internacionalmente conhecida: Sword Art Online (SAO). Escrito por Reki Kawahara, foi inicialmente publicado como um livro online, entre 2002 e 2008. Em 2009, foi adaptado para uma light novel em 2009, e, em 2012, foi adaptado para um anime, que não apenas foi difundido pelos quatro cantos do mundo, como também reanimou a popularidade do gênero de games.
Cabe aqui um pequeno ajuste: se os personagens de SAO conseguissem sair do jogo e retomarem suas vidas quando quisessem, como ocorreu em Gun Gale Online, SAO seria considerado um anime de Realidade Aumentada. Como os personagens ficavam presos no jogo, e podiam morrer lá, foi considerado Isekai mesmo.
Esta foi mais uma edição da Blast Explica. Espero que tenham gostado. Me digam aí: qual sua a obra favorita do gênero Isekai?
Até logo, pessoal! =)