Sou professora de Química e, no último dia 21, embarquei com meus alunos em uma jornada que ultrapassou as fronteiras da sala de aula. Nosso destino foi o Space Adventure, em Balneário Camboriú, mas, de certa forma, a viagem começou muito antes de chegarmos lá.
Estar diante de um dos maiores acervos de itens relacionados à NASA fora dos Estados Unidos é, por si só, uma experiência impressionante. Entretanto, talvez o mais marcante não esteja em uma peça específica, em um foguete ou em um traje espacial, mas na sensação de dimensão que aquele espaço provoca. Caminhar entre trajes espaciais autênticos, réplicas de foguetes, módulos lunares e motores gigantescos é, ao mesmo tempo, olhar para aquilo que a humanidade já foi capaz de construir e perceber o quanto ainda desconhecemos.
Ao percorrer as galerias, revisitamos a história da Corrida Espacial, atravessamos o contexto de tensão da Guerra Fria, passamos pelo simulador da cabine de Houston, conhecemos os desafios das missões Apollo e outras missões espaciais e nos aproximamos da engenharia que tornou possível um dos acontecimentos mais extraordinários da história humana: levar pessoas para além da Terra e fazê-las caminhar sobre a Lua.
E há algo mágico e incrível pra nós cientistas e amantes desse universo, porque, quando olhamos para um foguete, podemos enxergar muito mais do que uma máquina. Podemos enxergar matéria, transformações, energia, combustíveis, ligas metálicas, materiais desenvolvidos para suportar condições extremas e uma imensa cadeia de conhecimentos que precisou se unir para que aquela estrutura pudesse deixar o chão. A ciência que parece distante, escondida em equações e conceitos, ganha corpo, escala e história.
Mas existe uma reflexão ainda maior quando nos colocamos diante do universo.
A astronomia nos lembra constantemente que os elementos que compõem tudo aquilo que conhecemos não começaram conosco. O carbono que estrutura nossas células, o cálcio presente em nossos ossos, o ferro que circula em nosso sangue e tantos outros elementos foram produzidos em processos cósmicos que aconteceram muito antes de a Terra existir. Como escreveu Carl Sagan, somos feitos de poeira das estrelas. Talvez seja justamente aí que uma visita como essa deixa de ser apenas uma aula de astronomia.
Diante da imensidão do universo, percebemos que somos pequenos, mas não insignificantes. Somos pequenos em escala, mas extraordinários na capacidade de perguntar, investigar, criar e tentar compreender aquilo que está muito além de nós. Uma espécie que surgiu em um pequeno planeta foi capaz de olhar para o céu, imaginar como chegar até a Lua e transformar essa imaginação em engenharia, ciência e realidade.
Para mim, essa é uma das partes mais bonitas de ser professora. Educar não é apenas transmitir conteúdos ou fazer com que um estudante memorize conceitos. É mostrar que aquilo que aprendemos pode ser uma chave para enxergar o mundo de outra maneira. É transformar uma fórmula em uma pergunta, uma pergunta em curiosidade e a curiosidade em vontade de descobrir.
Voltei do Space Adventure com fotografias, histórias e novos conhecimentos, mas também com uma reflexão que talvez seja maior do que qualquer conteúdo que pudesse caber em uma aula.
O mais bonito é perceber que, quando ensinamos os jovens a olhar para o céu, não estamos apenas falando sobre estrelas. Estamos lembrando a eles que também podem imaginar, questionar, criar e ir além.
A expressão popular diz que "o céu é o limite", mas ele não precisa ser o limite, pode ser o ponto de partida.