Amor Platônico, quem nunca?!

E quem nunca teve um amor platônico?! Mas você sabe o que é isso realmente?

01/03/2018 Última edição em 01/03/2018 às 10:16:45

Falamemo queridos ouvintes e leitores da Blast! Quem nunca se apaixonou por uma ou outra personagem de anime, hein? Isso recebe o rótulo de "Amor Platônico", mas você sabe exatamente o que é isso?

A palavra "Platônico" vem do filósofo grego Platão (428 a.C. - 348 a.C.), que em seu ideal é um amor puro, livre de paixões (caso você não saiba a diferenças entre amor e paixão, clique aqui para saber um pouco mais), desprovido de algum interesse, atrelado apenas às virtudes do ser amado. Hoje em dia o termo não tem mais tanta ligação com o significado original de Platão, sendo mais usado para definir sentimentos não correspondidos, amores impossíveis ou com personagens fictícios. Suas principais características são um amor sem aproximação, sem contato físico, sendo recheado de fantasias e idealizações, considerado assim como uma relação "ideal e perfeita".

Se você está passando por isso ou se você já passou, é inevitável não pensar que você está ficando louco ou que é carente demais, mas não se preocupe tanto, isso pode acontecer com qualquer pessoa, indiferentemente de sexo ou idade, sendo o mais comum que aconteça na adolescência ou com jovens adultos, geralmente tímidos e introvertidos, com baixa autoestima e que costumam ser mais isolados e com dificuldades de comunicação. Esse comportamento esta associado a insegurança, imaturidade e ou inibição emocional. Mas não é uma coisa necessariamente ruim, desde que você não deixe passar dos limites e que você saiba racionalmente que seu "amor" não é real, e caso passe disso o melhor é procurar ajuda psicológica

O amor platônico é também usado dentro das histórias de anime, como por exemplo em Sakura Card Captors, onde todos nós sabemos que a Tomoyo é apaixonada pela Sakura, mas analisando bem no decorrer do anime fica claro que é um amor platônico. Tomoyo ama Sakura, mas ela não sente ciúmes do Shoran, não exige nada da Sakura, aliás ela apoia a relação da Sakura com o Shoran, ou seja, é um amor puro, como descrito por platão.

Em Naruto, temos Naruto e Hinata, que apesar de ter se concretizado, foi platônico por muito tempo, e todos nos sabemos da pureza da Hinata que em momento algum sentiu ciúmes do Naruto e sempre pensava no bem seu bem, e não, no dela. É impossível não lembrar do fato do Naruto ser extremamente apaixonado pela Sakura, mas no fim das contas o próprio Naruto começa a perceber que seu sentimento pela Sakura é mais de um irmão que amor de namorado (Afirmo isso, pois os dois tem uma amizade muito forte, vejam o filme "The Last")

Um exemplo cômico de amor platônico é o de Misaki Ayuzawa  e os "três patetas" Naoya Shirokawa, Ryuunosuke Kurosaki e Ikuto Sarashina do anime Kaichou wa Maid-sama!. Inicialmente eles odiavam Misaki por ela ser muito rígida com garotos no colégio (visto que ela é a presidente do Conselho Estudantil), mas tudo muda quando os três e Usui descobrem que ela é uma Maid, mas ao invés de contar isso a todo colégio, eles viram fãs de carteirinha de Misaki, indo ao restaurante todos os dias.

Para finalizar, vamos a um caso de "Obsessão Platônica" que é a princesa Tomoyo e Kurogane do Anime Tsubasa Chronicles. Kurogane e extremamente obcecado por Tomoyo, a mesma também gosta dele, mas "esconde o ouro". Kurogane é um guerreiro sanguinário, mas só pensa em Tomoyo, e no decorrer do anime ensina Syaoran a lutar com espadas.

E isso aí ouvinte e leitor, você já se apaixonou platonicamente por alguém? Deixe seus comentários sobre outros casais de anime que também já passaram por isso, e se você, também, já se apaixonou por alguma personagem de anime, ou algum personagem, no caso das garotas... (Se me falar que nunca se apaixonou por algum personagem, além de mentirosos, eu vou dar uma tijolada em vocês, HMM!)




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta