Anime no Tabemono: O que os personagens de anime comem?

Alguns personagens são loucos por Ramen, outros por Pocky, mas você sabe como essas comidas são feitas e de onde elas vêm? Não? Nessa primeira parte você vai conhecer o Dorayaki, a comida favorita de Doraemon.

02/12/2016 Última edição em 02/12/2016 às 20:55:25

Doraemon é um grande herói não só da minha infância, mas de muita gente por aí. Quem assistia ao anime deve se lembrar que ele era louco por uns bolinhos recheados, o Dorayaki. O doce é um tipo de wagashi, doce popular japonês, é uma espécie de panqueca japonesa em que se pode ter vários recheios, e os mais comuns são o de anko (doce de feijão azuki ) e de creme. O Dorayaki começou a ser produzido durante a Era Showa (1926-1989), mas sua popularidade se tornou mais forte graças ao Doraemon e seu amor pelo doce.

No início, o doce não tinha o formato como o da foto, e sim de uma panqueca bem fininha; o recheio então era colocado e se dobrava ao meio a massa, como uma tapioca ou um sanduiche. O formato atual veio a partir do século 20, por volta de 1914, em uma confeitaria em Ueno-Tóquio chamada Usagiya (Habbit House). O dono da confeitaria se inspirou no formato de outro doce japonês que teve sua origem na Europa: O Kasutera, ou Bolo Castella.

Outra curiosidade são as lendas que contam a origem desse antigo prato. A primeira lenda conta que um samurai chamado Benkei se escondeu na casa de um fazendeiro e, após sair em viagem, esquece seu gongo (dora) na fazenda. O fazendeiro então resolveu aproveitar aquele gongo para fritar panquecas e as batizou de Dorayaki. Já a segunda lenda conta que Benkei se feriu gravemente e foi cuidado por um casal de idosos que lhe serviu um bolinho redondo cozido na superfície de um gongo, esse seria o primeiro Dorayaki. Mas muitos consideram que as duas são apenas lendas e que o nome do doce foi inspirado em seu formato que lembrava um gongo, já que dora significa "gongo" e yaki significa "cozido ao calor".

Foto by: Daisy Yeung

Mas e a relação entre Dorayaki e o Doraemon? Acredita-se que o nome do personagem seja uma referência ao doce, além disso o Dorayaki já fez parte da trama algumas vezes durante a série. Por ser completamente viciado, o nosso herói já caiu em várias vezes em armadilhas envolvendo sua comida favorita. Graças ao anime, a popularidade do doce é tanta que a empresa Bunmeido tem vendido uma versão limitada dele chamada: Doraemon Dorayaki. Essa versão é produzida todo ano por volta de março e setembro.

A receita eu não vou deixar aqui, pois é algo fácil de se encontrar por aí. O foco principal dessa série de posts que irei fazer é mostrar a cultura japonesa atráves dos personagens de animes, seja na comida, na vestimenta ou em qualquer outro ponto de referência que eles podem trazer. E o próximo personagem e comida serão: Naruto e o Ramen.

Então aguardem até semana que vem!

Fontes: Wikipédia e site Japão em Foco/ Imagens: Google




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta