Da Série Clássicos: SAILOR MOON

Confere aí!

23/04/2016 Última edição em 06/11/2016 às 20:35:40

Vou começar (e tentar manter) uma série mensal de clássicos! Claro, porque clássicos não podem ser esquecidos!  Eles fazem parte da nossa cultura e muitos destes animes nos moldaram e por isso estamos aqui: para lembrar, relembrar, e ,se possível, aprimorar tudo o que conhecemos! 

Obviamente irei iniciar com um anime que me fascinou por anos e anos e ainda hoje está bem vivo na minha memória.

SAILOR MOON é a bola da vez e é com ela que eu estréio esta série… “CLÁSSICOS: SAILOR MOON”.

Vamos combinar que, caso você NUNCA tenha assistido ou lido qualquer coisa sobre Sailor Moon você é uma pessoa triste e, principalmente, uma pessoa desinformada, mas, eu não vou julgar suas escolhas aqui, ok? Mas cá entre nós, sente-se na frente do seu computador, baixe os episódios de Sailor Moon e depois volte para conversarmos, pode ser?

Dito isso, agora me dirijo diretamente aos que já assistiram/leram as aventuras e desventuras da nossa linda Usagi Tsukino!

Muitos sentiram falta de Sailor Moon e temos que dizer que a série é um clássico que levou milhares de fãs a vestirem-se com lindos uniformes e dizerem palavras mágicas que empolgam! E não digo que foram apenas as garotas que foram fisgadas pela história dos personagens, existem muitos rapazes que amaram cada segundo dos animes e dos mangás, pois, o mundo de Sailor Moon é um mundo em que muitas coisas são possíveis.

Diferente de Sakura Card Captor, por exemplo, a magia funciona como um mistério, uma vez que todas as personagens possuem um passado que não lhes foi totalmente revelado e o fato de não saberem ao certo como e quando vieram e de onde seus poderes se originaram, estão dispostas a lutarem contra as trevas, salvando a Terra dos malfeitores.

Outra coisa que chama muito a atenção dos fãs são os tipos de poderes, todos em consonância com os planetas do sistema solar, sendo que cada uma delas possui uma característica marcante de cada um dos “planetas”, por assim dizer.

Quem não se apaixonou pela Sailor Vênus, que por motivos óbvios deve ser bonita, ou, quem nunca se interessou pela energia e sagacidade da Sailor Marte? Estas Sailor, obviamente são as guardiãs de um segredo que nos remete, obviamente, à Sailor Moon!  

Mas, vamos à alguns dados técnicos, antes de entrar propriamente dito na história?

Escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi, Sailor Moon contém 52 capítulos originais e 60 capítulos na edição revisada. Os capítulos são conhecidos como Atos, possuindo ainda dez histórias paralelas. O mangá foi lançado como uma série na revista mensal de mangá Nakayoshi da Kodansha entre fevereiro de 1992 e março de 1997, sendo que as histórias paralelas apareceram simultaneamente em outra revista de mangá da mesma editora, na chamada RunRun. A Kodansha publicou todos os capítulos e as histórias paralelas em forma de Tankōbon. A primeira edição de colecionador do mangá foi publicada entre 1992 e 1997 e consiste em 18 volumes com todos os capítulos e histórias paralelas em ordem de lançamento. Até o final de 1995, os treze volumes de Sailor Moon tinham vendido um milhão de cópias cada e o Japão exportou o mangá para mais de 23 países, incluindo China, México, Austrália, a maior parte da Europa e América do Norte. No Brasil não chegou tão rápido, mas ano passado tivemos o relançamento deste clássico!

Mas vamos ao que interessa? POR QUE SAILOR MOON É UM CLÁSSICO?

Primeiro que seu lançamento é antigo, isto é, a história foi criada em 1992 e ainda hoje em qualquer evento de anime, ou, em qualquer local que você vá que estejam falando de animes e mangás, você encontrará pelo menos uma pessoa vestida de Sailor além de vários objetos sendo vendidos que pertencem a série, mas é só isso?

Claro que não!

Naoko Takeuchi quando criou suas meninas não imaginou, mas, a verdade é que ele criou todo um gênero de garotas que lutam e se transformam para tanto. Você pode dizer que isso já existia, não discordo, mas a popularização deste gênero de maneira mundial, com toda certeza, foi com Sailor Moon.

Uma prova é que você conhece a frase que a Sailor Moon fala sempre quando termina de se transformar: “Castigarei você em nome da Lua” (você ouviu a voz dela falando esta frase né?).

Outra questão que a torna um clássico é obviamente a popularidade. Mesmo que você NUNCA tenha assistido Sailor Moon, com toda certeza você já viu alguma coisa dela em qualquer evento que já foi, ou mesmo em bancas de jornais, principalmente porque ano passado os mangás foram relançados!

Não preciso dizer ainda que Sailor Moon trás uma série de “Artigos de Luxo” ao mundo dos animes e mangás, seguem alguns deles: roupas e transformações com estilo, cheia de detalhes (até os brincos e as unhas mudam), os poderes de cada personagem são totalmente influenciados por seus “planetas” e não há apenas a necessidade de busca pela vitória contra o mal, mas há as histórias próprias de cada personagem, sua busca pelo desconhecido e ao mesmo tempo na vida cotidiana.


Eu, claro, gostaria de falar sobre TODAS as Sailors, mas o espaço e tempo são curtos... Então farei o seguinte, falarei do nosso quinteto preferido... Peço desculpas as outras Sailors por isso, mas o fato é que, querendo ou não, o quinteto inicial é o mais marcante. Em um episódio clássico a nossa amada Usagi Tsukino vai tentar fazer “kare” e, bem, ela não leva nenhum jeito para isso e acaba arranjando uma bela confusão para conseguir cozinhar. Coisas que, no nosso dia a dia, acontecem. Não é apenas o irreal que está presente em Sailor Moon, mas um pouco do nosso mundo e do nosso dia a dia.

SAILOR MERCÚRIO, ou melhor dizendo, Ami Mizuno. Ela é o cérebro da operação, por assim dizer.  Inteligente e tímida, mas muito comprometida com a sua responsabilidade de salvar a terra dos malfeitores. Seu maior sonho é ser médica, como sua mãe. Seu poder vem da água, que é o penúltimo elemento da cultura chinesa e um dos mais flexíveis que existe. Ela tem muita vontade, mas como a água, as vezes sofre algumas inconstâncias. No entanto, independente de qualquer coisa, Ami é a mais inteligente das Sailors e suas análises são sempre precisas!

SAILOR VÊNUS, ou também conhecida como Sailor V antes de se juntar ao grupo, ou ainda a nossa bela Minako Aino. Seus poderes vem de Vênus, o planeta do amor. Minako possuía uma história anterior a Sailor Moon, no qual ela ajudava uma policial em Nova York, porém, durante uma patrulha noturna com sua amiga, ela entra em um balcão que acaba explodindo e sua parceira lamenta a perda dela para seu namorado, mas Sailor V ainda estava viva, e após ver sua amiga junto de seu amante, descobre que eles namoravam secretamente e decide ficar dada como morta em Nova York para começar uma vida nova em Tóquio. Ela transforma-se em "Sailor Vênus", guerreira do amor e da beleza. Junto dela está o guardião gato Ártemis. Seus poderes derivam no metal e da luz. Não é a mais inteligente, mas com toda certeza, é destemida! E cá entre nós, muito bonita mesmo!

SAILOR MARTE, ou também uma linda e irritada sacerdotisa, ou Rei Hino. É a guerreira das chamas e da paixão, tendo como principal elemento o fogo! Ela é muito forte e um pouco arrogante, sendo muito temperamental e gostando de brigar com Usagi, já que suas personalidades são muito diferentes. Mas não se engane, elas são muito amigas! Por ter uma personalidade explosiva, as vezes deixa todo mundo irritado, mas no fundo, ela tem o coração bom!

SAILOR JÚPITER, ou só Makoto Kino. Ela tem um passado difícil. Seus pais morreram num acidente de avião, motivo pelo qual mora sozinha. Por ter de se tornar independente mais cedo, ela tem um jeito mais adulto de lidar com a situação. Makoto é uma excelente cozinheira e uma boa amiga, mas muitas vezes seus sentimentos de tristeza atrapalham um pouco. Seus poderes derivam do trovão!

E por último, claro...

SAILOR MOON, ou Princesa Selenity, ou Coelho da Luna, ou Nova Rainha Selenity, temos ai alguns fatos sobre a nossa querida Usagi Tsukino. Não preciso dizer que ela é a estrela principal e todos giram em torno de suas habilidades (quase nenhuma) e sua capacidade de liderança (que até que não é ruim). Usagi possui uma boa família e grandes amigas, e como se não bastasse o destino lhe reservará um homem que desde o passado e até o futuro a amará e a protegerá. Como Sailor Moon temos que dizer que Usagi é um pouco destrambelhada e nem um pouco habilidosa. Diferente das outras Sailors, ela vai evoluindo sua transformação a cada temporada, pois o objetivo é que descubra o seu passado e defenda a Terra daqueles que a querem tomar.

Sem me delongar muito mais, quero deixar claro que Sailor Moon possui uma abertura excelente e a música tem uma melodia que embala e é fácil de decorar, de maneira que o anime chega a ser viciante depois de um tempo.

O sucesso que Sailor Moon faz só é comparado a outros grandes clássicos como Cavaleiro do Zodíaco ou ainda Sakura Card Captor. São animes que não podem deixar de serem lembrados e aqui, nós vamos falar muito dos clássicos, com toda certeza...

 

(Morria de amores toda vez que ele aparecia... Pronto, falei)

Fica então a dica, reveja o anime, assista suas cenas preferidas, não deixe este clássico cair no seu esquecimento, pois ele sempre irá divertir, encantar e fazer o “amor e a justiça” brilharem!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta