Da Série Clássicos: DRAGON BALL

Confere aí!

08/05/2016 Última edição em 06/11/2016 às 20:35:29

E lá vamos nós falar de mais um clássico, da Série Clássicos, na qual, uma vez por mês, falamos daquele anime icônico que nos moveu quando crianças e que ainda está guardado em nosso coração como algo inerente à nossa alma. Exagerei? Acho que não!

Para ser um clássico, é preciso dois requisitos: ser até hoje lembrado em qualquer conversa sobre animes/mangás e não sumir da mídia (independente do meio de comunicação). E bem, não preciso de muito esforço para dizer que DRAGON BALL é, com toda certeza, o anime "rei" de todos. Não adianta dizer Cavaleiro do Zodíaco ou qualquer outro. Falou em anime, falou em Dragon Ball... E é sobre ele que vamos falar hoje.

Primeiramente, ele é um clássico, então o mínimo que espero é que você conheça as premissas que formam este mangá/anime, mas vou dar uma colher de chá e te lembrar, caso você não lembre, ok?

Dragon Ball conta a história de Goku, um menino encontrado no meio da floresta, abandonado. Ele foi adotado por um homem pacífico chamado Gohan, que o criou afastado de todos, sendo Goku uma criança antes muito manhosa e agitada, até que um dia caiu num buraco muito fundo e bateu a cabeça, tornando-se uma criança dócil e muito atenciosa. Quando Gohan morreu, Goku ficou sozinho no mundo, mas permaneceu morando na casa do seu “avô”. Até que um dia Bulma, rastreando uma “esfera do dragão”, encontrou Goku, pois ele possuía uma destas esferas. No inicio, Goku não sabia sequer diferenciar um homem de uma mulher, mas com o passar do tempo ele foi crescendo, treinando e se tornando um homem forte e decidido, sem, porém, perder sua inocência e sua honestidade. Um detalhe importante é que, por mais que Goku tenha a aparência de um humano, ele possui uma cauda de macaco.

Bom, acho que Dragon Ball começou por ai. Mas vocês não podem esquecer que existem: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai e Dragon Ball Super.

Sem dizer que cada temporada possui muitos arcos em si.

Dragon Ball possui os seguintes dados técnicos: escrito pelo lendário Akira Toriyama, que se inspirou em elementos da mitologia chinesa (a história é baseada no clássico romance chinês Jornada ao Oeste) para criar o enredo de Dragon Ball, sem esquecer que os nomes dos personagens são brincadeiras com termos japoneses e em inglês. A história de Dragon Ball possui 42 volumes.

O mangá teve ao todo 519 capítulos e deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão, como no resto do mundo: Dragon Ball e Dragon Ball Z, que, juntas, foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996. O anime Dragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, e a sequência, Dragon Ball Z, baseia-se nos 26 volumes restantes. Ainda em 1996, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá seria produzida: Dragon Ball GT (o maior fiasco desta franquia). Entre 2009 e 2015, uma versão revisada de Dragon Ball Z foi transmitida sob o título de Dragon Ball Kai, com a maioria das cenas de Dragon Ball Z que não apareciam no mangá sendo removida. Uma quinta série intitulada Dragon Ball Super começou a ser transmitida em 5 de julho de 2015.

Dragon Ball moldou gerações e seus personagens são ícones. Alguns dos principais e mais amados são:

SON GOKU ou KAKAROTTO – “Oi! Eu sou o Goku!” (você leu com a voz dele, eu sei!).

Ele é o cara, ele é o mais poderoso, ele é o exemplo! Goku nasceu no Planeta Vegeta e foi mandado a Terra para destruí-la. Mas ele acabou se tornando seu protetor. Goku é facilmente reconhecido por seu cabelo espetado e seu uniforme laranja. Em verdade, Goku sempre entendeu que foi um Saiyajin criado como humano e, por isso, nunca abandonou seu uniforme laranja, que sempre teve um kanji nas costas, o primeiro foi o do mestre Kame, que significava: “tartaruga”, após sua primeira morte passou a usar o kanji “Rei dos Mundos” e, ao final, o kanji em suas costas é o da “sabedoria”.

Goku foi criado num lugar distante de qualquer sociedade por seu avô adotivo, Son Gohan, sendo uma criança forte e destemida desde sempre. Em decorrência do seu sangue de saiyajin, sempre foi muito forte, ficando cada vez mais forte conforme lutava. Mas a personalidade de Goku é gentil e inocente, não havendo maldades em seu coração (por isso ele consegue usar a nuvem voadora). Contudo, e apesar da sua significativa dedicação em árduos treinos, existe sempre alguém mais forte ainda o que o obriga a treinar sempre mais. Durante a saga (Dragon Ball Z), o seu poder alcança dimensões descomunais.

Uma das grandes habilidades de Goku, e que deriva de sua raça de origem, é o fato de se tornar mais forte após ser ferido gravemente e quase chegar ao ponto de morrer, seu poder de luta sempre aumenta quando ele sobrevive, esta habilidade é conhecida como zenkai. Como todos os guerreiros da série, Goku pode voar, utilizando a “técnica de dança do céu” ou Buku-jutsu.

Sua técnica mais utilizada é o KAMEHAMEHA (“Onde Destrutiva da Tartaruga”). Ele possui muitas variações desta técnica, como a SUPER KAMEHAMEHA e o KAMEHAMEHA AUMENTADO 10 VEZES. Ele também dominou a habilidade ZANZOUKEN (“Punho da Imagem Remanescente”), habilidade que o permite mover-se rapidamente. Com o Sr. Kaioh aprendeu o KAIOH-KEN (“Punho do Rei do Mundo”), que aumenta a força do usuário, e também a GENKI DAMA (“Bola de energia”), usada principalmente como golpe final, pois necessita de um acúmulo absurdo de energia para ser utilizada.

Importante lembrar que, na sua fase de infância, Goku usou muito o bastão de seu avô, o NYOBO, que crescia o quanto Goku quisesse.

Por fim, ele é capaz de se tornar OOZARU ao olhar para a lua cheia (somente na fase Dragon Ball, pois sua cauda foi cortada).

Não vou nem falar aqui que existem muitas “transformações” que Goku utilizou para vencer os mais diversos adversários, sempre aumentando seu poder de luta.

Goku é reconhecidamente um dos personagens mais poderosos da ficção em todos os tempos. Como Saiyajin, tem a capacidade de obliterar planetas com relativa facilidade ainda no meio da série, tem uma resistência a danos corporais muito grande, além de técnicas como o Teletransporte que o podem levar a qualquer lugar do universo.

Enfim, o carisma e o poder de Goku são quase infinitos.


Aí eu me pergunto... Devo escrever sobre os outros personagens? Seria muita pretensão escolher quais entrariam e quais não entrariam nesta lista... Mas alguns merecem, ao menos alguns destaques, não é verdade?

VEGETA é um deles. O Anti-herói preferido de todos, o príncipe dos Saiyajins e o cara mais arrogante que eu conheço! Gosta de chamar as pessoas de “insetos”, não se importa com ninguém e só faz o que bem quer. Ele é um cara sarcástico (todos amamos), mas mesmo assim, é possível ver alguma bondade no seu coração, por mais que ele negue. Após alguns anos na Terra, ele e Bulma estabelecem uma boa relação, considerando que é ela quem manda na relação. Ele teve dois filhos com a Bulma, Trunks e Bra.

Vegeta é um dos personagens mais inteligentes da série e, com toda certeza, um dos mais sérios, raramente demonstrando ter algum senso de humor. Sendo que quando demonstra humor, é mais no sentido “negro”, cínico e provocador. Ou seja, normalmente acaba em briga ou discussão. A personalidade de Vegeta mudou de assassino cruel para anti-herói vingativo, obcecado por se tornar mais forte do que Goku, e olha que ele já fez de tudo para conseguir isso! Vegeta já foi morto uma vez, por Freeza, mas foi ressuscitado.


SON GOHAN? Quem sabe não seja bom falar do primogênito de Goku, afinal, Gohan teve um grande destaque no período em que Goku estava morto, preparando-se no outro mundo para enfrentar Vegeta e Napa. Primeiramente, é obvia a homenagem de Goku ao dar o nome do seu avô ao seu primeiro filho, o que nos remete ao fato de que o avô adotivo de Goku foi alguém muito importante para ele.

É preciso lembrar que Gohan era uma garotinho bastante tímido, chorão e muito estudioso e que nada sabia sobre luta, mas quando seu pai foi morto e ele ficou a cargo de Piccolo, bem, tudo isso mudou.

Gohan foi jogando num lugar desconhecido e teve que aprender a se virar sozinho. Ganhou tamanho e habilidade e foi um grande diferencial na luta contra Vegeta. Sem dizer que ele, em verdade, é um lutador muito poderoso, mas que não tem tanta “habilidade” como seu pai, pois sua prioridade nunca foi lutar, mas estudar, como sua mãe sempre quis.

Numa luta, Gohan se mostra muito mais cruel do que seu pai e costuma não ter compaixão do adversário. Esse estilo de luta violento é um exemplo da influência de Piccolo na sua vida.

Ah, sem dizer sobre o “Gohan do Futuro”...

O Gohan do Futuro aparece em uma linha do tempo alternativa em que é o único guerreiro sobrevivente; os outros morreram em batalhas contra os androides. Gohan é mostrado treinando o filho de Bulma, Trunks, para ajudá-lo nas batalhas contra os androides 17 e 18. É fato que Gohan se tornou um Super Saiyajin e utiliza um uniforme similar ao de seu pai. Gohan revela que o utiliza na esperança de se tornar tão forte quanto seu pai um dia, e Trunks menciona que sua mãe, Bulma, o acha muito parecido com Goku quando o veste. Gohan tem os cabelos bem mais curtos do que sua versão do presente, uma cicatriz no lado direito do rosto e parece ter perdido seu braço esquerdo enfrentando 17 e 18. Ele eventualmente é morto pelos dois androides.


Seria bom falar da personalidade feminina mais marcante de toda série, claro que todas são incríveis, mas BULMA é, com toda certeza, a mais emblemática.

Ela desempenha um papel de “apoio” ao protagonista Goku no inicio, em Dragon Ball, vindo a se tornar namorada de Yamcha, mais tarde se torna esposa de Vegeta e mãe de seus dois filhos, Trunks e Bra. Bulma é a personagem feminina mais importante da série, sendo responsável por duas invenções relevantes para o anime: o radar do dragão e a máquina do tempo (futuro alternativo). Sendo a que mais tem participações, além de Goku, aparecendo do primeiro ao último episódio.

Ao longo da série, teve as mais variadas alterações de roupas e mais de 20 estilos diferentes de cabelo (contando GT). Bulma é considerada, no inicio do anime, uma jovem muito bonita, atraindo personagens masculinos, embora ela mostre contrariedade com os homens pervertidos, ela mesma se apaixona temporariamente por qualquer rapaz atraente que vê. Mais tarde ela se casa com Vegeta.

Bulma possui um grande carisma e um incomparável intelecto, motivo pelo qual ela e Vegeta se dão tão bem (quer dizer, tem outras coisas, mas este é um deles). Sua personalidade muito feminina e moleca ao mesmo a faz ser temperamental, mimada e birrenta. Graças a ser filha do fundador da Corporação Cápsula, tem à sua disposição toda a tecnologia que seu pai inventou e que ela mesma ajuda ou ajudou a desenvolver.

Bulma gosta de banhos de espuma, morangos, rapazes atraentes e de dar ordens e exigir que façam o que ela quer. Apesar disso, tem um bom coração e, quando quer, é simpática com seus amigos.

A amizade dela com Goku é algo bastante explorado no anime, sendo que ela sempre se mostra bastante compreensível e preocupada com ele.


Mas acho que o personagem mais importante, até mesmo que Goku, são as ESFERAS DO DRAGÃO. Vou falar um pouco delas agora.

As Esferas são um conjunto de sete esferas que, em seu interior, possuem estrelas que mostram qual número é cada uma. As Esferas do Dragão são indestrutíveis, no entanto Piccolo diz para ter cuidado para não destruí-las, o que quer dizer que elas talvez não sejam completamente indestrutíveis ou que elas são destrutíveis quando estão transformadas em pedras.

As Esferas do Dragão são difíceis de encontrar porque elas se dispersam ao redor do planeta, ou ao redor do universo, no caso das Esferas Negras, e se desativam por um ano a cada desejo, transformando-se em pedras. Para ter a oportunidade de invocar o Deus Dragão, é preciso encontrá-las e juntá-las.

Como a tecnologia progrediu, isso ficou mais fáci, e bem simples com a invenção de Bulma, o Radar do Dragão. Embora as Esferas do Dragão se dispersem ao redor da Terra após serem usados, Goku consegue evitar que a Esfera de Quatro Estrelas se disperse, pulando no momento exato em que elas vão se separar, afinal, a esfera de quatro estrelas é a esfera que seu avô lhe deu.

As esferas possuem algumas restrições, que correspondem às capacidades do criador das Esferas. Um grande problema com qualquer tipo de Esferas é que o seu criador deve estar vivo para elas funcionarem, ou então elas se transformam em pedras para sempre, como, por exemplo, no mundo alternativo de Trunks do Futuro, pois Piccolo do Futuro morreu. As Esferas do Dragão ficam inativas se o modelo do dragão quebra; se o dragão for destruído, o modelo quebra.

Sem um modelo do dragão e um conjunto de Esferas do Dragão, demora pelo menos 100 dias para criar as Esferas do Dragão. Se o criador permitir, as Esferas do Dragão podem ser usadas mesmo se um ano ainda não tenha passodo; isso acontece apenas uma vez na série, quando Kami-Sama permite que Goku e seus amigos revivessem todas as pessoas mortas por Piccolo Daimaoh, mesmo só tendo passado alguns dias desde que Piccolo desejou que sua juventude fosse restaurada.

As esferas são o coração inicial da série, pois o encontro de Bulma com Goku só ocorreu porque ela procurava uma das esferas. Goku só aceitou partir numa aventura com Bulma porque queria proteger a esfera que seu avô lhe deixou. Então elas são o pontapé inicial para a série.

Mesmo no arco Freeza, as esferas foram o ponto central, pois foi por causa delas que toda a trama se desenrolou.

Claro que, em um segundo momento, elas passaram a ser apenas motivo para “ressuscitar” pessoas, mas isso é algo que nem chega a vir ao caso.

Sem dizer que, por motivos óbvios, elas dão o título da série!


Uma outra faceta do anime são suas aberturas. As aberturas e fechamentos de Dragon Ball são divertidas e possuem músicas inesquecíveis e fáceis de lembrar. Uma das minhas preferidas, com toda certeza, é o tema de abertura de Dragon Ball GT, esta parte do anime pode ter sido muito ruim, mas a música de abertura era muito boa! Claro que a mais marcante é a abertura de Dragon Ball mesmo.

Segue abaixo um vídeo com todas as músicas de abertura:

Por fim, gostaria de deixar aqui um pouco do que Dragon Ball representou na minha vida. Eu lembro que assistia o anime no Cartoon Network, e eu gostava muito, mas o problema era o horário, por ser um anime de sangue e luta, ele passava bem tarde da noite e meus pais não gostavam que eu ficasse acordada até tarde. Mas eu sempre dava um jeito de assistir.

Esta parte da minha vida eu lembro muito bem. Como eu sofri com os intermináveis capítulos de luta entre Freeza e Goku, como eu me diverti com as aventuras de Gohan quando ele estava sendo “treinado” por Piccolo. E as lutas? Inesquecíveis! Afinal, desvendar as esferas do dragão é o maior mistério que o mundo já viu!

Eu lembro bem também de quando Dragon Ball passava no SBT, era sábado de manhã. Os capítulos não seguiam uma cronologia, mas mesmo assim eu amava assistir. Goku era muito “inocente” e sempre fazia algo ridículo por causa disso. Em contrapartida, cheguei a cair de tanto rir das situações que o mestre Kame causava para poder ver a Bulma “pelada”. Não houve época que eu mais me diverti.

Dragon Ball me ensinou muita coisa também. Aprendi que o esforço é algo que sempre será recompensado. Se tivermos dedicação, se dermos nosso “sangue” para atingir um objetivo, então o atingiremos. Se tivermos determinação e coragem de ir em frente, então nada é capaz de nos deter. Aprendi que, às vezes, nossos inimigos se tornam nossos amigos e que nem sempre podemos mudar um fato.

Foram longos anos de aprendizagem e eu acredito que ainda não terminou. Dragon Ball continua chegando às nossas telas, sempre com algo novo e com uma história nova para nos surpreender.

E assim, e por motivos óbvios, podemos dizer que, DRAGON BALL É UM CLÁSSICO!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta