Quais são as melhores openings de animes?

Venha conferir as 10 melhores aberturas de animes!

12/03/2021 Última edição em 12/03/2021 às 11:17:58

Yoo, pessoal! Para os fãs, uma abertura de qualidade é fator-chave na escolha dos bons animes, correto?

É muito comum, ao falar sobre seu anime favorito, você mencionar a seguinte característica "a abertura é sensacional"! E isso não é por acaso: a abertura é a porta de entrada para aquele anime. Se o anime é de ação, a abertura deve descrever isso com lutas ágeis e uma música animada. Se o anime é romântico, a abertura deve capturar a essência dos personagens principais em algo mais apaixonante e, quem sabe, cômico (caso seja uma comédia romântica). 

Muitos já desistiram de acompanhar um anime pelo simples fato de a abertura ser medíocre. Você já desistiu de algum anime? Comente qual anime te deixou decepcionado após ver a abertura. 

Independente do que se trate, as aberturas podem elevar ou rebaixar a qualidade de um anime. Em aproximadamente 2 minutos, a equipe que gerencia um anime deve entregar aquilo que o público quer ver, e essa não é uma tarefa fácil.

Nesse sentido, a TV Asahi Network, um famoso canal japonês, conduziu uma entrevista com os japoneses, a fim de identificar as melhores aberturas de animes de todos os tempos. O resultado é um consenso de 13.000 fãs de animes! 

Então, vamos lá?

10º) "Inferno", de FLAME FLAME FIRE DEPARTMENT (FIRE FORCE)

Fire Force é um anime com 48 episódios, que conta ahistória de Shinra Kurasabe, um herói que visa apagar os incêndios constantes ocasionados em uma Terra pós-apocalíptica, na qual diversas pessoas sofrem de combustão humana. 

9º) "God Knows" (canção original de Suzumiya Haruhi no Yūutsu)

Narrado pelo estudante Kyon, conta a história de Haruhi Suzumiya. Haruhi, na verdade, é "deus" e todos os personagens e eventos circundam este fato. Há, no anime, viajantes do tempo, alienígenas, pessoas com poderes psíquicos... E uma peculiar característica deste anime é que não conta a história de forma linear. Os episódios devem ser montados como num quebra-cabeça, o que acabou sendo um ponto forte para a aceitação do anime no Japão.

8º) "Get Wild" (City Hunter)

O anime, publicado entre 1988 e 1989, conta as façanhas de Ryo Saeba, um detetive particular que trabalha para livrar Tóquio do crime junto com seu sócio, o ex-policial Hideyuki Makimura. Seu negócio de "City Hunter" é uma operação clandestina, em que Ryo assume o posto de guarda-costas/assassino. Ryo possui um único defeito: seus hormônios - ele ama as mulheres e às vezes se torna um idiota quando está perto delas.

O anime, mangá e filme (interpretado por Jackie Chan) fez muito sucesso no Japão e pelo mundo.

7º) "Guren no Yumiya",  Linked Horizon (Attack on Titan)

O anime queridinho dos otakus em 2021 vem fazendo bastante sucesso, não somente pelo seu enredo, mas sim por sua rica e dinâmica abertura. Esta abertura, merecidamente, ocupa um sólido posto no Top 10. Não tem como terminar este vídeo sem sentir uma baita adrenalina, não é mesmo?

6º) "Only My Railgun", fripSide (Toaru Kagaku no Railgun)

O anime é ambientado na Cidade Acadêmica (Academy City), composta por 80% dos alunos sendo espers com poderes psíquicos únicos. A protagonista, Mikoto Misaka, é um eletromaster, reconhecida por sua força e bravura frente aos amigos. O anime se concentra nas façanhas de Mikoto e seus amigos.

5º) "Touch", Yoshimi Iwasaki (Touch)

Touch conta a história dos irmãos gêmeos, Kazuya e Tatsuya, que cresceram com Minami Asakura, uma amiga de infância. Kazuya é um astro do time de sua escola. Minami e Kazuya são aceitos por todos como um casal que se encaixa perfeitamente. Tatsuya, por outro lado, é um preguiçoso, embora possa ter mais talento do que seu irmão, ele está disposto a permanecer nas sombras por causa dele. Tudo muda quando o assunto é a preciosa Minami. Um anime de 1985, que configura entre os queridinhos dos japoneses, figurando inclusive acima de Dragon Ball em diversos rankings de animes do século XX. 

4º) "Butter-fly", Koji Wada (Digimon Adventure)

Longe de mim ousar fazer uma descrição de Digimon em poucas linhas. Deixo apenas uma menção à primeira abertura do primeiro anime Digimon Adventure, em 1999. No mais, a abertura pode explicar dúvidas remanescentes rs

3º) "Space Battleship Yamato 2199" 

Outro queridinho do século XX, Space Battleship Yamato conta as aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir de outro afundado na Segunda Guerra Mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano. Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

2º) "Gurenge", LiSA (Demon Slayer)

Desde Sword Art Online, as aberturas da LiSA me chamaram atenção pela qualidade técnica e rigor com a trama dos animes que a banda se propõe a escrever a opening. Em Demon Slayer, LiSA entrega uma música rica, que foi bem explorada pelos produtores. 

Em Demon Slayer, anime de 2019, a história gira ao entorno de Tanjirō Kamado, um garoto bondoso e inteligente que vive junto com sua mãe e seus irmãos, ganhando dinheiro vendendo carvão. Um dia, ao voltar para casa após ter ido a uma cidade vender carvão, Tanjiro descobre que toda sua família foi atacada, e uma de suas irmãs, Nezuko, é a única sobrevivente ao ataque. Tanjirō decide se tornar um caçador de onis e sai em jornadas pelo Japão a fim de impedir que a mesma tragédia que afetou sua família aconteça com outras pessoas, enquanto busca tornar sua irmã humana novamente.

1º) "Cruel Angel's Thesis", Yoko Takahashi (Neon Genesis Evangelion)

E o GRANDE CAMPEÃO da lista é Neon Genesis Evangelion! 

Para quem não o conhece, Neon Genesis Evangelion baseia-se em uma Terra pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos e misteriosos conhecidos como Anjos. NERV utiliza robôs humanoides gigantes, conhecidos como Unidades Evangelion. Estes seres são controlados por adolescentes, um deles sendo o protagonista, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os Evangelion e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam salvar a humanidade nesse caos pós-acopalíptico.


E aí, o que acharam deste top 10?

Tem alguma abertura que gostariam de colocar na lista? Além disso, qual seria o SEU TOP 10? 

Comente e veja se outra pessoa possui o mesmo gosto que você por aqui, na Rádio Blast, uma explosão de conteúdo.




2 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Eduardo Borges
1 mês atrás
Gostei do top! Mas como um bom fã verme de One piece, eu não poderia deixar de mencionar We are! rsrs
Jota
1 mês atrás
Evangelion top 1 = lucido