O Legado de Akira Toriyama

Por que Akira Toriyama é um dos maiores nomes da história da cultura pop.

08/03/2024 Última edição em 15/03/2024 às 18:05:49

É, meus leitores, hoje não é um bom dia, mas mesmo assim, espero que vocês estejam bem. Eu estava acordando hoje de manhã, quando vi um burburinho na internet e dei de cara com essa lamentável notícia: Akira Toriyama, criador do atemporal Dragon Ball, nos deixou no dia 1 de março de 2024, em decorrência de um hematoma subdural, e isso impactou o meu dia de tal forma que realmente adiei todos os meus afazeres, mas não pude deixar de escrever com o calor da minha emoção, agora mesmo. Dragon Ball foi o meu primeiro anime da vida, e foi o maior responsável pela minha entrada no mundo geek, então, tenho uma dívida com o mestre Akira Toriyama.

 

Akira Toriyama (鳥山 明 Toriyama Akira) nasceu em Nagoya, 5 de abril de 1955, foi, é e sempre será uma lenda da cultura pop ao redor do mundo. Sua influência foi tamanha que autores de mangás consagrados como Oda e Kishimoto têm como o maior ídolo deles o nosso querido Mestre Akira Toriyama e seus traços únicos e inconfundíveis. Muita gente não sabe disso, mas esse homão da porra foi fundamental para TODO o universo geek, desde mangás, até games, até paixões por artes marciais e outras coisas, não somente com Dragon Ball, mas já já falaremos sobre o anime das esferas do dragão. Tanto no mundo dos mangás quanto no mundo dos games e da cultura pop, TUDO foi influenciado de alguma maneira por este senhor. Foi e é um dos meus grandes referenciais quando se trata desse mundo tão apaixonante, e ele atingiu tantas gerações e definiu tantos momentos para tantas pessoas que é impossível ignorar essa notícia e preciso te introduzir a algumas das maiores obras que foram criadas e influenciadas pelo genial mangaká de Nagoya que atingiu a eternidade.

Dr Slump

Dr. Slump (スランプ Dokutā Suranpu?) é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Akira Toriyama. Foi serializada pela editora Shueisha na revista Weekly Shonen Jump de 1980 a 1984, que formaram 18 volumes, e é MUUUUITO legal. A série segue as aventuras cômicas da pequena robôzinha Arale Norimaki (que participa em Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3 como personagem jogável LOL), seu criador Senbei Norimaki, e os outros moradores da bizarra Vila Pinguim, e também tem uma ótima versão, a de anime, de 1981 a 1986, consistindo de 243 episódios. Um remake foi criado treze anos após o fim do mangá, consistindo de 74 episódios que foram transmitidos de 1997 a 1999. A série também gerou vários romances, jogos eletrônicos e filmes animados.

Chrono Trigger

Akira Toriyama foi o design principal de um dos maiores e mais fodásticos jogos de RPG da história: Chrono Trigger, um clássico do Super Nintendo. O jogo foi desenvolvido por uma equipe que foi apelidada de Equipe dos Sonhos, o famigerado The Dream Team: o próprio Akira Toriyama, Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Toda a equipe trabalhou com a ideia de que este jogo teria de ser revolucionário, envolvendo múltiplos fins, uma história dramática, um bom sistema de batalhas e belos gráficos, e conseguiram. Eles atingiram o seu objetivo, e Chrono Trigger é um dos maiores e melhores jogos da história. ISSO AQUI É ARTE, TÁ???? ARTE. Posso dizer com segurança que esse game será um dos melhores e mais revolucionários e originais games que você terá o prazer de jogar, e sem o traço do nosso mestre, esse jogo não teria o brilho que ele teve, juntamente com a competência de todos os envolvidos. Em 1000 AD, Crono e Marle observam Lucca e seu pai em uma demonstração de seu teleportador em uma feira milenar. Quando Marle se candidata a testar o aparato, seu colar interfere com o teleportador e gera um portal do tempo que a puxa para dentro, e assim se inicia o game, sem mais nem menos, e NÃO DIREI MAIS NADA, VÁ JOGAR EM ALGUM EMULADOR POR AÍ, TÁ?

Dragon Quest

Mais um clássico do mundo dos Games, Dragon Quest (ドラゴンクエスト Doragon Kuesuto?), conhecido no ocidente como Dragon Warrior, é uma série de jogos eletrônicos de RPG produzidos pela Enix (atual Square Enix), sendo um dos jogos de RPG mais famosos e vendidos no Japão. A série teve Akira como seu designer de personagens, com a música de Koichi Sugiyama e game design de Yuji Horii, a série possui onze jogos. O primeiro jogo da série, lançado em 1986. Essa maravilhosa franquia (que terá algum post futuro) conta a história do descendente do herói lendário Erdrick (Roto, no original), contra o malvado Dragonlord (Ryuou), um dragão malvadão. Muitos anos depois o palácio de Tantegel é atacado pelo maléfico Dragonlord, o grande vilão do jogo. Nesse ataque, a princesa Gwaelin (no Japão, Laura) é raptada e com ela também a esfera de luz, Alefgard é então tomada por monstros e o reino entra no caos. O Rei Lorik então convoca o protagonista do jogo, um descendente do herói Erdrick, com o objetivo de resgatar a princesa, derrotar o Dragonlord, reaver a esfera de luz e retornar a paz ao reino. Para saber mais sobre essa ótima e subestimada franquia de games, jogue os jogos, começando com este, o primeiro, e assim vá avançando para outros.

Dragon Ball

Por fim dessa tour de algumas das maiores contribuições de Akira Toriyama, não podemos deixar de falar do MAIOR anime/mangá de todos os tempos, o atemporal Dragon Ball. A franquia retrata inicialmente as aventuras de Son Goku, um garoto com rabinho de macaco que cresceu nas montanhas e vive pacatamente entre os bichos, até que uma jovem chamada Bulma encontrou o garoto, que encontrou com ele o que ela estava procurando pelo mundo: as esferas do dragão, esferas ditas como mágicas que concedem um desejo a quem reúne as 7. Aí vamos conhecendo Kuririn, Mr. Kame, Yamcha, Tenshinhan, Piccolo, Vegeta, Gohan, Trunks e outros grandes personagens do mundo dos animes, bem como vilões icônicos como Piccolo Daimaoh, Freeza, Cell, Majin Buu e por aí amigos! E lá vem muita história, e sugiro que você assista, porque vale muito a pena, já que Dragon Ball ganha a versão Z, GT, Super, e afins... MUITAS e MUITAS contribuições diretas essa obra lendária teve para a cultura geek e até mesmo pela cultura pop. Dragon Ball é a maior obra da carreira do mestre Toriyama, e ele alcançou a eternidade com ela. Dragon Ball atinge gerações pelo mundo inteiro, seja por suas lutas frenéticas, seja pela sua história, seus jogos, sua influência em artes marciais ou por qualquer outra coisa, TUDO foi influenciado por essa obra magnífica e eterna.

Pessoalmente, foi difícil escrever hoje. Parei tudo que tinha que fazer, porque preciso prestar essa homenagem. O mestre Toriyama foi importante demais na minha vida, já que foram suas obras que me introduziram ao mundo geek, especialmente Dragon Ball Z. Tive todos os jogos da franquia em PS2 (Onde fiz um ranking sobre todos os jogos do PS2, confira aqui: Todos os Jogos de Dragon Ball de Playstation) e também adorava Dr. Slump, joguei muito Dragon Quest e Chrono Trigger (este que terá um post aqui também) e entre outras grandes e fantásticas obras.

Obrigado, Mestre, espero que esteja no caminho da serpente, indo para o planeta do Senhor Kaioh, neste momento.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta