Jogos Indie #1: Oniken

Na série Jogos Indie trazemos alguns títulos criados por estúdios independentes para você conhecer e se divertir. Estreando a série selecionamos o jogo brasileiro Oniken da produtora Joymasher inspirado na era de jogos 8 bits.

17/09/2020 Última edição em 17/09/2020 às 13:47:42

Não é de hoje que a indústria Indie vem surpreendendo a nós jogadores criando jogos divertidos para diferentes plataformas, incluindo para os consoles e PCs. Os estúdios independentes contam com equipes pequenas formadas por poucas pessoas e também dispõe de um orçamento modesto, ao contrário das grandes produtoras, para investirem em um novo projeto de jogo. Contudo, embora isso pareça ser uma limitação, na verdade pode se transformar em uma grande vantagem.

Diferente dos estúdios AAA, as produtoras independentes possuem mais liberdade para criar e inovar no gameplay, uma vez que os efeitos não seriam tão catastróficos caso cometessem algum erro e o público não gostasse do seu jogo após o lançamento, diferente de produtoras como a Capcom ou Konami, por exemplo, que além de terem uma reputação a zelar frente a seus concorrentes e ao público durante anos de indústria, possuem custos altíssimos com a produção de um novo game e precisam ser mais cautelosas para diminuir os riscos.

Mas não pense que é moleza ser independente! Como a mão de obra é pequena, muitas vezes uma mesma pessoa precisa assumir diferentes responsabilidades, como cuidar do designer e da divulgação do jogo junto à mídia, ou elaborar a arte e implementar as mecânicas para que a jogabilidade funcione. Quando não é possível fazer tudo sozinho, existem as assets stores, onde é possível encontrar catálogos online de imagens e sons para adicionar a um projeto, mas dependendo da necessidade, caso o estúdio precise de algo mais customizado, resta decidir entre colocar a mão na massa ou contratar os serviços de alguém gastando uma boa grana.

O Brasil não fica de fora da indústria indie, e tem revelado um grande potencial para o desenvolvimento de games nos últimos anos. Um jogo interessante de conhecer e estreando a série Jogos Indie é o Oniken, desenvolvido pela Joymasher e disponível para PC e outras plataformas.

Oniken é um jogo de plataforma em 2D com gráficos e jogabilidade inspirados na era do NES. Logo no início do jogo você percebe isso por conta do nível de dificuldade que ele traz, lembrando os jogos daquela época. É verdade o que colocaram na descrição do jogo, "Don't Worry, You Will Die A Lot of Times" (Não se preocupe você morrerá várias vezes) e, embora eu não seja muito fã de jogos com dificuldade elevada, é preciso reconhecer que me senti nos anos 80 quando joguei um pouco do Oniken.

O jogo se passa em um cenário pós-apocalíptico, onde a humanidade foi quase destruída em uma guerra mundial e os poucos sobreviventes são oprimidos por uma organização armada robótica chamada Oniken. Zaku (o personagem principal) é um ninja mercenário que se alia a uma resistência para combaterem a tal organização. Confira abaixo o gameplay:

Os controles são simples e possuem uma boa variedade, onde além de conseguirmos andar, pular e atacar, podemos combinar teclas e utilizar elementos do cenário para realizar outras ações, como atirar bombas nos adversários, dirigir máquinas, nos pendurar em estruturas e coletar itens ao longo do caminho que ajudam durante as missões. São 6 fases ao todo e o objetivo de cada missão é chegar ao final de cada uma delas e derrotar o boss.

Recomendo este jogo para você que gosta de jogos difíceis, desafiadores e com um ritmo moderado como aqueles dos tempos do Nintendinho. É um jogo divertido e nostálgico, dos gráficos a trilha sonora. Você pode baixar uma demonstração do Oniken de forma gratuita para experimentar pela Steam ou, se preferir, também adquirir o jogo completo pagando algo em torno de R$ 9,99.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta