E3 2020: SONY e MICROSOFT

A E3 2020 não aconteceu este ano, mas isso não impediu as produtoras de anunciarem seus lançamentos para o fim deste ano e início do ano que vem. As expectativas giram em torno dos consoles da nova geração e do que eles podem trazer de diferente que surpreenda os jogadores.

02/09/2020 Última edição em 02/09/2020 às 22:07:40

Como muitos já sabem, devido ao surgimento de um novo vírus que se espalhou pelo mundo e atingiu uma boa parte da população,  a E3, um dos eventos mais esperados por gamers do mundo inteiro, e  que vem acontecendo anualmente na cidade de Los Angeles (EUA), precisou ser cancelada.

Várias produtoras optaram por uma estratégia de marketing on-line através de streams ao vivo para fazer a divulgação de seus novos títulos, que deverão chegar às lojas no fim de 2020 ou 2021, e o que vem causando certa polêmica é a próxima geração de consoles fabricados pelas gigantes Sony e Microsoft, que já haviam anunciado a chegada do PlayStation 5 e do Xbox Series X para o final deste ano.

Algumas preocupações comuns entre os jogadores têm girado em torno do custo X benefício das novas plataformas e a expectativa de poderem encontrar algo diferente do que viram na geração passada, mas infelizmente muitos dos showcases apresentados pelas produtoras este ano deixaram pouco claro o que os jogos dessa nova geração têm a oferecer além de gráficos realistas e belíssimas cinemáticas.

Xbox Series X

O Xbox Series X vem para fazer parte da quarta geração de consoles Xbox e, de acordo com a Microsoft, vai levar a experiência de jogo a um outro nível graças ao número de avanços em hardware e software alcançados pela companhia para o novo console. Acredita-se que esse Xbox vai possibilitar que os desenvolvedores criem experiências realistas e imersivas como nunca foi visto antes para os jogadores.

Segundo informações publicadas no portal de notícias da Microsoft sobre o Xbox Series X, a nova plataforma traz inovação em performance, velocidade e compatibilidade, possibilitando que os jogadores joguem milhares de games das quatro gerações de consoles Xbox. Uma outra aposta é o suporte às tecnologias 4K (inclusive para jogos que não foram desenvolvidos inicialmente para suportar tal resolução) e o alcance de 120 FPS para possibilitar aos desenvolvedores atingirem um maior nível de realismo nos gráficos e uma melhor precisão nos controles de jogo. 

De acordo com Sarah Bond, Líder de Parcerias para o Xbox, distribuidoras como Square Enix, Sega, Ubisoft, Activision, Blizzard, Bandai Namco, Capcom, Epic Games e muitas outras estão desenvolvendo jogos para o novo Xbox que irão definir uma geração, e podemos esperar centenas de títulos para o ano de 2021.

Alguns jogos anunciados para o novo Xbox Series X incluem:



PlayStation 5

Quem está esperando por um novo jogo da franquia God of War para o PlayStation 5 vai ter que aguardar um pouco mais, porque não ouvimos nada senão rumores a respeito de que a Sony está trabalhando em uma nova sequência da saga de Kratos, o que é uma pena, pois seria um casamento perfeito com o lançamento do novo console caso o jogo também saísse neste ano.

Dentre os vários recursos que o PS5 promete oferecer, a Sony vem dando ênfase à inclusão de um HD SSD, um dos recursos mais solicitados pelos desenvolvedores porque permite que os gráficos e outros elementos possam ser carregados para memória do sistema operacional do videogame mais rapidamente do que os HDs tradicionais, reduzindo consideravelmente o tempo de boot inicial e dispensando a necessidade de inclusão de telas de espera durante o jogo.

Segundo Mark Cerny, produtor e o responsável pelo hardware de alguns dos consoles da Sony, a tecnologia SSD vai trazer liberdade aos game designers para que possam manter o foco em suas criações sem se preocuparem tanto com questões de performance. Já Hermen Hulst, um dos responsáveis pela Worldwide Studio (um conglomerado de produtoras de jogos supervisionado pela Sony Interactive Entertainment), teria sugerido que a nova plataforma é uma máquina muito fácil para se desenvolver novos games.

Alguns dos títulos anunciados para o novo PlayStation 5 incluem:

O lançamento das duas plataformas está previsto para acontecer até o final de 2020, e você pode acompanhar mais informações sobre as capacidades e recursos de cada console, assim como os jogos que foram anunciados para ambos, no site oficial do Xbox Series X e do PlayStation 5.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Jota
2 semanas atrás
Texto ficou legal para caramba!
Uma coisa que acharia interessante de ver nos próximos é uma divisão do que será multiplataforma e o que é exclusivo, como o Re8 e Dirt 5, que apesarem de terem sido anunciados nos evento da Sony e Microsoft, serão lançados para os consoles de ambas empresas.
Fora isso, acho que só faltou citar os jogos anunciados no Xbox Games Showcase para o Series X, tipo o State of Decay 3 e Fable.
Seria muuuuuuito massa ver um texto nesse estilo mais para o fim do ano, englobando os grandes anúncios que tivemos (pela falta da E3, tudo ficou muito fragmentado e vários jogos passaram batido)