Ratchet & Clank: Rift Apart é anunciado para o PS 5
Rift Apart é a mais nova aventura da série Ratchet & Clank e foi anunciado para o novo PlayStation 5, que tem data prevista para ser lançado no fim de 2020. Desta vez, Ratchet & Clank enfrentam juntos um novo desafio em uma aventura interdimensional, trazendo melhorias significativas no level design, gráficos e jogabilidade.
Ratchet & Clank: Rift Apart foi anunciado este ano como um dos próximos títulos que serão lançados para o novo PlayStation 5. É um jogo de plataforma em 3D com visão em terceira pessoa desenvolvido pela Insomniac Games (mesma desenvolvedora de Spider Man: Miles Morales) que traz novamente Ratchet e seu parceiro, Clank, juntos para enfrentarem um novo desafio, agora em uma aventura interdimensional.
Muito pouco sabemos sobre o enredo de Rift Apart, mas pelo que podemos ver no gameplay acima, Dr. Nefarious, principal vilão da série, possui um dispositivo chamado Dimensionator, que tem o poder de abrir portais para outras dimensões, e que ele pretende utilizar para dominar o mundo. Ratchet dispara um tiro em sua direção e acaba acertando o dispositivo, o que causa uma espécie de reação em cadeia de abertura de fendas no espaço, por onde começam surgir vários monstros, e é quando a ação começa.
Embora só conseguimos ver alguns detalhes do jogo pelo que foi anunciado até o momento, é possível notar nos vídeos liberados pela Insomniac que os elementos presentes nos jogos anteriores da série, como os itens Omniwrench e Swingshot, o suporte de Clank e as manobras de grind permanecem presentes, mantendo a essência de Ratchet & Clank desde a primeira aventura lançada para o PlayStation 2. Também teremos novos equipamentos como o Shatterbomb (canhão explosivo que faz os inimigos em pedacinhos), a Burst Pistol (pistola automática que dispara projéteis um após o outro causando dano), o Topiary Sprink (dispositivo que causa efeito de paralisia nos adversários durante um certo tempo) e a Enforcer (espingarda de cano duplo que possui múltiplos modos de tiro dependendo da intensidade que o jogador puxa o gatilho do novo joystick do PS5), sendo que cada um deles poderá sofrer upgrades para elevar o seu poder de dano.
Em Ratchet & Clank: Rift Apart o jogador viaja entre dimensões
Interdimensional define muito bem a proposta de Rift Apart. No gameplay conseguimos distinguir dois tipos de fendas que se abrem no espaço, laranjas e rosas: as primeiras permitem que Ratchet use o seu Swingshot para se deslocar de um ponto a outro da fase, que é uma mecânica que já havíamos visto antes; a segunda faz com que Ratchet viaje para uma outra dimensão, alterando completamente a estrutura do cenário e todos os elementos que compõe a fase em que o jogador se encontra, causando uma diferença radical na progressão do level design.
Marcus Smith, diretor criativo da Insomniac Games disse na apresentação durante o evento de showcases da Sony que a Insomniac está realizando coisas que nunca fizeram antes, como usar as fendas dimensionais para saltar de planeta em planeta em um instante, incluir técnicas de renderização para causar um efeito de iluminação mais realista (ray-traced reflections) e preencher todos os mundos alien com densidade e vida nunca vistos anteriormente. Também destacou o novo arsenal disponível no jogo que está mais interessante do que nunca graças ao novo controle DualSense e ao haptic feedback do PlayStation 5, que seria um novo recurso que permitiria adicionar uma variedade de sensações para o jogador aumentando a ainda mais experiência de imersão.
Ratchet descende de uma raça de engenheiros chamada Lombax
Ratchet é um Lombax, uma espécie humanoide na forma de felino que é conhecida na galáxia por desenvolver armas e equipamentos tecnológicos avançados. Uma das invenções dos Lombax é o Omniwrench, uma ferramenta presente em outros jogos da série que se assemelha a um machado, sendo a sua arma principal. Ratchet a usa para girar manivelas, coletar objetos e para o combate corpo-a-corpo, podendo utilizá-la para ataques próximos e também lançá-la contra inimigos. Já Clank, que ele carrega como se fosse uma mochila em suas costas, é outro personagem da série e usado na maioria das vezes como jobabilidade secundária, ajudando Ratchet a realizar ações como alcançar alturas mais elevadas, armazenar grandes quantidades de itens e se movimentar mais rapidamente, algo que lembra muito a relação dos personagens do clássico Banjoo-Kazooie (Rare, 1998).
Ratchet & Clank: Rift Apart ainda não possui uma data de lançamento oficial, e o diretor do jogo afirmou que irão revelar mais informações sobre o game após o lançamento do PlayStation 5, inclusive a respeito de um novo personagem jogável. Embora não traga a mesma bagagem de títulos como God of War, Rift Apart promete levar a série a um outro patamar explorando os recursos do novo console como o HD SSD para eliminar telas de carregamento permitindo uma transição instantânea entre as fases, as técnicas de iluminação para aumentar o nível de realismo nos gráficos e as melhorias oferecidas pelo novo joystick para aumentar o nível de imersão do jogador. Vamos torcer para que o jogo finalizado seja tão interessante quanto ao que a Insomniac revelou ao público até agora!