Crie seus próprios games com Blitz3D

Confere aí!

01/05/2015 Última edição em 01/05/2015 às 00:00:00

Em um post anterior, onde falamos um pouco sobre desenvolvimento de jogos eletrônicos, descrevemos como funcionam algumas das áreas envolvidas na criação de um game. Uma delas é a programação, que, como vimos, é responsável por dar vida aos elementos de um jogo. Agora, vamos ver uma ferramenta para você poder dar vida aos seus próprios jogos.


Blitz3D

Blitz3D é uma game engine voltada para a programação de games. Foi desenvolvida pela Blitz Research, uma companhia que investe em tecnologias para games, sendo recomendada para iniciantes. Um pequeno conhecimento em programação basta para utilizá-la, uma vez que a própria ferramenta faz uma introdução sobre o assunto, e de uma forma bem descontraída. Como uma engine, ela oferece algumas funcionalidades prontas para o controle de colisões, renderização de imagens, manipulação de som e vídeo, acesso à rede, iluminação, câmera, entre outras coisas para gerenciar os recursos de um jogo.

É possível criar games em 2D e 3D para Windows utilizando os comandos bastante intuitivos da linguagem de programação Blitz Basic. Diferente de outras ferramentas, é preciso codificar o seu jogo da primeira até a última linha. Talvez isso desistimule algumas pessoas que estejam acostumadas com softwares baseados em componentes gráficos, como os de arrastar e soltar, mas para os que desejam programar jogos e não sabem por onde começar, Blitz3D pode ser uma boa opção, uma vez que é possível aprender de uma forma mais simples os conceitos que existem em diversos tipos e tamanhos de games, antes de migrar para uma ferramenta mais complexa.

Abaixo, seguem dois exemplos de jogos feitos com Blitz3D para que você possa ter uma ideia do que é possível fazer com ela:


Sonic Blitz3D UNLEASHED V1.1


Legends of Idhuriel

É uma solução que há pouco tempo se tornou gratuita e de código aberto, estando disponível para download através do GitHub. Além de um ambiente que inclui editor de texto, depurador de erros, compilador e a game engine propriamente dita, tutoriais e exemplos com códigos de jogos desenvolvidos em Blitz acompanham a ferramenta, facilitando o aprendizado e mostrando um pouco da sua capacidade. Contudo, a sua documentação está escrita em inglês. Antes do Megaupload ser fechado pelos “Homens de Preto”, era possível baixar uma apostila em português escrita pelo Wanderlei Marchesi, dito nas antigas comunidades do Orkut o “Papa do Blitz 3D no Brasil”, tendo também escrito um livro sobre o assunto. Pelo que parece, ele ministrou o curso de jogos da Unidev, que ainda mantém um fórum online onde podemos encontrar algumas informações úteis. Além disso, no site da Blitz Research, há uma comunidade onde os desenvolvedores podem participar, postando suas dúvidas e tutoriais. 

O ponto interessante é que com pouco tempo de dedicação já conseguimos obter alguns resultados, como colocar um cubo girando na tela, adicionar uma textura a um objeto, mexer com o posicionamento da câmera  e alterar o esquema de cores do nosso jogo. Talvez a ferramenta não seja tão conhecida pelo fato de não haver muita documentação acessível em nosso idioma ou por utilizar um paradigma que vem sendo substituído ao longo dos anos (Programação Estruturada), mas apesar disso, é uma ótima solução para os aventureiros que desejam desenvolver games. 


Screenshot de Master of Defense, desenvolvido com Blitz3D

Requisitos mínimos para rodar o Blitz3D no computador:

  • Processador de 500 MHz de frequência;
  • Placa aceleradora de Vídeo;
  • Sistema Operacional Windows 98/ME/2000/XP; 
  • Directx 7.0

Na próxima vez, iremos abordar uma outra área do desenvolvimento de jogos, voltada mais para aqueles(as) que não são adeptos(as) da programação. Até lá, continue jogando!

Referências: Unidev, Blitz Research




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta