Confira uma análise de 4 gêneros de jogos que perderam sua força com o passar o tempo

Veja alguns gêneros de jogos que perderam muita da força que tinham no passado.

28/08/2020 Última edição em 28/08/2020 às 09:03:14

Na indústria dos videogames é comum que vejamos o surgimento de novos jogos que tragam propostas inusitadas, essas que quando demonstram algum potencial, podem acabar dando origem a todo um novo gênero de games.

Alguns desses gêneros sobrevivem ao tempo e conseguem evoluir o suficiente para se manterem relevantes com o passar dos anos, como ocorreu com os jogos de FPS, TPS, RPG, corrida e muitos outros. Entretanto, alguns estilos de jogos não lidam tão bem com o tempo e acabam perdendo boa parte de sua relevância, o que faz as empresas investirem cada vez menos nestas modalidades de jogos específicos, causando assim o desaparecimento de alguns gêneros da indústria de games, e são dos estilos de jogo que perderam força, que falarei hoje.

Você confere agora: 4 gêneros de jogos que perderam sua força

RTS 

Jogos de estratégia em tempo real foram muito populares nos anos 90 e no começo dos anos 2000, games deste gênero, como: Age of Empires, Civilization, Starcraft e Warcraft, representavam boa parte dos jogos mais populares daquela época, pelo menos até os consoles começarem a ganhar cada vez mais relevância e o gênero Moba surgir.

Mobas derivaram dos RTS, sendo uma espécie de jogo de estratégia em tempo real mais voltado para ação, que foram ganhando cada vez mais espaço e tirando muito do público dos RTS tradicionais. E com o aumento da relevância dos consoles de videogames, a situação ficou ainda mais críticas, já que os games de estratégia em tempo real nunca se encaixaram bem no controle, estando sempre muito limitados ao mouse e teclado, o que impediu que clássicos games de RTS chegassem aos consoles com toda sua qualidade.

Hoje, jogos RTS ainda são lançados e tanto Age of Empires quanto Civilization se mantiveram de pé com certa força, mas já não conseguem causar o mesmo impacto de antes. Talvez esse gênero nunca suma completamente, já que sempre terá um público, mas é quase certo que sua relevância jamais será a mesma.

Beat 'em up

Outro gênero de jogos extremamente popular dos anos 90 que perdeu muito da sua força, são os Beat 'em up, esses games focados em pancadaria foram extremamente populares nos consoles de 8 e 16 bits, além de terem aparecido com muita força nos Arcades. Mas, essa relevância não se manteve com a chegada do Playstation, Nintendo 64 e Sega Saturno.

Apesar ser um gênero chamativo, os jogos de  beat 'em up foram lançados aos montes durante muitos anos, fazendo com que muitos gamers ficassem cansados dos jogos deste gênero e resolvessem se aventurar nos outros tipos de jogos de luta. Quem ganhou com isso foram os fighting games 2D, como Street Fighter e Mortal Kombat, que atraíram muitos dos fãs de beat 'em up e dominaram não só os arcades, como também os consoles caseiros.

Hoje, alguns jogos beat 'em up ainda são lançados às vezes, exemplos disso são Streets of Rage 4 e Battletoads (Esse que não é inteiramente um game desse gênero, mas contém diversas fases no estilo beat 'em up) Assim, os amantes dos jogos de pancadaria de rua continuam sendo servidos com games do gênero que gostam, mas em uma proporção absurdamente menor.

Point n’ Clicks

Os Point n’ Clicks tem uma história de altos e baixos, durante os anos 80 e 90 eles foram extremamente populares e apesar de terem suas mecânicas consistindo apenas em apontar e clicar (como o nome já diz) mostraram um grande potencial. Durante um bom tempo esse potencial foi explorado, principalmente pelo estúdio Lucas Arts, que foram responsáveis por grandes clássicos do gênero, como Grim Fandango.

Mas o tempo passou e o interesse por esse gênero também foi diminuindo, a Lucas Arts então começou a trabalhar com outros tipos de jogos, o que deixou os Point n’ Clicks em uma situação ainda mais complicada. Depois de alguns anos no limbo, uma esperança para essa modalidade de jogo surgiu através da Telltale Games, um estúdio que em 2012 criou um jogo baseado em The Walking Dead, usando este gênero como principal base e conquistou um grande sucesso, e até mesmo o prêmio de jogo do ano.

Por muitos anos, a Telltale fez jogos Point n’ Clicks de muito sucesso, mas a empresa acabou ficando um pouco ultrapassada por nunca realmente modernizar seus jogos. Os gráficos pareciam nunca evoluir e os games eram lançados em um formato episódio, onde o jogador deveria esperar meses para conferir a continuação da história. Com isso, a Telltale ficou em uma situação crítica, lançando diversos jogos de pouco sucesso, até que em 2018 acabou falindo, deixando os point n’ clicks novamente muito fracos na industria.

MMORPG

Os MMORPGs não estão nada esquecidos ou mortos, jogos deste gênero, como: World of Warcraft, The Elder Scrolls Online e Phantasy Star Online 2 são bastante jogados e tem um público muito fiel, porém o gênero está longe do nível que esteve no começo dos anos 2000. Pode-se dizer que os MMORPG foram como os Battle Royale da década passada, toda empresa queria ter seu jogo do gênero e os games dessa modalidade eram provavelmente os mais requisitados da época.

Até 2014, mais de 100 milhões de contas únicas haviam sido criadas em World of Warcraft, um verdadeiro sucesso, que obviamente impulsionou o surgimento de vários outros jogos no segmento. Com isso, choviam games do gênero MMORPG, alguns eram extremamente criativos e bem feitos, porém surgiram também muitos jogos sem personalidade que vieram apenas surfar na onda criada por WoW, o que simplesmente fez o gênero saturar.

Hoje, poucos são os MMORPG lançados, e quando anunciam um jogo nesse estilo, logo os fãs do gênero se empolgam, acreditando que finalmente algum game irá trazer novidades, mas isso raramente acontece. No fim, o gênero estagnou e parou no tempo, seu maior representante ainda é World of Warcraft, que é de 2004 e esse é o problema de tudo. As inovações são o que faltam para os MMORPGs voltarem a ser como antes, mas tendo em vista que um jogo assim é absurdamente caro, dificilmente veremos uma empresa se arriscando à trazer um game com várias novidades.




1 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Lujon
2 semanas atrás
O que eu sempre achei legal nesses jogos de estratégia é a visão da câmera meio inclinada, vista de cima. Até hoje Warcraft III é um dos jogos que eu mais gosto! Talvez um dia esses gêneros voltem a serem populares de novo. Vou ficar na torcida!! :)