Chorando... com Ano Hana!

Confere aí!

02/12/2015 Última edição em 02/12/2015 às 00:00:00

Para os mais íntimos, é Ano Hana, mas para os iniciantes, o nome deste anime é Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shirana.

Eu sou daquelas telespectadoras choronas, sabe? Aliás, tenho propensão a assistir animes que me dão vontade de chorar, porque a sensação que a emoção de um anime bem feito e com um toque de sentimento traz é bastante inspiradora, mas não só isso, faz com que você se sinta vivo e grato pelo que é e pelas pessoas a sua volta, faz você ter mais vontade ainda de dizer àqueles que ama o quanto as ama.

É o caso de Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shirana... Ou, para os mais íntimos, Ano Hana.

Eu acabei de rever este anime de apenas 11 episódios e não falhou, novamente me emocionei com a simplicidade da história e como o passado pode nos condenar.

Vou fazer um rápido resumo sobre este emocionante anime, pode ser?

Segue aí:

Cinco amigos de infância crescem e, de repente, tomam rumos diferentes na vida, passando a se tratar como completos desconhecidos, motivados por um acontecimento triste do passado. Mas o retorno de um outro amigo vai fazer o tempo voltar a se mexer de novo de onde ele parou. Jintan se tornou um Hikikomori, que vive praticamente o tempo todo dentro de casa, apenas jogando games e saindo só quando realmente precisa (o que é muito raro), além disso ele se tornou uma pessoa muito tímida. Ele não quer mais ir para a escola ou muito menos ter que lidar com outras pessoas. A pessoa que consegue fazer com que ele volte a interagir com o resto do mundo e vá procurar os outros amigos de infância é a Menma, porém, Menma é uma garota muito especial e sua aparição trará velhas mágoas, grandes dores e muita dificuldade para Jintan e os demais. Menma só volta por causa de um desejo que ela precisava realizar. Ocorre que para realizar este desejo é preciso que todos os amigos estejam juntos novamente.

Vou tentar não dar spoilers, mas quero dizer o quanto este anime pode ser bom, ok?

Pense em cinco amigos de infância, nos seus amigos de infância, aqueles que você não desgrudava nunca, com os quais você fazia tudo. Então de repente algum evento acontece e vocês se separam e quando se veem não é mais a mesma coisa, é como se vocês nem tivessem se conhecido. É esta a primeira impressão, um total vazio, um buraco dentro do peito. E pensando bem, quem nunca deixou os amigos de infância para trás? Muitos de nós sequer lembramos deles, não sabemos para onde eles foram e porque deixamos de conviver com eles. Isso talvez seja algo natural do ser humano, alguns poucos conservam amigos de infância, mas o mais comum é deixarmos eles no nosso passado. Primeiro porque nós mudamos e segundo porque nem sempre é possível seguir o mesmo caminho.

Depois desta sensação de vazio, percebemos o quanto os personagens lutam para manterem suas vidas como estão, ignorando a necessidade de ajudar um deles ou mesmo de acreditar no que um antigo amigo está revelando. Neste ponto, é possível sentir a angústia, a dor e a mágoa voltando. Aqueles pequenos desejos de infância tomando novamente corpo e sendo estravazado através de palavras mais maduras. Um sentimento infantil que já deveria ter sido deixado para trás. É dificil acreditar que isso funciona, mas no anime tudo foi bem desenvolvido ao ponto de se ver o quanto os personagens que pensaram ter progredido regrediram em sua miserabilidade.

Por fim, vemos o perdão. Mas ele não vem sem dor, choro, irritações e sem generosidade. 

Tudo isso torna o anime agradável em todos os sentidos. Os traços são simples e bem feitos, as cores normalmente claras trazem a sensação de cenário ameno e as falas, ainda que não pareçam, são bem colocadas. Os sentimentos são transmitidos com clareza pelos personagens, que ao se colocarem numa situação diferente da já vivida mostram o quanto é dificil caminhar sozinho.

Por fim, recomendo que assistam. Recomendo que chorem se quiserem. Mas mais que isso, recomendo que sintam... Porque este é o maior objetivo do anime!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta