Brasil na Nona Arte #1: Valente

Confere aí!

11/03/2014 Última edição em 11/03/2014 às 00:00:00

Eu sou aquele tipo de pessoa chata que gosta de bater na mesma tecla e dizer que temos que apoiar, sempre que possível, o cenário nacional. O "cenário nacional" que eu me refiro neste momento, seria nos ramos das HQs, dos nossos artistas que dão duro para trazerem a nona arte com qualidade pra gente. 

Quem disse que brasileiro não sabe fazer HQs? Ou que as HQs brasileiras não são boas?

E com esse intuito decidi fazer essa nova categoria aqui no blog. Lembrando que não sou, infelizmente, uma especialista em HQs brasileiras (acho que no geral não posso dizer ser uma especialista em HQs, mas fazer o que, eu tento saber um pouco, um dia eu chego lá), porém, farei o possível pra apresentar pra vocês algumas coisinhas, fazendo algumas reviews aqui e outras ali, e tentar despertar o interesse da galera.

Já nessa primeira postagem dessa categoria, quero apresentar pra vocês uma das coisas que mais fiquei feliz de ler em tanto tempo: Valente.

Valente é uma HQ de criação de Vitor Cafaggi. Vitor Cafaggi criou a webcomic Puny Parker, sobre a infância de Peter Parker, e fez as tirinhas do personagem Valente para OGlobo, e eu considero um escritor sensacional. Fez também, com sua irmã Lu Cafaggi, o segundo volume da Graphic Novel MSP: Laços.

Ano passado eu estava passando numa banca, e vi uma HQ de formato diferente com um cachorrinho na capa. Essas coisas me chamam bastante a atenção. Na mesma hora comprei o primeiro volume e decidi dar uma chance, pensei: "Oras, eu já tenho tanta coisa pra ler... mas vou dar preferencia pra esse aqui". Me surpreendi. Valente: para sempre, a primeira HQ de Valente, é de uma sensibilidade incrível. De inicio já me arrepiei com o prefácio escrito pela irmã de Vitor Cafaggi. É uma obra de fácil leitura, os desenhos são incríveis, e ainda conta com uma galeria de convidados no final de todos os volumes.

Valente trata, antes de tudo, sobre a rotina da qual todos passamos: problemas de relacionamento, o final do colégio, início da faculdade. Aqueles dramas de final de adolescência, sabe? Aquela sensação de que encontramos a pessoa certa, mas ela não era tão certa assim. Decepções, tristezas, mais decepções, aquela sensação de tudo estar dando errado na sua vida e querer hibernar, como Valente diz no terceiro volume, hibernar até que tudo comece a dar certo na nossa vida, mas ainda sim com um toque de humor que deixa a HQ mais fofa ainda. Valente é daquelas histórias que entram na sua vida, e conforme você vai lendo, você consegue identificar pessoas que cabem naqueles personagens. Você vê que é uma história de pessoas reais, de personalidades que encontramos sempre por aí. Acho que é um dos motivos de ter me apaixonado tanto por Valente, e com certeza ser uma história que eu vou levar pra sempre comigo.

 

Valente tem três volumes -  Valente: para sempreValente: para todasValente: por opção. Com sorte ainda dá pra se encontrar em alguma banca, mas tem opções de comic shops onlines também. Leiam, e vocês não vão se arrepender <3

Vocês podem acompanhar o trabalho do Vitor pelo seu blog: Puny Parker.

 

Por hora é só, galera. Não deixem de curtir, e claro, não deixem de ler essa belezinha.

Até mais, e obrigada pelos peixes. 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta