Batman vs Superman: Zack Snyder e Chris Terrio não queriam que esse fosse o título do filme
Mais um capítulo da guerra Snyderverso vs Warner...
O ano de 2016 foi marcado por embates entre heróis nas telonas: de um lado, a Marvel com sua guerra civil live action e, do outro, a DC com a luta entre o cavaleiro das trevas e o último filho de Krypton. Mesmo depois de meia década, por bem ou por mal, ambos os longas vez ou outra ganham novamente os holofotes. E com o gancho atualizador que é a Liga da Justiça de Zack Snyder, já era de se esperar que o polêmico Batman vs Superman voltasse a ser assunto. Mas o que ninguém esperava era que o próprio título do filme entraria para a lista de complicações envolvendo DC, Warner e o Snyderverso. Durante o evento online Justice Con, o diretor Zack Snyder revelou que o título final foi o único aprovado pela empresa:
Eu me lembro que tinha um vai e vem com o estúdio. Batman vs Superman: A Origem da Justiça [Batman v Superman: Dawn of Justice, no original] foi o único título que [a Warner Bros] gostou. Toda a coisa do ‘v’ ao invés de ‘versus’, foi uma negociação muito louca. Eu estava tipo, ‘Pessoal, porque a gente não faz algo tipo, Filho do Sol e o Cavaleiro da Noite [Son of Sun and Knight of Night], ou algo que é um pouco mais poético?’ E eles estavam tipo ‘Absolutamente não’ [risos].” (Via Legião dos Heróis e Comic Book)
Apesar de Filho do Sol e o Cavaleiro da Noite ser um título que faz referência a Superman e Batman respectivamente, sua pronúncia no original em inglês poderia soar estranho, pois Son e Sun tem a mesma fonética, da mesma forma que Knight e Night. Já o roteirista Chris Terrio apresentou algumas das opções descartadas pela Warner:
“Eu teria amado algo mais simples tipo ‘Batman e Superman’ ou algo na veia de Homem de Aço que parecesse uma progressão do filme. Por um tempo, falamos sobre, na verdade, mudar pra Liga da Justiça com um subtítulo, para sugerir que esse filme seria o inicio da equipe, mesmo não parecendo. Tipo ‘Liga da Justiça: Fundações’, ou ‘Liga da Justiça: Ascenção’.” (Via Legião dos Heróis e Comic Book)
Com isso, Terrio enfatiza que a harmonia entre os títulos dos longas era algo previsto, porém, foi impedido por ordens “de cima”. Assim como o filme O Cavaleiro das Trevas, O Homem de Aço de 2013 (primeiro longa do universo compartilhado DC) vai na contramão das demais produções ao não levar diretamente o nome do super-herói protagonista. E a ideia de transformar o filme em uma pré Liga da Justiça já com o nome da equipe não foi de toda descartada, já que a palavra “Justiça” consta no título final.
É fato que ter os nomes “Batman” e “Superman” é muito mais chamativo e comercialmente vendável, mas isso evidencia que, na prática, as questões de marketing importam mais do que decisões criativas das pessoas envolvidas na produção. Mas o que você acha de tudo isso? “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” foi a melhor escolha? Não se esqueça de comentar!