O que esperar de Capitão América 4?

O final da série "Falcão e o Soldado Invernal" abre uma vasta gama de possibilidades para o filme protagonizado por Sam Wilson.

30/04/2021 Última edição em 30/04/2021 às 17:35:19

Em abril de 2021 completam-se sete anos do lançamento de Capitão América: O Soldado Invernal e cinco de Capitão América: Guerra Civil, filme que marcou o fim da trilogia protagonizada por Steve Rogers. Mas agora dois outros acontecimentos marcam o mês: o fim da série Falcão e o Soldado invernal e o possível anúncio da produção de Capitão América 4. Mesmo que ainda não tenha título oficial, sinopse ou confirmação, existe uma real chance do projeto ocorrer. Com isso, convém listar algumas opções para o futuro da jornada de Sam Wilson como o novo sentinela da liberdade

A volta de Steve Rogers

Existem diversos rumores sobre o filme, sendo o mais intrigante o que afirma que Steve Rogers, o ex-Capitão América, vai aparecer. Vale ressaltar que o personagem não está oficialmente morto dentro do Universo Cinematográfico Marvel, mas realmente é de se estranhar que em nenhum momento Sam Wilson (Anthony Mackie) ou Bucky Barnes (Sebastian Stan) tenham tido pelo menos a ideia de ir conversar com o amigo. No entanto, Falcão e o Soldado Invernal veio com o objetivo de mostrar a passagem do manto e já que Steve já tinha escolhido Sam, isso não estava aberto à discussão. Uma aparição do ex-Capitão América na série seria redundante, uma vez que ele apenas iria reafirmar sua decisão. Portanto, Rogers pode ainda estar vivo, mas a história do próximo filme precisa ser autônoma para não se ter a sensação de repetição de ideias, pois agora Sam Wilson é de fato o Capitão América e está consolidado como tal. 

Também há rumores de que a Marvel planeja fazer uma versão cinematográfica do Capitão Hydra, mas convenhamos que isso não seria interessante para a memória do personagem. O que dá base ao rumor é o fato de a Marvel estar preparando o terreno para enfim apresentar seu conceito de multiverso, que será estabelecido pós Doutor Estranho No Multiverso da Loucura e reforçado pela animação What If...?. Outra possibilidade de retorno seria como um Skrull, raça alienígena apresentada no filme Capitã Marvel e que tem a habilidade de se transformar em qualquer pessoa. Vale lembrar que uma Skrull apareceu na cena pós-crédito de WandaVision

Capitão Hydra, Steve Rogers idoso e o Capitão América Skrull. Imagens: Divulgação.

O novo Falcão e os Jovens Vingadores

Joaquín Torres (interpretado por Danny Ramirez) conquistou o amor do público desde sua primeira aparição na série Falcão e o Soldado Invernal. E já que agora o título de Falcão está vago, ele poderia muito bem assumir tal alcunha. Além disso, a proposta do personagem casa com o objetivo da Marvel Studios de ser mais diversa, pois ele é filho de imigrantes mexicanos. Outra opção é que o filme possa estabelecer os Jovens Vingadores ou alguma outra equipe adolescente da Marvel como Os Campeões. Isso ganha mais força quando analisadas as futuras produções, que vão contar com a apresentação de diversos heróis jovens como a Gaviã Arqueira Kate Bishop, Miss Marvel Kamala Khan e Coração de Ferro Riri Williams. Isso sem contar Wiccano e Célere, os filhos de Wanda Maximoff que também apareceram na série WandaVision. Sam Wilson seria uma espécie de mentor desses jovens heróis ou até mesmo seu líder.

Outro fator que dá força a essa possibilidade é o personagem Elijah Bradley (curiosamente o ator que o interpreta se chama Elijah Richardson), que é neto de Isaiah Bradley, um super soldado negro que sobreviveu aos experimentos com o soro e que foi desenvolvido na série de Sam e Bucky. Caso o UCM estabeleça que os poderes provenientes do soro podem ser geneticamente herdados, Eli pode vir a se tornar o Patriota, nome pelo qual é conhecido nas histórias em quadrinhos.

Joaquín Torres (Danny Ramirez), Capa de Young Avengers Special (2005) #1 e Elijah Bradley (Elijah Richardson). Imagens: Divulgação

Mas e o vilão?

Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) ainda é um mistério. Um dos produtores da série Falcão e o Soldado Invernal, Nate Moore, disse que a personagem vai ser um “Nick Fury sombrio”. Nas HQs ela já foi a Madame Hydra e na série teve uma pequena porém significativa participação. Valentina demonstrou interesse por John Walker, o agora Agente Americano e apenas o tempo dirá suas verdadeiras intenções. Há quem acredite que ela já esteja criando o grupo Thunderbolts ou até mesmo os Vingadores Sombrios. De todo modo, por ter feito sua estréia na história do novo Capitão América, isso a torna uma forte candidata para ser a futura vilã do filme protagonizado por Sam Wilson.

Porém se ela for mesmo a versão cinematográfica da Madame Hydra, ela ainda poderia ser a vilã principal, mas isso seria pouco provável já que a organização foi usada em todos os filmes do Capitão América. Mesmo que a série Agentes da S.H.I.E.L.D. não seja canônica dentro do Universo Cinematográfico Marvel, muitas de suas tramas também se ligaram à Hydra. Ou seja, seria mais uma vez a Marvel trabalhando com os mesmos conceitos. Só que abordar a Hydra mais uma vez pode ser bom para finalizar de vez a história de Bucky Barnes com a organização e também servir como sua passagem de Soldado Invernal para Lobo Branco. Isso se o personagem for mesmo aparecer no filme.

Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) pode ser a versão cinematográfica da Madame Hydra. Imagens: Divulgação.

Além disso, existe a possibilidade de Sharon Carter ser a vilã já que foi revelado que ela é o Mercador do Poder. Aparentemente Sharon tem intenções não muito amigáveis, mas assim como John Walker ela pode surpreender. Capitão América 4 pode também ser uma mistura de história clássica de super-herói com elementos de críticas políticas e sociais assim como foi Pantera Negra. Por ser um filme com ação, necessita de um vilão com nome e rosto, mas as próprias questões de racismo e preconceito podem ser usadas como o mal a ser enfrentado pelo novo Capitão América negro. Agora que Sam se aceitou como sentinela da liberdade, resta o mundo o aceitar. O roteiro do filme está supostamente sendo escrito por Malcolm Spellman e Dalan Musson, que também tiveram participação em Falcão e o Soldado Invernal. Então se você gostou da série, já pode começar a criar altas expectativas.

E se você quiser conferir minha crítica detalhada da série Falcão e o Soldado Invernal, basta clicar no vídeo abaixo! 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta