Anime de Menino e Anime de Menina
Você acredita que existem animes só para meninos e outros só para meninas?
Não sei quanto a você, porque a minha geração é um pouco mais velha, mas a verdade é que na minha época (coisa de velho dizer isso) havia brinquedos de meninas e brinquedos de meninos, assim como havia desenhos para meninos e desenhos para meninas. Talvez o problema não fossem nossos pais, talvez o problema, naquela época, fosse a sociedade. Ou talvez o problema fosse que antigamente as pessoas carregavam tanto preconceito dentro de si mesmos que isso acabava criando gêneros de objetos.
Na minha época, era um pouco "feio" uma menina dizer que gostava de "Cavaleiros do Zodíaco" e que gostava de brincar com "bonecos de ação". Eu nunca ganhei um único "Lego". Porque antigamente não se faziam muitos "Legos" para meninas e os dos meninos eram muito mais fáceis de se achar. Em compensação, ganhei muitas "Barbies". Mas não se enganem, não é que eu não gostava de bonecas (não gostava muito mesmo), o fato é que naquela época, eu era incapaz de entender porque o meu irmão tinha brinquedos totalmente diferentes dos meus.
Mas, e ai? Você vai dizer que não tem nada a ver com isso... Mas a verdade é que muitas vezes você diz: este anime é de menina, este anime é de menino. Caro leitor, você está se comportando como seus pais ou mesmo como os "meus pais". Isto é, você está dando gênero que realmente se faz desnecessário. Veja só.
Deixa eu te fazer uma pergunta, você gosta de "Card Captor Sakura?", se a resposta foi "não", eu tenho que te dar meus pêsames, pois seu gosto por animes é bastante duvidoso (brincadeira). Mas normalmente a resposta é sim. E por que tanto garotas e garotos gostam da "fofa" Sakura? Ou por que gostam tanto do anime? Afinal, ele é classificado como um "anime para meninas". O fato é que não tem como dizer o motivo certo, mas a verdade é que o gosto é o mais importante.
Ah, mas o anime é mais "rosa"... Sinceramente, não são as cores e os traços que definem se o anime é de menino ou de menina. No Japão, eles têm este costume triste de classificar entre Shoujo e Shonen (basicamente), mas o que atrai os olhares de meninos e de meninas é a história. Claro que um garoto pode curtir um anime como "Karekano" (classificado como anime Shoujo) e uma garota pode se apaixonar por "Naruto" (classificado como anime Shonen). Para ser sincera, "Inuyasha", que é um anime Shonen, atrai muito mais garotas do que garotos.
O problema é que as pessoas se apegam a classificações erradas. Não se deve julgar um anime pelo que ele se "classifica", mas pela a história que propõem, pelos dramas que apresenta e, mesmo, pelo conjunto da obra (animação, música e desenvolvimento).
VS
Os gostos pessoais são muito diversificados e simplesmente colocar em duas caixas (basicamente) o que cada pessoa pode ou deve assistir é jogar a individualidade de cada um no lixo. Ora, ser uma garota e gostar de animes com pitadas mais "violentas", "tensas", com "lutas", com "muita ação" não é mais do que o natural, pois não se pode dizer que estas caracteristicas são apenas para garotos. Quem disse que garotas não gostam de lutas? De um pouco ou muito de violência ou mesmo de "ação"? O mesmo é verdadeiro para os meninos. Acho muito justo garotos gostarem de animes que tratando mais de relacionamentos entre pessoas e mesmo de animes mais fluidos. Porque cá entre nós, gosto não se discute.
Acho que as pessoas devem parar de rotular as coisas. Brinquedo de menino e brinquedo de menino, roupa de menino e roupa de menina, cor de menino e cor de menina, anime de menino e anime de menina. Quem decide isso? Quem foi que deixou escolherem o que eu gosto e o que eu não gosto? Quem falou que aquele anime é para menino e não serve para meninas? Por que nos importamos tanto para isso?
Numa sociedade onde brigamos por direitos iguais, nada mais justo que lembrarmos que... Nos animes, o mais importante é a história que assistimos, as lições que aprendemos e o quanto nos divertimos ou nos emocionamos vendo a trama se desenvolver! Sim, esqueça aquele conceito antigo que vem dos nossos pais, se permita gostar do que te agrada e não aquilo que lhes é imposto!

Os melhores animes dos anos 90

Animes mais esperados para 2025

Top 10 aberturas de animes mais assistidas
