Da Série Clássicos: POKÉMON
Confere aí!
Pokémon, temos que pegar! Temos que pegar! Pokémon...
E lá vamos nós para mais um clássico do mês.
Pokémon está voltando a ser motivo para discussão, mas, quando foi que Pokémon deixou de ser assunto? Que eu saiba, nunca.! São os jogos, os animes, os brinquedos, os mangás e tudo mais que vem junto com a franquia.
Se existe uma franquia que só expande, com toda certeza, Pokémon é uma delas. Então, por nunca ter deixado sua essência de lado, por sempre estar na mídia, por estar sempre inovando, Pokémon é e sempre será um clássico.
Eu duvido muito que você não conheça Pokémon. Se você não conhece, por gentileza, volte para as profundezas de sua caverna. Mesmo assim, vou te dar uma colher de chá (como sempre, porque sou muito generosa).
Antes de qualquer coisa, vou adiantar que primeiro falaremos do anime e depois entraremos em outras questões, já que o foco aqui é animes e mangás, ok?
Tudo começa com o jovem e irresponsável Ash Ketchum, 10 anos, que, chegando atrasado para o início da sua jornada Pokémon (dormiu demais) foi obrigado a levar um Pikachu (rato elétrico amarelo). No entanto, este Pikachu tem uma personalidade forte. Durante suas aventuras para se tornar um mestre Pokémon, ele faz novos amigos: Brock e Misty que o acompanharam em grande parte dessa jornada.
Outros protagonistas incluem Tracey, May e Max, Dawn, Iris e Cilan, Serena, Clemont e Bonnie.
Durante toda a série, há a presença da Equipe Rocket e seus três integrantes mais famosos: Jessie, James e Meowth, que sempre começam suas aparições com o seguinte bordão:
“Prepare-se para encrenca.
Encrenca em dobro (...)”
A Equipe Rocket tem muitos objetivos dentro do anime, mas um dos principais é capturar/roubar Pokémon com habilidade raras ou que sejam definitivamente raros, formando um exército para dominação global.
Aliás, como já disse, o Pikachu de Ash é um destes Pokémon e o trio quer pegá-lo.
Ash vai passando por várias regiões ao longo de sua jornada, como a de Kanto, a de Jotho, a de Hoenn, a de Sinnoh, a de Unova e a de Kalos. E assim, junto aos seus amigos, exploram o maravilhoso mundo dos Pokémon.
Vamos falar um pouco de alguns personagens? Vou falar principalmente daqueles mais clássicos, que tiverem sua vez na primeira longa temporada de Pokémon no Brasil.
Ash Ketchum, o personagem principal. Ele nasceu na cidade de Pallet, na região de Kanto. É um garoto que quer se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo, partindo em jornada com esse objetivo em mente. Ash tem uma personalidade irritável, impulsiva e muito ingênua, mas, ao mesmo tempo, é energético, alegre e bondoso. Seu estilo de batalha é descuidado e apressado, quase sempre envolvendo bater de modo rápido, contínuo e pesado, fazer coisas inesperadas e, geralmente, usar um tipo de Pokémon que possui desvantagem em relação ao do oponente.
Misty é a atual líder do Ginásio da Cidade de Cerulean. Ela entrou na história logo no primeiro episódio, quando Ash “sem querer” rouba a bicicleta dela. A partir disso, ela segue nosso treinador em sua jornada esperando que ele pague a bicicleta dela. Só volta para casa quando ganha uma bicicleta nova.
Misty é uma ruiva de personalidade muito forte, mas mesmo assim é muito meiga e ama, acima de tudo, os Pokémon aquáticos.
Nos primeiros episódios, Misty demonstra um temperamento egoísta e pouca paciência. Conforme a série avança, torna-se mais gentil e sensível. Apesar de ter uma veia romântica, Misty critica Brock quando ele se apaixona por alguma garota, puxando-o pela orelha. Ela tem uma leve rivalidade com Ash e pavor de Pokémons do tipo Inseto. Misty deseja se tornar uma excelente treinadora de Pokémon do tipo Água, apesar de ser zombada por suas irmãs.
Brock era o líder de ginásio de Pewter. Na ausência de seus pais tomava conta de seus irmãos. Após ser derrotado por Ash e seu Pikachu, o pai de Brock, Flint, ressurge deixando Brock partir junto com Ash e Misty. Brock tem o objetivo de se tornar um Criador Pokémon. Durante suas viagens ele anota tudo sobre criação Pokémon, procurando descobrir o máximo possível. Mais adiante, dá um novo rumo à sua vida, estudando duro para se tornar um Doutor Pokémon, um médico especializado Pokémon.
Brock é um mentor e voz de autoridade para Ash, sendo a figura mais madura do trio. Apesar disso, Brock possui o defeito: se apaixonar loucamente por mulheres bonitas, especialmente Enfermeiras Joy e Policiais Jenny. Porém, sempre suas tentativas de flerte são interrompidas.
Equipe Rocket é uma organização criminosa. Os três principais (personagens) que aparecem da equipe é Jessie, James e Meowth, que são vilões recorrentes que servem de alívio cômico, tendo seus planos de roubo de Pokémons arruinados pelo protagonista Ash Ketchum e seu Pikachu, a quem o trio sempre tenta roubar. Eles aparecem em todos os episódios, com exceção do primeiro, em que Ash Ketchum conhece pela primeira vez o Pikachu.
Jessie é a cabeça da dupla e também a primeira a tomar alguma posição contra o inimigo. Toda essa braveza talvez se deva a sua difícil e pobre infância. Ela fica deprimida quando James fala de sua infância, cheia de doces e diversão.
James nasceu em uma família muito rica e seu melhor amigo era um Growlithe, presente de seus pais. Até que um dia os pais de James decidiram casar o rapaz com uma garotinha rica, mimada e de personalidade extremamente dominadora, chamada Jessiebelle. Diante de tudo isso, James fugiu de casa e entrou em uma gangue de ciclistas na cidade de Sunny até ingressar para a famosa Equipe Rocket.
Meowth , apesar de ser um Pokémon, é um integrante com voz ativa na dupla Jesse e James. Quando era um pequeno Pokémon vira-latas, se apaixonou por uma Meowth fêmea rica chamada Meowthzie. Sabendo que a diferença de condições entre os dois o impedia de conquistá-la por meios normais, ele tentou impressioná-la o mais que pôde, mas foi aí que ele recebeu o desprezo dela, que passou a considerá-lo uma aberração. Depois disso, decidiu se juntar à Equipe Rocket, pois o nome da organização foi a primeira palavra que Meowth aprendeu a falar.
Existem muitas histórias sobre Pokémon, mas a verdade é uma só: Pokémon veio para ficar. Ainda mais que a Nintendo lançou Pokémon Go, é uma certeza que o jogo e o anime vão disparar no interesse de todos.
Aliás, você já pegou o seu Pokémon? Se não pegou, você tem que pegar!
Pokémon foi criado por Tajiri, que teve a ideia de Pokémon por volta de 1989 ou 1990, quando o Game Boy foi lançado. O conceito de Pokémon foi inspirado no passatempo do diretor executivo Satoshi Tajiri de colecionar insetos quando era criança.
Basicamente os jogadores dos jogos são chamados de Treinadores Pokémon e possuem praticamente dois objetivos: completar a Pokédex (capturar todos os Pokémons) e treinar seu time de Pokémon para competir contra o time de outros treinadores e, eventualmente, se tornar o mais forte treinador: um Mestre Pokémon.
O conceito de fazer a jornada Pokémon está presente em todas as versões da franquia Pokémon, incluindo nos jogos, no anime e na série de mangá e no jogo de cartas.
Como curiosidade, pode-se dizer que o nome Pokémon é uma abreviação da marca japonesa Pocket Monsters. Este termo, além de se referir a própria franquia Pokémon, também se refere as 721 espécies (atualmente) de ficção que aparecem na mídia de Pokémon.
A palavra "Pokémon" é usada no singular e plural para o nome individual de cada espécie; a gramática correta é "um Pokémon" e "muitos Pokémon", bem como "um Pikachu" e "muitos Pikachu".
Existem ainda algumas curiosidades sobre Pokémon:
1ª) Em 2008, cientistas japoneses descobriram uma proteína e nomearam ela de “Pikachurin”, porque funcionou muito bem com a eletricidade.
2ª) Hitmonchan e Hitmonlee baseiam-se em Jackie Chan e Bruce Lee, respectivamente.
3ª) Ninetales foi inspirado na mesma lenda japonesa que Naruto!
Se não bastasse ser divertido o anime, fantástico o jogo e hipnótico todo o mundo Pokémon, a música de abertura, é, com toda certeza, uma das coisas que mais encanta. Segue ai em baixo a abertura clássica, porque, cá entre nós, o clássico é sempre melhor.
Não vou me estender, pois, eu sei que você que é jogar Pokémon Go, se divertir no seu game ou assistir em sua televisão, mas fica aí em baixo um vídeo para você se lembrar dos melhores momentos de Pokémon! Aproveite, divirta-se e lembre-se: Pokémon é um clássico!

Review: Jaku-Chara Tomozaki-kun

Da Química à Física Quântica — Explorando a Ciência por trás dos Anime

Uma Viagem entre Mistérios, Lutas Épicas e Laços Inquebráveis
