Touhou Genso Rondo: Bullet Ballet

Confere aí!

14/09/2016 Última edição em 14/09/2016 às 00:00:00

Por: TairaPanda

Desviar de centenas de projéteis voando para todos os lados da tela formando belos desenhos geométricos. À primeira vista, parece impossível alguém jogar algo assim, mas muitos japoneses são viciados nesse jogo e sua história que envolve Mikos (sacerdotisas), Yokais, vampiros e fantasmas. Hoje vamos conhecer Touhou Genso Rondo: Bullet Ballet para Playstation 4.

Touhou é uma popular série de doujin games criadas por Jun´ya Ota, mais conhecido como ZUN. Doujin Games são jogos feitos por fãs ou artistas independentes, muitas vezes como um hobby sem a intenção de vendas em larga escala, por não terem o apoio de grandes empresas nem marketing, e acabam sendo populares apenas dentro do circulo de fãs. ZUN produziu quase todos os jogos da série Touhou sozinho, desde a parte musical e gráfica até a programação em si. O primeiro game foi criado em 1996 e, durante esses 20 anos, a série ganhou a admiração de muitos fãs que, além de apoiarem o projeto, também utilizam o universo de Touhou para criar seus próprios trabalhos.

Hoje Touhou é considerado um dos maiores circulos de criação do Japão. É possível encontrar fan-arts, mangás, CDs musicais e diversos outros trabalhos produzidos por fãs. Infelizmente, apesar do tamanho sucesso no Japão, Touhou ainda é pouco conhecido no ocidente e só agora algumas empresas se interessaram em trazer esse grande universo para os ocidentais. Touhou Genso Rondo foi criado pela CUBETYPE em 2012 e vendido no COMIKET 82; em 2015, recebeu uma versão para Playstation 4 no Japão e agora chega ao ocidente através da NIS America.

Touhou Genso Rondo: Bullet Ballet é um jogo de batalha 1vs1 em que o objetivo é derrotar o oponente zerando seu HP por meio de ataques físicos ou disparos. O game possui 10 personagens diferentes e 5 mapas. A história se passa em Gensokyo, uma área em que humanos e yokais coexistem. Durante o modo história, é possível conhecer um pouco de cada personagem e sua interação com os demais habitantes.

É muito importante ver o tutorial no menu principal antes de começar a aventura. No início, o jogador pode ficar perdido, pois o tutorial é um pouco longo e passa muita informação de uma só vez. Mas não se preocupe em aprender todos os detalhes de primeira, foque no conceito básico, desvie dos projéteis do inimigo e utilize seu ataque para zerar o HP do adversário. Com o passar do tempo, o próprio jogador vai se acostumando ao tipo de jogabilidade e estratégias que cada personagem proporciona.

Os personagens podem se movimentar livremente dentro da arena circular, o jogador pode utilizar o botão de "Dash" para dar rápidos movimentos pela tela e esquivar dos disparos ou utilizar o botão de bloqueio para movimentar-se lentamente, aumentando assim sua precisão de movimento. Quando o adversário se aproximar demais, é possível utilizar golpes corpo a corpo e tirar uma quantidade alta de HP, mas a maior parte do tempo a luta acontece à distância por meio de disparos e esse é o ponto forte do jogo.

O segredo é não tentar atingir o inimigo apenas com o disparo em linha reta, pois é fácil de esquivar. A estratégia está em utilizar cada um dos 9 tipos de disparo para criar armadilhas e limitar a área de movimentação do oponente. Os personagens possuem os mais variados tipos de disparos, como tiros teleguiados, raios laser, projéteis que quicam pela arena ou até mesmo disparos que fazem curvas e acabam criando diversos desenhos geométricos na arena inteira para que o oponente precise desviar com cuidado.

Para alternar entre os tipos de disparos é simples, cada personagem possui 2 botões de disparo o "main" e o "sub", cada um possui uma barra mostrando a disponibilidade, quando ela zerar é preciso esperar que ela recarregue automaticamente. Existe também o botão do disparo especial. Esse disparo é mais forte e difícil de esquivar, mas não recarrega automaticamente, ele utiliza a barra de "Charge", e para recarregá-lo é preciso desviar bem próximo ao projetil do inimigo. A barra de charge também serve para utilizar uma barreira que elimina todos os projéteis próximos em caso de emergência. Cada um dos 3 tipos de tiro possuem 2 versões alternativas ao serem utilizadas enquanto executar o "dash" ou o botão de bloqueio, sendo assim, um total de 9 disparos diferentes para serem utilizados em batalha.

Quando o jogador possui uma barra de "charge" e uma bomba, é possivel entrar em modo SPELL, que transporta a partida para uma tela vertical em que o personagem que utilizou o SPELL ganha uma barra de HP temporária e fica na parte superior atacando o adversário por 20 segundos ou até sua barra de HP zerar.

O game possui os modos:

  • Story Mode: Curtas histórias contando um dia na vida de cada personagem por meio de diálogos entre as batalhas. Descubra porque os humanos pararam de visitar o templo Hakurei, ajude Marisa a encontrar todos os volumes de um livro misterioso, participe do Torneio de Remilia, entre outras histórias.
  • Arcade Mode: Semelhante ao modo "survival" em outros jogos, teste suas habilidades derrotando o maior número de adversários utilizando uma barra de life.
  • Boss Rush: Nesse modo, o adversário entra automáticamente em modo SPELL no início da partida, o objetivo é sobreviver ao maior número de adversários.
  • VS Mode: Batalhas livres offline. É possível jogar contra um amigo utilizando 2 controles.
  • Online: Batalhas online, é possível entrar em batalhas rápidas contra outros jogadores ou no modo Ranqueado que possui um quadro de posicionamento.

Bullet Ballet é uma ótima forma de ingressar nesse universo de Touhou. Com uma jogabilidade gostosa e seus gráficos simples e bonitos podem acabar passando a ideia de um simples game "de navezinha", mas logo ao familiarizar-se com a mecânica do jogo, já é possível perceber a complexidade que uma simples batalha pode resultar. O game garante muitas horas de diversão, buscando criar estratégias de ataque e aprendendo os padrões de disparo para penetrar a defesa de cada personagem.

Prós:
+ Controles simples que se adaptou bem ao DualShock 4.
+ 10 personagens disponíveis com atributos e ataques diferentes proporcionando diversas estratégias.
+ Gráfico simples e agradável que não atrapalha a visualização dos projéteis durante as batalhas.
+ Proporciona um nível de desafio adequado e progressívo durante o jogo, sendo possível se divertir mesmo sendo iniciante.

Contras:
- Tutorial não interativo e longo, o que pode assustar novos jogadores.
- Poucos jogadores online e sistema de salas online muito simples sem comunicação.
- Poucos mapas disponíveis.
- Preço de lançamento elevado.

Nota 8/10

Para mais notícias e reviews, curta a Akiba’Spot.

Galeria de Imagens

Touhou Genso Rondo Bullet Battle

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta