The King of Fighters XIV - Review

Confere aí!

28/08/2016 Última edição em 28/08/2016 às 00:00:00

The King of Fighters se consolidou como um clássico dos jogos de luta. A série teve início em 1994 como um crossover, com um elenco composto de personagens de outras séries da SNK, como Art of Fighting ou Ikari Warriors. Desde então, KOF cresceu em popularidade e ganhou vários jogos – The King of Fighters XIII foi o último jogo, lançado em 2010.

Agora, seis anos depois, a SNK lançou The King of Fighters XIV. A primeira diferença notável em relação aos títulos anteriores é o estilo artístico. Até então, a série KOF tem utilizado sprites pintados em pixel art. KOF13 chegou a usar modelos 3D, porém apenas para a confecção de sprites: os modelos foram pré-renderizados e então pintados por cima, transformados em sprites.

King of Fighters XIV fez a transição completa ao 3D, com modelos renderizados em tempo real. Isso trouxe desafios à equipe de desenvolvimento, como por exemplo deixar o movimento dos personagens igualmente dinâmicos como nas edições 2D da série – e a equipe conseguiu com sucesso completar esse objetivo. As animações são fluidas e passam os mesmos sentimentos das versões anteriores do KOF: personagens como a Sylvie Paula Paula (inspirada na Kyary Pamyu Pamyu) tem ótimas animações que mostram toda a sua personalidade. O único problema com os modelos 3D foi a falta de atenção às colisões: em animações simples, como por exemplo a Mai Shiranui parada, é possível ver parte de sua roupa atravessando seu corpo.

Junto com a mudança da arte, King of Fighters XIV também trouxe um ar mais leve para a série. O modo história apresenta o novo chefe de KOF, chamado Antonov. Comparado com antigos vilões da série, como Rugal, Antonov é simpático, engraçado e honrado. Antonov também trouxe bastante humor ao jogo: as conversas entre Antonov e seu secretário são baseadas nos Manzais, Stand-Ups japoneses onde um homem sério (boke) discute algum assunto com um homem bobo (tsukkumi) de forma humorística. Além das cutscenes com Antonov, cada equipe tem algumas cutscenes especiais contando sua ação dentro do torneio. Para jogadores veteranos, existe bastante referência a acontecimentos passados, mas também há muito conteúdo novo para os jogadores recém-chegados.

Outro ponto positivo para quem é novo na série é o sistema de combate. Existe um tutorial dentro do jogo ensinando o que cada ação e comando faz, além de um modo de missões que ensinam como fazer combos mais elaborados. O jogador que não quiser se dedicar a aprender os combos mais elaborados pode recorrer ao combo automático, bastando atacar com o soco fraco diversas vezes para que o jogo execute um combo padronizado.

The King of Fighters XIV é um bom jogo de luta e garante horas de diversão tanto nos modos single-player quanto no online ou multiplayer. Existem vários personagens para serem selecionados e muitos artigos desbloqueáveis, como imagens ou cutscenes.

Pontos positivos:
+ Com exceção da dublagem, o jogo está totalmente em português.
+ Diversos personagens para serem escolhidos.

Pontos negativos:
- Os gráficos deixam um pouco a desejar.


Nota final: 9/10

The King of Fighters XIV




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta