Review - Atelier Escha & Logy Plus: Alchemists of the Dusk Sky

Confere aí!

15/02/2016 Última edição em 15/02/2016 às 00:00:00

Atelier Escha & Logy Plus: Alchemists of the Dusk Sky - Akiba'Spot Review


A série Atelier, desenvolvida pela Gust, fez sua estreia no ano de 1997, para Playstation, com o jogo Atelier Marie: The Alchemist of Salburg. Desde então, a série veio evoluindo, principalmente no aspecto gráfico, mas sem perder sua essência. Publicado pela Koei Tecmo no ocidente, Atelier Escha & Logy Plus: Alchemists of the Dusk Sky é o segundo episódio da última trilogia Atelier, a saga Dusk.

Escha & Logy Plus conta a história dos dois protagonistas que são chamados para trabalhar no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da remota cidade de Corseit. Escha é uma menina nascida na cidade, filha de cultivadores de maçãs, e única pessoa local capaz de usar alquimia. Já Logy é um alquimista da capital, pouco familiarizado com o modo de vida arcaico do interior.

Após eventos catastróficos conhecidos como The Dusk, a humanidade se foca no esforço por encontrar e recriar tecnologias da Lost Alchemy e, assim, evitar uma nova tragédia. O trabalho de Escha e Logy é ajudar a população a se recuperar desses eventos enquanto exploram ruinas locais. A trama se desenvolve através de duas rotas, uma para cada protagonista. Ambas se mantêm fiéis ao plot, mas há diferenças em eventos e na sequência dos acontecimentos entre um e outro.

A versão PLUS traz diversas novidades em relação à original, como eventos e cenas inspirados no anime lançado em 2014. Além disso, novas missões e “bosses” foram adicionados. A  Koei Tecmo também disponibilizou uma DLC especial para quem comprar o game nas primeiras semanas, contendo roupas adicionais para os personagens.

A arte de Atelier Escha & Logy Plus: Alchemists of the Dusk Sky mantém o belo trabalho apresentado nos games da série lançados para PS Vita. O acabamento dos cenários e a riqueza nos detalhes são capazes de cativar o jogador desde o início, assim como o design dos personagens. Tudo flui lindamente, exceto por leves quedas no frame rate em alguns momentos, mas nada que comprometa a diversão.

Se no aspecto visual o game é de encher os olhos, o áudio parece não ter recebido a mesma atenção. Isso não significa que seja ruim ou mal feito. Os temas são agradáveis, mas em alguns momentos do jogo (como durante as batalhas, por exemplo), parecem não dar ritmo à ação. A dublagem em inglês é bem feita e há uma DLC com o áudio original em japonês, onde Escha ganha dose extra de fofura.

Uma das mudanças mais notáveis foi na mecânica de combate do jogo. O sistema de suporte, tanto defensivo quanto ofensivo, aumenta em muito a dinâmica das batalhas. Uma novidade em relação ao game original é a possibilidade de utilizar Nio na sua party. É possível utilizar skills, magias e, é claro, itens confeccionados no atelier.

O Atelier, obviamente, é parte fundamental do game. Você passará boa parte do tempo confeccionando itens, armas, poções etc. À medida que os personagens evoluem, vão aprendendo novas habilidades e técnicas de alquimia. Além de compor uma grande parcela das missões e requests, o trabalho no atelier desencadeia uma série de eventos que aumentam a interação e intimidade entre Escha e Logy.

Fora das batalhas, você se divide entre os cenários da cidade de Corseit e o World Map. Na cidade você acessa o atelier, faz relatórios de suas missões e trabalhos e interage com os outros personagens do game. No World Map, você sai para explorar as ruínas e cumprir algumas quests, como coletar determinados materiais.

Atelier Escha & Logy Plus: Alchemists of the Dusk Sky é um daqueles jogos capazes de cativar desde o primeiro minuto e prender o jogador por horas. O problema é que o excesso de missões e tarefas do trabalho no setor de R&D faz com que a história perca um pouco do foco. No geral, é um game recomendado para fãs da série, do anime e qualquer um que busque um JRPG leve e divertido para se ter no bolso e jogar a qualquer hora.

Para mais imagens e novidades, curta a página do Akiba'Spot.

Score: 8.5/10





Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta