Quer começar a ler mangas? Veja as recomendações da Blast (Parte I)

Se você tem interesse em ler mangas, mas não sabe muito bem por onde começar, clique nesse post e se aventure pelas dicas da Blast

20/04/2021 Última edição em 20/04/2021 às 11:18:32

Galera, é muito comum terminarmos um bom anime, e ficarmos com aquela sensação de "quero mais". É quase como se nunca estivéssemos satisfeitos com o anime em si. Precisamos rever, assistir vídeos de teoria, conversar com alguém, colocar a música de abertura na nossa playlist, e continua insuficiente. Em toda roda com amigos, ficamos com aquela vontade de mencionar o anime, ou torcer para que alguém o mencione, para que possamos falar mais sobre.

Uma alternativa para situações assim é buscar o Manga. 

Lá, sim, vocês terão mais conteúdo, mais respostas e poderão ter a sensação de estar completo. 

Todavia, para muitos de nós, há uma certa dificuldade em ler mangas. Não por falta de domínio da leitura, nem por não gostar, mas simplesmente não estamos acostumados a isso. E está tudo bem! Nunca fomos ensinados a ler mangas. Nas escolas, os professores distribuem gibis, HQs, mas o formato é bem diferente, e você sabe disso. 

Portanto, a maior sugestão para quem não se ambientou nem se acostumou com a leitura de mangas, é justamente começar a ler mangas. Parece óbvio e preguiçoso da minha parte sugerir que a solução para seu problema é o próprio problema. Mas é verdade! Pensei em todas suas dificuldades, desde seu nascimento até dias atuais. Se você não sabe dirigir, a melhr forma de aprender é entrar em um carro com um instrutor capacitado e, veja só, começar a dirigir. 

Então, o que proponho aqui é um desafio a si mesmo: pense no seu anime favorito. Aquele que você revê sempre que possível. Aquele que você entra no facebook para debater e discutir em grupos, páginas ou aonde que seja possível. Então, pense nesse anime, e busque o manga deste anime na internet (de forma lícita, claro amigos ;) ) e inicie por ele. 

Ain, Jack, mas o anime que eu amo de paixão não tem manga. Eaí, hein? O que faço com seu método? Não tá funcionando comigo!!

Nesse caso, leitor anônimo, basta você pensar no seu SEGUNDO anime favorito, e vai descendo até achar um que possua um manga. Garanto que não vai demorar muito, e você encontrará seu manga ideal. 

Ah, é! Então tá muito fácil! Valeu, Jack!

Opa, é meu prazer lhe ajudar, leitor anônimo! 

Seguindo com a ideia, preparei aqui algumas sugestões de mangas que deram origem a grandes animes da nossa geração. Para facilitar a leitura, as dicas foram quebradas em dois posts (em caso de dúvidas, saiba que este é o primeiro)

1º) DEATH NOTE

Escrito por: Tsugumi Ohba
Ilustrado por: Takeshi Obata
Editoração brasileira: JBC
Público-alvo: Shonen
Período de publicação:  1 de janeiro de 2003 – 15 de maio de 2006
Volumes: 12

Já fizemos trocentos posts aqui na Blast explicitando nosso amor imparcial por esse obra-prima . Caso queiram, deem uma olhada nos posts para se aventurarem por essa obra. 

Tudo que posso dizer aqui, é que o manga é ainda melhor! 

2º BOA NOITE, PUNPUN

Escrito por: Inio Asano
Ilustração: Inio Asano
Editoração: Editora JBC
Revistas: Weekly Young Sunday; Big Comic Spirits
Público-alvo: Seinen
Período de publicação: 15 de março de 2007 – 2 de novembro de 2013
Volumes: 13

Um dos nossos parceiros, Akiba'Spot, fez um post bem legal sobre esse manga, que você deveria conferir aqui.

Boa noite, Punpun, conta a história de Onodera Punpun, um menino que vive no Japão. O mangá segue a evolução de Punpun, trazendo a história de 4 fases de sua vida: escola primária, secundária, colégio, e o início da fase adulta. Com um pai alcóolatra e o relacionamento tóxico de seus pais. Cabe lembrar que o manga é bem forte, então sugiro apenas para quem é fã de estilo seinnen. 

3º) GIVEN!

Escrito e Ilustrado por: Natsuki Kizu
Editoração: Shinshokan
Público-alvo: Josei/Shojo
Período de publicação: 30 de abril de 2013 – presente
Volumes: 6

Eu particularmente não sou muito fã de animes shojo. Mas assisti alguns episódios de Given, e a história parece bem legal. 

O manga conta a história de um grupo de 4 alunos de uma banda de rock em busca de fama, e relações românticas que surgem entre eles:  o guitarrista Ritsuka Uenoyama e o vocalista Mafuyu Satō, e entre o baixista Haruki Nakayama e o baterista Akihiko Kaji. Já dá para imaginar como estas relações se complicam e cruzam com a busca pela fama dessa banda amadora de rock. 

Deixem seus comentários nessa parte 1.

Já leram alguns mangas?

Quais?

Como foi a experiência na leitura destes mangas?

Conta para gente, e enriqueçam esse post com mais dicas.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta