Okami: O Japão em um Jogo 2 - parte 2

Confere aí!

24/05/2016 Última edição em 24/05/2016 às 00:00:00

Nesta segunda e última parte, conheça mais curiosidades sobre o jogo, seus personagens e suas referências a cultura japonesa.

Se, ao jogar Okami notar alguma característica com Legend of Zelda, não será mera coincidência! O diretor Hideki Kamiya, fã proclamado de Zelda, admitiu que se inspirou nos jogos da franquia. Outra curiosidade é o "Celestial Blush", onde permite que o jogador desenhe na tela através do controle, infelizmente a ideia diferente não foi bem aceita para quem jogou no Playstation 2, sendo um fracasso e recompensado no Nintendo Wii já que a precisão era muito melhor.

Okami além de ser referência a cultura japonesa, também foi referência a outros jogos. O jogo Street Fighter IV, da Capcom, é confirmado de ter modelos inspirados em Okami com imagens feitas a mão e efeitos de pinceladas. Também o produtor do jogo Prince of Persia (2008), Ben Mattes, cita Okami como uma grande influência. Além disso, a personagem Amaterasu é jogável em Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds.

No jogo, Nippon é o país por onde se passa a história mas, na vida real, Nippon e Nihon são antigos nomes no que o Japão é chamado, sendo seu significado o termo mais usado para nomear o país: Terra do Sol Nascente.

Agora, conheça mais personagens inspirados em lendas, deuses e símbolos da cultura japonesa:

Orochi:

No jogo, Orochi é uma gigantesca serpente de 8 cabeças, onde cada uma possui uma habilidade específica. Na mitologia e no folclore japonês, existe uma serpente/dragão de 8 cabeças chamada: Yamata no Orochi. Orochi travou uma terrível batalha contra o Deus Susanoo, onde perdeu sua calda que é encontrada como um dos Três Tesouros Sagrados do Império Japonês.

Yami:

Yami é considerado o arqui-inimigo de Amaterasu seno o chefe final do jogo. Sua forma parece ser inspirada nos Yokais, demônios e fantasmas do folclore japonês.

Ninetails:

Em Okami, Ninetails é uma grande raposa de nove caldas que governa a Oni Island. No folclore japonês, a Kitsune é uma raposa sábia e poderosa que podia ter até nove caldas e assumir a forma humana. São vários os tipos de Kitsunes, sendo a Kyuubi a mais conhecida por causa dos animes Naruto/Naruto Shippuden e em Pokémon, por causa do pokémon Ninetales.

Spider Queen:

Chefe de Tsuta Ruins, Spider Queen é uma aranha gigante com tronco e cabeça de mulher. Não possui olhos no rosto, sendo estes localizados em seu abdômen e se parecem com flores. No folclore japonês, Joroguma é uma Yokai descrita como uma aranha gigantesca que possuía a cabeça de uma mulher. Ela podia se transformar em humana e caçar suas vítimas.

 

E assim termina a segunda e última parte sobre Okami. Se você se interessou por alguma lenda dessa ou da parte anterior e quer que seja tema do próximo post, comente informando qual foi a sua escolha. Ou se tem um pedido para o próximo tema, também deixe sua sugestão. Até a próxima semana!

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Nipo, Wikia, Mitologia e Lendas e Predomínio do Terror

Imagens: Google e Imgur




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta