O Mestre do terror oriental: Junji Ito

Confere aí!

30/10/2015 Última edição em 30/10/2015 às 00:00:00

Aproveitando que estamos em semana de Halloween, vamos a algumas curiosidades sobre um dos maiores mestres do terror do oriente, Junji Ito.

Junji Ito nasceu no distrito de Gifu, em Chubu, no Japão, no ano de 1963.

Considerado um dos maiores autores de Terror, ele tem como principal influência Kazuo Umezu (pai dos mangás de horror).

Com sua primeira obra de sucesso, “Tomie”, conquistou o prêmio “UMEZU” em 1987, julgado e entregue justamente por seu grande ídolo Kazuo Umezu. (que loco!)
 

Junji Ito Tomie - 1987 Kazuo Umezu


Outra referência de Ito é H.P. Lovecraft, a quem ele é muitas vezes comparado pela forma como escreve suas obras, com tramas diferenciadas, ligadas ao psicológico e a seres longe da compreensão humana, com os personagens passando por situações perturbadoras, conseguindo atingir da mesma forma os leitores.

Suas obras mais famosas são Tomie (1987), Uzumaki (1998/1999), Gyo (2002) e The Enigma of Amigara Fault (2003), considerado o mangá mais assustador de todos os tempos pela revista Mundo Estranho, edição de Maio, 2012.
 

Tomie Uzumaki Gyo E. of Amigara Fault 


Ito desenvolveu um tipo de terror que não apela para o lugar comum, como mutilações, pedofilia e essas coisas, utilizando um terror mais psicológico, onde os desfechos das histórias ficam por conta da imaginação do leitor e menos explicitas nas páginas.

Outra característica marcante de Ito é o perfeccionismo e a beleza, principalmente das personagens femininas.

E sobrou até para Pokémon na webpage KowaPoke, collab dedicada a Pokémons do tipo fantasma, onde você confere os monstrinhos em sua versão mais sinistra.


O cara também é um autor multimídia, com várias de suas obras adaptadas para anime, cinema e projetos de games.

Como a série Tomie, que fez tanto sucesso que foi adaptada para cinema e TV:

Cinema:
Tomie (1999) – Tomie: Replay (2000) – Tomie: Re-birth (2001) – Tomie: Forbidden Fruit (2002) – Tomie: Beginning (2005) – Tomie: Revenge (2005) – Tomie VS Tomie (2007) – Tomie: Unlimited (2011)

TV:
Tomie: Another Face (1999)


Junji Ito estava envolvido no projeto do novo Silent Hill. O jogo “Sillent Hills” contaria com a direção de Guillermo Del Toro, Hideo Kojima e a participação do ator de The Walking Dead, Norman Reedus, no papel principal, porém a Konami cancelou o projeto em abril devido às “férias” por tempo indeterminado do Sr. Kojima.

 




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta