O legado do Nintendo 3DS

Confira o legando de um dos maiores sucessos da BigN, o consolidado Nintendo 3DS.

18/02/2019 Última edição em 18/02/2019 às 09:52:35

Como todos nos sabemos, o 3DS esta chegando ao fim de sua vida útil. Mesmo que a Nintendo não tenha dito nada a respeito do assunto, nos sabemos que com a chegada do Switch e considerando uma média de 6 a 7 anos de vida para consoles da BigN, é só uma questão de tempo até que a empresa decrete seu fim. Além disso, já tivemos o anúncio da Game Freak, produtora de Pokémon, informando que os jogos da série já não sairão mais para o aclamado portátil. Nadando contra a maré de notícias não tão agradáveis para os fãs do console, acredito que o 3DS ainda tem muito o que ser explorado, pois ele tem muito potencial, mesmo estando ultrapassado, sim ultrapassado! Afinal de conta ele é um console de 2011, e no mundo da tecnologia isso já é tempo suficiente para ser passado para trás.

Os primeiros rumores sobre o Nintendo 3DS começaram ainda em meados de 2009, mas até então não se tinha informações concretas, apenas um ou outra coisa divulgada de forma muito rasa pela produtora. Alguns desses rumores davam conta de que o sucessor do DS teria poder gráfico semelhante ao do Nintendo Wii, teria telas maiores e acelerômetro. Por um tempo, os bloggers se referiam ao Nintendo 3DS como “Nintendo DS 2”, e a expectativa era que no final de 2009 teríamos a apresentação do console, porém foi só em 23 de marco de 2010 que a Nintendo fez o primeiro anúncio oficial, e apenas durante a E3 2010 (Eletronic Entreterimet Expo) que o 3DS foi apresentado ao público.

O 3DS teve uma grande evolução, mas não tão grande quanto à evolução do Nintendo DS em cima do Game Boy Advance. Seu maior destaque foi, sem dúvida, a tela widescreen de 3.5 polegadas capaz de reproduzir o efeito 3D sem a necessidade de óculos especiais. Entre outras novidades também tivemos o acessório analógico opcional chamado de Circle Pad, que dá aos donos do Nintendo 3DS um segundo botão deslizante para jogos compatíveis (extremamente elogiado pela critica), infravermelho, capacidade de tirar fotos em 3D, além de um hardware mais poderoso.

Especificações de Hardwere Nintendo 3DS
Cpu 2 processadores Arm 11 de 266 MHz
Gpu Pica 200 de 133 Mhz fornecidas pela DMP
Ram 64 MB
V-Ram 4 MB
Amazenamento 1.5 GB Oficialmente expansível ate 32 GB por Cartao SD

E por falar em hardware, realmente ele provou ser capaz de reproduzir gráficos muito próximos ao do Wii, chegando a surpreender com alguns jogos, como foi o caso do Resident Evil Revelation.

Games de qualidade

Naturalmente o sucesso do 3DS foi estrondoso. No japão seu estoque foi esgotado no primeiro dia de vendas, e com todo esse potencial gráfico visto em 2010 e 2011, naturalmente, as pessoas começaram a se perguntar como seria um Mário em 3D, um Metroid ou um Zelda, e claro como seria o futuro dos jogos de Pokémon. Só o tempo iria responder a essas perguntas, e elas foram respondidas!

Em novembro de 2011, tivemos Super Mário 3D Land, que veio com a promessa de mostrar que o efeito 3D não era apenas uma “coisa frívola” do aparelho. Além de provar que o uso do 3D pode ser muito mais que mero enfeite, Mário 3D Land é um dos jogos mais bonitos e bem trabalhados do 3DS e sua jogabilidade mescla mecânicas de Super Mário World (SNES), Super Mário 64(N64) e elementos de Mário Galaxy 1 & 2 (Wii).

Em março de 2012, tivemos o aguardado lançamento de Kid Icarus: Uprising, que foi uma série que não recebia uma continuação há 20 anos. O game tem excelentes gráficos, enrendo muito bem trabalhado com narrativas envolvendo os personagens entre Pit e Palutena. O game tem 20 fases, sendo que cada fase tem 2 modos de jogo: um aéreo onde você apenas controla a mira e esquiva de Pit e uma parte em solo, onde você controla a movimentação do personagem, coletando itens e derrotando inimigos. Há como criar muitas armas novas a partir das coletadas nos mapas e até trocá-las via StreetPass. Mas não se engane pela quantidade de fases, pois o fator de replay do game é imenso, principalmente pelo nível de dificuldade, que é uma espécie de aposta antes de entrar em alguma fase, quanto maior a aposta, mais difícil é o game, quanto mais difícil mais armas raras podem surgir e com melhores atributos, além, é claro, das fases bônus.

Kid Icarus também tem um modo multiplayer onde é possível batalhar com pessoas do mundo todo. Com servidor estável e bem competitivo, esse modo não deixa a desejar em nada. Kid Icarus peca apenas em um aspecto, seus controles são muito desconfortáveis, não que com o tempo você não se acostume, mas mesmo assim continua ser um incômodo.

Jogos de Pokémon sempre são os mais vendidos dos portáteis da BigN, e naturalmente a espera por um jogo de Pokémon no 3DS era muito aguardada, mas só em outubro de 2013 é que tivemos os primeiros jogos de Pokémon para o portátil. A espera valeu muito pena, pois Pokémon X & Y foram os primeiros jogos totalmente em 3D para o portátil. Claro que não estou esquecendo Pokémon XD e Pokémon Colosseum, que foram lançados antes de X & Y e também são em 3D, porém eles foram lançados exclusivamente para Game Cube, e como a gente bem sabe, esse console não é um portátil, mas sim, de mesa.

Com um gráfico de cair o queixo, com Pokémons totalmente modelados em 3D e com uma qualidade única em toda a série Pokémon, Pokemon X &Y, ORAS e Sun & Moon, foram jogos revolucionários. Além dos gráficos, tivemos um foco maior no competitivo, novas maneiras de interagir com seu monstrinho, um sistema online refinado e de fácil manuseio e com a modificação do item ExpShare, que agora distribui XP para a equipe e não apenas para o Pokémon que o segura. Tivemos também as Megas Evoluções e Z-Moves, que deram um novo patamar estratégico para as batalhas. Mas nem tudo são flores, existem pequenas falhas nos cenários que ainda remonta os jogos 2D, como paredes invisíveis no mapa de Kalos, e em alguns pontos a falha em entrar em alguns locais mais estreitos, são falhas pequenas, mas vale a ressaltar aqui.

The Legend of Zelda não poderia ter ficado de fora do poderoso portátil, e para a alegria de muitos, se não de todos, a Nintendo nos trouxe o remasters de Ocarina of Time e Majora’s Mask, que são jogos aclamados pela crítica e tem uma boa popularidade entre os jogadores do console. Mas o game da série Zelda que usou e abusou dos recursos do 3DS e fez muito sucesso somente apareceu em novembro de 2013, estamos falando de The Legend of Zelda: Between Worlds. Apesar de não ser um jogo muito extenso em comparação a outros jogos da franquia, Between Worlds nos leva de volta a mesma Hyrule de A Link to the Past, mas não pense que se trata de um remake, pois mesmo que seja especialmente o mesmo mapa, não é o mesmo jogo. Aqui temos mecânicas novas e liberdade para irmos onde quisermos, abandonando a linearidade de games anteriores.

Já no começo temos acesso a todas as armas e equipamentos, bastando apenas ter rupias suficientes para alugar cada uma delas. Inicialmente temos a impressão de que o game vai ser fácil, mas é exatamente aí que mora o perigo, pois quando morremos perdemos todos os nossos equipamentos e precisamos alugar tudo de novo. Também nos e apresentado a habilidade de nos transformar em uma pintura e andar pelas paredes, para resolvermos alguns pluzzles durante a aventura e por fim nos e apresentado o mundo de Lorule, uma “Hyrule negativa”.

Além dos jogos para 3DS, assim como no Wii U, temos a Virtual Console, que é muito completa. Na Virtual Console temos jogos de Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Game Gear, Super Nintendo e Nintendinho, além é claro da retrocompatibilidade com jogos de DS e da Dsiware, com isso o 3DS acaba virando uma Game Center completa e portátil, com títulos de ótimas qualidade e que são muito bem adaptados, deixando a biblioteca do aparelho muito vasta.

Sem dúvidas os melhores títulos lançados para a Virtual Console do 3DS foram os jogos de Pokémon do Game Boy, Red/Blue/Yellow/Gold/Silver/Crystal, pois além de poder transferir os monstrinhos para o Pokémon Bank, os jogos tiveram funções atualizadas para fazer trocas e batalhas locais com outros jogadores pelo Wireless do 3DS sem precisar do Cabo Link.

Infelizmente não dá para falar de todos os jogos, então escolhi os que são mais relevantes e que foram muito aguardados por todos, além de serem os jogos mais vendidos e com boas notas da crítica. Apesar disso, sempre vale fazer aquela menção honrosa!

Menções Honrosas

Mario Kart 7, Fire Emblem: Awakening, Monster Hunter, Animal crossing: New Leaf, Luigi Mansion: Dark moon, Super Smash Bros. for 3DS  e Kingdon Hearts: Dream Drop Distance.

O 3DS vale a pena?

Ainda vale a pena adquirir o 3DS em 2019? Eu tenho visto essa pergunta nos últimos meses em vários canais de games, e particularmente eu acho esse tipo de pergunta totalmente desnecessária e de certa forma ridícula, afinal um bom console sempre vale a pena. Acredito que não existe essa de “vale a pena ter console X em ano tal”, todo console é bom independente de sua época, para mim todos valem seja em 2019 ou 2050, o que importa no final é a nossa diversão!

Futuro...

O futuro do 3DS ainda é incerto, mas seu fim está próximo e muito provavelmente nós não teremos mais consoles portáteis como conhecemos, por conta da popularidade e versatilidade dos celulares atuais. Provavelmente 3DS e PS Vita foram os últimos portáteis nesse formato, isso não considerando o fato de o 3DS já não receber grandes anúncios. É uma coisa muito triste em minha opinião. O 3DS apesar de ultrapassado, ainda é uma plataforma que pode ser muito explorada. O que posso afirmar com toda certeza é que o 3DS é um console que marcou a todos os jogadores, assim como outros consoles deixaram sua marca em nossas vidas. E sendo assim o 3DS foi o “pequeno notável” da oitava geração de consoles.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta