Nerd, Gekk, Gamer, Doramero, não importa! Seja você mesmo!

A difícil missão de nossas vidas é sermos quem queremos ser, sem medo de enfrentar os desafios necessários para alcançar nossa felicidade. Mas talvez você simplesmente esteja cansado e queira desistir. Então... Vem aqui para a Blast, encosta sua cabeça no nosso ombro e escuta um conselho que agora vamos te dar de todo o nosso coração!

25/08/2018 Última edição em 27/08/2018 às 10:19:43

Olá, nerd ou otaku ou geek ou doramero ou ainda quaisquer outras denominações nas quais você se encaixa (são muitas e somos muito diversos).

 

(mangás)

(animes)

(games)

(doramas, e muito mais...)

Eu venho lhes apresentar uma verdade sobre nós que vivemos no aqui e no agora: não somos compreendidos como gostaríamos e isso, muitas vezes, nos torna pessoas infelizes.

Normalmente pensamos que é simples viver como somos, mas a verdade é que nossas paixões por animes, mangás, doramas, tecnologia, músicas k-pop ou qualquer coisa do gênero é um nicho que poucas pessoas ainda apreciam ou entendem. Embora tenha que admitir que nos últimos anos isso está mudando.

Venho dizer que as pegadas que deixamos na estrada das nossas vidas marcam, cada dia um pouco mais do que somos.

Quantas vezes você assistiu um anime ou leu um mangá ou jogou um jogo e pensou o quanto queria que sua vida fosse daquele jeito, que os romances acontecessem, que tudo mudasse com apenas uma coincidência. Mas viver pensando nisso é tão bobo, mesmo assim, prefiro acreditar que é um jeito bom de se viver.

Nós insistimos em continuar vivendo nonosso jeito ninja” e se esforçando para sermos aceitos do jeito que somos. As vezes, estamos solitários; as vezes, mesmo cercado de amigos estamos sozinhos e, as vezes, nossos sentimentos não chegam nas pessoas que queremos que nos vejam. As vezes somos como uma folha flutuando com o vento, perdida no destino que parece imutável.

Então vou contar outro segredo para você: não estamos fazendo nada de errado, não existe uma regra para a vida, não existe uma fórmula mágica e não existe motivo para se desanimar!

Toda vez que você assiste um anime, toda vez que você lê um mangá, toda vez que você entra em um jogo novo, toda vez que você vai a algum evento, toda vez que você ouve uma música, você está se tornando uma pessoa melhor, está adquirindo conhecimento, está se aperfeiçoando como pessoa, está aprendendo algo novo. Não tenha vergonha disso. As pessoas podem não te entender agora, mas ninguém nunca se entende por completo.

Por muito tempo eu tive vergonha de dizer que gostava de animes, que imaginava histórias com mangás, que via doramas (elas nem sabiam o que era), que gostava de experimentar a cultura oriental em sua vastidão. Até hoje meus pais não compreendem. Num mundo Ocidental como o nosso, qualquer comportamento diverso é rechaçado. E eu tinha medo de ser excluída por aqueles amigos que simplesmente não conheciam esta minha faceta.

Mas é preciso encontrar pessoas. Pessoas que compreendam, mesmo que não entendam. Pessoas que estejam preparadas para aceitar aquilo que desconhecem.

Encontrar pessoas diferentes de nós faz parte de relacionamentos, tanto no trabalho, nos estudos, como na vida particular. Nós estaremos sempre em contato com pessoas, nem sempre estas pessoas vão nos entender, nem sempre vão olhar nos nossos olhos e sorrir, mas é responsabilidade nossa se esforçar para que estas pessoas tentem ao menos nos respeitar como somos, sem desculpas, sem esconder nada, sem temer ser discriminado.

A discriminação existe, ela é crime, mesmo assim, esconder o que se é de verdade não pode ser aceito. Não se pode fraquejar diante do que é simples: SER VOCÊ MESMO TE FARÁ MAIS FELIZ DO QUE MENTIR PARA SI MESMO.

Por que temos vergonha do que somos?

A vergonha está aí, a maioria das pessoas é tímida e tem dificuldade de vencer a timidez, mas a coragem que vem daquilo que gostamos (anines, mangás, games, músicas) tem que nos inspirar, como nossos personagens preferidos, precisamos acreditar em nós mesmos e seguir em frente. Não precisamos ser extrovertidos, precisamos apenas não esquecer de a cada dia caminharmos sempre em direção ao sol, ao invés de nos escondermos em sombras de tristeza e medo.

Por que tentamos fingir que não temos nada a ver com este mundo? 

Fingir que não temos nada a ver com este mundo é também uma desculpa triste, porque quanto mais fingimos mais nos enganamos e mais perdemos de vista aquilo que somos de verdade, perdemos um pouco de nós mesmos. Mentir para nós mesmos é mentir para nossa alma, nossa integridade e nosso coração. Fazer aquilo que não queremos para agradar os outros e uma forma de mentir e de nos tornarmos pessoas desonestas com nossos sentimentos.

Por que escondemos aquilo de que gostamos?

Se esconder do que gostamos é a mesma coisa que estar com alguém e ter vergonha de estar com esta pessoa. Não se pode ter medo de suas escolhas, se você as fez, tenha confiança, isso vai te tornar ainda mais forte. As escolhas que você fez, e fará, o tornará alguém completamente diferente do que é hoje, pois é impossível deixar de escolher, é impossível retroagir, então aprenda a expressar seus sentimentos e não se arrependa do que quer e do que gosta.

Por que ficamos amedrontados quando as pessoas não compreendem nossos gostos? 

Ficar amedrontado com o que as pessoas podem pensar de nós, como podemos ficar tão preocupados com nossas aparências? Quantas vezes não vimos em histórias que as aparências enganam? E ainda sim insistimos que temos aparentar o que não somos. Com toda certeza não estamos aprendendo nada com tudo aquilo que lemos, assistimos e jogamos. Quantas vezes nos enganamos por causa da aparecia? Não viva de aparências, viva daquilo que te faz feliz.

Por que queremos ficar sozinhos? 

Por fim, quem gosta de ficar sozinho? Ninguém é feliz sozinho. Você pode fingir gostar de ser sozinho, mas sempre haverá alguém com quem você quer compartilhar uma aventura, competir, contar sobre algo, é impossível viver sozinho e é impossível gostar de ficar sozinho. Então não se isole, não fuja, acredite em si mesmo.

Ser nerd, otaku, gamer, doramero, ou qualquer outra denominação que você queira se encaixar, ou se encaixar em todas, é um orgulho, é uma verdade.

Muitas vezes temos dificuldade em nos aceitar, em nos ver como somos ou mesmo em ver como as pessoas são, mas se não formos nós mesmos a nos levantar, a dar os primeiros passos em direção ao sol, quem fará isso por nós? Não se pode ter medo de ser quem se é, é preciso coragem, é preciso aceitar que a vida não é como se quer, e se ela não é perfeita, o que se deve fazer é aproveitar cada defeito, rir das dificuldades, encarar os problemas e, ainda que com medo, olhar nos olhos das pessoas e aceitar quem se é e quem as pessoas são.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta