Hatsune Miku - Project Diva X - Review

Confere aí!

17/09/2016 Última edição em 17/09/2016 às 00:00:00

O mundo de Hatsune Miku está ficando sem energia. As 5 nuvens que o sustentam estão morrendo e precisam ser recarregados. Como salvá-las? Cantando, é claro. Em Project Diva X, o novo game da cantora virtual mais famosa do mundo e que marca sua estreia no console Playstation 4 no ocidente, você deve ajudar Miku a salvar seu mundo.

Cada nuvem possui um elemento básico, Cool, Elegant, Quirk, Classic e Cute. Ao escolher uma delas, você terá 5 músicas relacionados à temática da Cloud mais um medley final. A missão é simples, executar as canções da melhor forma possível até recarregar sua energia.

Uma das coisas mais interessantes em PDX é que os diversos modules (roupinhas e acessórios para os vocaloids) efetivamente afetam o resultado da performance. Ao escolher roupas relacionadas ao elemento de uma nuvem, você ganha bônus na pontuação, facilitando na hora de cumprir seus objetivos. Ao completar o chance mode, a vocaloid troca de module ainda durante a música.

A jogabilidade segue a mesma dos games anteriores, exceto pela adição do Rush, onde você deve aperar diversas vezes o mesmo botão (tipo um rufar de tambores). Após desbloquear as nuvens, diversos desafios específicos aparecem para cada música. A dificuldade geral do game, no entanto, parece menor em comparação aos jogos já lançados.

O setlist mantém o nível de Project Diva F e F2nd. Há muitas canções legais e outras nem tanto. Mas os medleys são um ponto extra a favor de PDX. Geralmente, misturam músicas novas com clássicos dos outros Project Divas. Outra coisa legal são as performances “ao vivo”. É possível montar pequenos shows, escolhendo palcos e músicas.

O ponto negativo ficou por conta dos gráficos no PS Vita. Há um nítido downgrade durante as performances (que fica mais evidente na hora da pontuação). Talvez o jogo tenha sido desenvolvido para PS4 e então portado para o Vita, o que acaba gerando esse tipo de situação. No entanto, se comparado aos games anteriores do próprio Vita, fica evidente que essa parte poderia receber um pouco mais de atenção.

Hatsune Miku – Project Diva X é o primeiro jogo da franquia a trazer um modo história, e traz diversas opções novas realmente legais e que fazem diferença em termos de fator replay. No entanto, não há grandes novidades com relação ao game musical em si, o que pode deixar adeptos da franquia um pouco frustrados.

Prós
• Modo história
• Medleys e performances “ao vivo”
• Modules funcionando como itens de ajuda
• Variedade de opções e customizações

Contras
• Gráficos
• Pouca inovação no gameplay
• Ausência de clássicos
• Poucas músicas

Nota 8/10

Project Diva X




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta