Guerra é Guerra!

Confere aí!

27/01/2016 Última edição em 27/01/2016 às 00:00:00

Vamos falar de guerras nos animes e mangás?

Oras, quem não gosta de ver o sangue verter, as veias saltarem, a dor rastejante dos míseros mortais e a tristeza nos olhos de crianças órfãs? Sinceramente? A visão é bem complicada se levada ao extremo, mas Guerra é Guerra. Se você está envolvido em uma, não tem como escapar de suas consequências, e as consequências, muitas vezes, moldam seu carater, sua tragetória e sua morte.

Preparado para um pouco de sangue? Um pouco de dor? E um pouco de sofrimento? Porque, na minha opinião, não existem vencedores em uma guerra, apenas sequelas e cicatrizes que jamais irão deixar de existir!


Vou falar antes de tudo que ESTAMOS ENTRANDO NA ZONA DE SPOILERS! 

Falaremos primeiro de "Kingdom". No período dos Reinos Combatentes da antiga China, Xin e Piao são órfãos de guerra no reino de Qin com sonhos de se tornarem "Grandes Generais dos Céus". No entanto, certo dia, Piao é levado por um general por motivos desconhecidos. Pouco tempo depois ele retorna apenas para morrer nos braços do amigo. Piao, em seu leito de morte, manda-o para uma cidade vizinha e lá Xin descobre que seu amigo havia sido usado como "dublê" do jovem rei de Qin. Embora no inicio a relação entre Xin e o rei de Qin tenha sido dificil por causa da morte de Piao, os dois resolvem que é necessário um fim nas batalhas e a unificação dos reinos e decidem batalhar para esta unificação. O que se verá e terá são muitos batalhas e sangue escorrendo e jorrando, pois neste anime não existe magia ou meccha, a única coisa que existe é a estratégia, o sangue frio e a morte, que cerca o protagonista o tempo todo. Um anime que realmente relata um pouco sobre a guerra em seu lado mais triste e desesperado, em busca da unificação da China.


Mas falar de Guerra é também falar de Naruto (olha ele aqui de novo). Enfim, Naruto e seus companheiros enfrentaram a maior e mais difícil batalha de suas vidas quando é necessário lutar contra Mandara e todos os seus "aliados". Não preciso dizer que muitos morreram, que muitos perderam seus amigos, pais, irmãos e companheiros. É preciso lembrar que a batalha sempre leva muito mais de nós do que deixa. Um exemplo de morte trágica que motivou ainda mais os combatentes foi a de Hyuuga Neji, que se sacrifica para salvar Naruto. É preciso lembrar que não há só mortes, há mutilações também. A Quarta Grande Guerra Ninja mostra que nem sempre sabemos porque lutamos e nem sempre estamos prontos para sofrer as consequências.


Em Fullmetal Alchemist, você também irá encontrar em todos os momentos a Guerra, porque é de Guerra que vive este anime. O inicio de tudo foi a Guerra Civil de Ishval, quando o massacre começou. Imagine um povo encurralado, sem poderes suficientes para lutar contra alquimistas militares treinados para matar. Imagine a desvantagem e o massacre, imagine a dor! Pois foi isso que os alquimistas confederados viram. Alguns se arrependeram, alguns cresceram e alguns enlouqueceram. Mas esta guerra marcou toda uma geração. Mesmo Edward e Alphonse são frutos desta guerra, pois ela os atingiu com o passado, com Scar ao seu encalço, pois Scar foi uma criação da guerra! Não se pode nunca esquecer, a guerra sempre gera consequências. Winry, uma menina boa e determinada, perdeu seus pais (médicos) para a guerra, pois eles foram para lá para cuidar não apenas dos seus, de todos, e isso lhes causou a morte. Filhos e órfãos da guerra.


Em Code Geass, a guerra é presente em todo o enredo. Vemos de um lado o Império de Britannia e seu arsenal e do outro a rebelião da Região 11 (Japão), lutando com seus robôs para se defender. No meio de tudo isso, temos dois amigos de infância: Lelouch Lamperouge e Suzaku Kururugi. O primeiro é filho do imperador de Britannia (mas foi renegado) e o segundo filho do último grande homem do Japão (ele matou o pai). Então pense no que pode acontecer. O primeiro é rebelde, quer a todo custo vencer uma guerra e expulsar o Império do Japão, o segundo quer mudar tudo através de suas ações e de maneira mais "pacífica". Neste rolo todo, coloque um elemento chamado C.C. e Geass (o poder absoluto) e você terá uma guerra sem precedentes. Lelouch passa a ser Zero e Suzaku passa a ser um combatente da Rebelião. Não há escolhas, você terá que escolher o seu lado e aguentar firme, porque haverá mortes e destruição, haverá vingança e dor. E estes dois protagonistas terão que resolver seus problemas antes de finalmente acabarem com toda a guerra!


Existem outros muitos animes que abordam a guerra, existem muitos outros que discutem as perdas, mas, ao final, quero falar de mais um, que é um filme: O CEMITÉRIO DOS VAGALUMES.

Ele mostra o quanto a guerra é doentia e triste, como duas crianças que ficam órfãs, perdem tudo, sua dignidade, o amor da sociedade e decidem por si mesmas viverem. É triste ver como um dos irmãos vai se degradando e morrendo aos poucos, com doença, a fome e a perda, até que mais nada resta do que um pequeno e jovem corpo inerte. O desespero do irmão mais velho se torna ameno e sua vontade de viver mingua e o que resta é apenas o cemitério dos vagalumes.

Espero que tenham gostado. Coloquem nos comentários outros animes de guerras!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta