Dica Olímpica: The Prince of Tennis
Com os Jogos Olímpicos de Tokyo se aproximando, que tal nos aventurarmos por obras japonesas inspiradas em jogos?
Olá, pessoal, tudo bem?
Estamos de volta em mais uma Dica Olímpica! E, para deixar o negócio mais animado, falaremos sobre tênis!
A Dica Olímpica é... The Prince of Tennis.
Ficha Técnica Manga
Escrito e Ilustrado por: Takeshi Konomi
Publicação: Weekly Shonen Jump
Período de publicação: Julho de 1999 – 3 de março de 2008
Volumes: 42
Ficha Técnica Anime
Direção: Takayuki Hamana
Estúdio de animação: Trans Arts
Período de exibição: 10 de outubro de 2001 - 30 de março de 2005
Episódios: 178
Enredo
A história de The Prince of Tennis, ou simplesmente Prince (como ficou popularmente conhecida), gira em torno de Ryoma Echizen, um garoto habilidoso que ingressa em um colégio particular japonês, e supera diversos atletas do time do colégio. Embora tenha um etsilo arrogante no começo, os amigos de Ryoma logo o fazem perceber que, para se tornar um campeão do tênis, é preciso ser humilde, ter paciência, foco e um pouco de sorte. Ryoma começa as competições repetindo os movimentos de seu pai, mas isso se altera a medida que a história avança.
Além de Ryoma, outros personagens se destacaram na trama: Tezuka, que é o capitão do time, e tem o papel de líder em diversos momentos da trama; Fuji, considerado o aluno mais inteligente do colégio, é reconhecido por Ryoma como "um bom jogador", que é um baita elogio rs; Eiji, o colírio das meninas do colégio, tem um estilo descolado, e não se importa muito com os estudos.
Mensagens de evolução
Prince traz muito mais que desafios entre escolas numa quadra de tênis. Na verdade, em diversos momentos da trama, vemos a dedicação e o empenho dos atletas para vencerem seus próprios medos e superarem obstáculos.
Por exemplo, Ryoma tem uma frase que é mencionada diversas vezes na trama: "Mada mada dane", que quer dizer "ainda há um longo caminho a percorrer". Esta frase é muito significativa não apenas para um atleta, mas para todos que possuem propósitos consolidados e buscam crescimento contínuo, seja ele profissional, acadêmico, atlético, ou mesmo pessoal.
No início da trama, Ryoma é uma cópia de seu pai. Ele percebe que, para crescer, precisa criar seu estilo próprio. Assim, ele evolui continuamente, para competir de um jeito único. Nessa evolução, o papel de Tezuka como líder é fundamental.
Embora seja uma grande obra (tanto o anime quanto o manga), recomendo muito se aventurarem nesta obra. Ela fez muito sucesso no Japão, e eu particularmente sou muito fã. Espero dedicar mais tempo e publicar mais conteúdo sobre esta rica obra.
Vocês estão animados para os Jogos Olímpicos em Tóquio? Comentem seus esportes favoritos, e tentaremos juntos encontrar um anime que seja inspirado neste esporte. =)

Você Já Viu Tsubasa Reservoir Chronicle?

Confira agora, o meu veredito sobre todas as partes de Jojo's Bizarre

Review: Ore dake Haireru Kakushi Dungeon
