Dica Olímpica: The Prince of Tennis

Com os Jogos Olímpicos de Tokyo se aproximando, que tal nos aventurarmos por obras japonesas inspiradas em jogos?

02/07/2021 Última edição em 02/07/2021 às 19:18:43

Olá, pessoal, tudo bem?

Estamos de volta em mais uma Dica Olímpica! E, para deixar o negócio mais animado, falaremos sobre tênis! 

A Dica Olímpica é... The Prince of Tennis

Ficha Técnica Manga

Escrito e Ilustrado por: Takeshi Konomi
Publicação: Weekly Shonen Jump
Período de publicação: Julho de 1999 – 3 de março de 2008
Volumes: 42

Ficha Técnica Anime

Direção: Takayuki Hamana
Estúdio de animação: Trans Arts
Período de exibição: 10 de outubro de 2001 - 30 de março de 2005
Episódios: 178

Enredo

A história de The Prince of Tennis, ou simplesmente Prince (como ficou popularmente conhecida), gira em torno de Ryoma Echizen, um garoto habilidoso que ingressa em um colégio particular japonês, e supera diversos atletas do time do colégio. Embora tenha um etsilo arrogante no começo, os amigos de Ryoma logo o fazem perceber que, para se tornar um campeão do tênis, é preciso ser humilde, ter paciência, foco e um pouco de sorte. Ryoma começa as competições repetindo os movimentos de seu pai, mas isso se altera a medida que a história avança.

Além de Ryoma, outros personagens se destacaram na trama: Tezuka, que é o capitão do time, e tem o papel de líder em diversos momentos da trama; Fuji, considerado o aluno mais inteligente do colégio, é reconhecido por Ryoma como "um bom jogador", que é um baita elogio rs; Eiji, o colírio das meninas do colégio, tem um estilo descolado, e não se importa muito com os estudos.

Mensagens de evolução

Prince traz muito mais que desafios entre escolas numa quadra de tênis. Na verdade, em diversos momentos da trama, vemos a dedicação e o empenho dos atletas para vencerem seus próprios medos e superarem obstáculos. 

Por exemplo, Ryoma tem uma frase que é mencionada diversas vezes na trama: "Mada mada dane", que quer dizer "ainda há um longo caminho a percorrer". Esta frase é muito significativa não apenas para um atleta, mas para todos que possuem propósitos consolidados e buscam crescimento contínuo, seja ele profissional, acadêmico, atlético, ou mesmo pessoal. 

No início da trama, Ryoma é uma cópia de seu pai. Ele percebe que, para crescer, precisa criar seu estilo próprio. Assim, ele evolui continuamente, para competir de um jeito único. Nessa evolução, o papel de Tezuka como líder é fundamental. 

Embora seja uma grande obra (tanto o anime quanto o manga), recomendo muito se aventurarem nesta obra. Ela fez muito sucesso no Japão, e eu particularmente sou muito fã. Espero dedicar mais tempo e publicar mais conteúdo sobre esta rica obra. 


Vocês estão animados para os Jogos Olímpicos em Tóquio? Comentem seus esportes favoritos, e tentaremos juntos encontrar um anime que seja inspirado neste esporte. =)




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta