Como um dos maiores animes da atualidade virou um meme na Internet

Shingeki no Kyojin foi de uma das obras mais aclamadas da atualidade para uma piada na Internet, mas como diabos isso aconteceu tão rápido?

28/06/2021 Última edição em 28/06/2021 às 17:00:48

Sabemos que o anime de Shingeki no Kyojin ainda não acabou, porém, a história original em que a animação se baseia chegou ao fim neste ano, transformando essa tão aclamada obra em um grande meme na Internet. De alguns meses para cá, conforme os últimos capítulos do mangá iam sendo lançados, foi ficando cada vez mais difícil acreditar que essa história teria uma boa conclusão, já que o autor parecia ter se perdido completamente nessa reta final. Então, como esperado por muitos, o fim chegou, e foi uma verdadeira tragédia.

Mas a verdade é que o problema não é apenas dos dois últimos capítulos, que foram absolutamente massacrados pelo público. Quase todo material do mangá que falta ser adaptado no anime é extremamente problemático. O autor Hajime Isayama só foi jogando mais e mais conceitos dentro da história, sem explicar nenhuma das pontas soltas deixadas anteriormente. Shingeki virou uma verdadeira confusão de ideias completamente jogadas, em que o público tem que teorizar e se esforçar muito para encontrar alguma lógica.

Isayama também desperdiçou o potencial de criar um final minimante descente usando o que havia sobrado de bom em sua história. Eren Yeager, o protagonista que havia se tornado um antagonista dentro da trama, acaba conseguindo uma espécie de redenção no fim de tudo, o que desperdiça a oportunidade de termos um final ao menos corajoso, onde Eren realmente termina sua jornada como uma pessoa que se corrompeu. Isayama tentou empurrar um pseudo-final feliz que simplesmente não funciona e vai contra uma das frases mais marcantes ditas na obra "Não se pode esperar um final feliz de uma história de terror."

E então chegaram páginas adicionais do último capítulo do mangá, que vieram como uma resposta as críticas negativas que o final recebeu. Nelas, mudaram consideravelmente alguns elementos da conclusão da história, dando um pouco mais de explicações para algumas coisas que ficaram implícitas anteriormente, além de alterar consideravelmente alguns pontos do capítulo final. Aqui, Isayama realmente esquece a ideia de final feliz. O genocídio que o protagonista estava fazendo no mundo foi interrompido, isso nas duas versões do final, então como alguns inimigos do povo de Eren saíram vivos disso tudo,  o ciclo de ódio continua - O que fica extremamente explicito nessa nova conclusão.

Talvez esse tenha sido o maior mérito das novas páginas do mangá. Se na versão anterior do final, a ideia de que o ciclo de ódio continuaria ficava bastante implícita, aqui isso é evidente. As duas raças só iriam parar de guerrear caso Eren realmente exterminasse todos os seus inimigos, o que não acontece. E apesar de muitas pessoas não gostarem disso, é muito corajoso fazer com que o personagem principal falhe no final. Eren pode até ter garantido uma vida mais descente aos seus amigos, afinal depois de tantas baixas, os exércitos inimigos ficaram muito mais fracos, porém a guerra continua, e ainda causará muitos danos ao mundo de Shingeki no Kyojin.

Porém as tais páginas extras da obra não trouxeram só coisas boas para o enredo. Vários novos problemas também surgiram. Mikasa, que no fim do mangá original ficou como uma eterna viúva, agora concluiu sua história casando-se, mas o autor fez questão de evidenciar que ela viveu todo resto da sua vida completamente presa ao irmão adotivo, que ela sempre amou. No fim de tudo, vimos foi uma Mikasa claramente infeliz, que mesmo depois de ter criado uma família, jamais se desapegou do seu velho amor.

Mas a pior coisa que o mangá trouxe com essa nova versão do final foi o Shingeki no Kyojin: Next Generations da última página. Não, não existe uma sequência confirmada para a história, porém as últimas páginas do mangá abrem espaço para isso, já que nelas, temos um grande time-skip, onde vemos uma criança junto de seu cachorro explorando uma parte em ruínas do mundo. É uma imagem completamente aleatória que definitivamente não precisava estar ali, o que nos deixar com um certo receio disso ser um gancho para uma sequência. Tudo que essa história não precisa é de uma continuação, afinal, a ideia de um eterno ciclo de ódio foi a retratada aqui, então realmente não há espaço para mais enredo. Attack on Titan acabou, chega!

A grande piada desse final foi a conclusão do mangá no geral. É uma tragédia inacreditável, uma conclusão desastrosa que não pode ser arrumada nem com uma penca de novas páginas e alterações, chegando ao ponto de ser cômica. Vimos um dos melhores mangás já criados tornando-se uma piada de mal gosto com os fãs, que esperaram tantos anos para saber mais sobre os mistérios do mundo de Shingeki no Kyojin e verem a conclusão da história de todos os personagens queridos apresentados. O que Isayama nos apresentou foi um final extremamente raso, que ficou devendo uma quantidade inacreditável de explicações e em pouquíssimas páginas com diálogos terríveis, concluiu a história de um elenco gigantesco de personagens. No fim, o que nos resta é rir, rir e esperar que os responsáveis pelo anime consigam adaptar essa última parte da obra da melhor forma possível.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta