Crítica do filme Slenderman: um pesadelo sem rosto

Decepcionado! É a palavra que resume bem o sentimento experimentado ao assistir Slenderman. Confira a crítica do filme sem spoilers.

27/08/2018 Última edição em 27/08/2018 às 15:43:18

Yooo pessoal! Tudo bem com você? Espero que sim! Há um tempinho que não escrevo, e queria voltar falando de coisa boa, mas infelizmente hoje não vai ser o caso.

Acredito que fui uma das poucas pessoas que estava a espera do filme baseado na lenda urbana americana, Slenderman. Mas a espera, que normalmente gera expectativa, virou decepção a partir do momento em que  o filme começou a rodar...

Bom, para quem não conhece, Slenderman é uma lenda urbana americana que surgiu a partir de um concurso de imagens de Photoshop em 2009. Criado pelo desingner Victor Surge’ Knudsen, que se inspirou  em histórias do autor Stephen King (criador de A coisa e Carie, a Estranha), a imagem chamou a atenção do público, e não demorou muito para que pessoas de todas as partes do planeta começassem a fazer relatos em fóruns sobre terem visto esse ser sem rosto e que ele era responsável pelo desaparecimento de diversas pessoas.

Não é atoa que é possível encontrar diversas histórias a respeito desse personagem, algumas são ditas como reais, outras nem tanto, e até jogos foram criados sustentados nessa lenda. No game, você precisa coletar todos os bilhetes deixados por uma pessoa que relata o desprazer de ter encontrado Slenderman, isso se você conseguir coletar todos antes de ele encontrar você também!

Lançado na última na última quinta-feira (23) e com esse plano de fundo, o filme tinha uma grande chance de ser uma produção interessante, trabalhando com o terror psicológico e abusando do suspense, já que, aqui entre nós, a figura do Slenderman não é algo que assusta muito, pelo menos para mim. Mas o que se viu ao longo dos 80 minutos foi uma produção em que a melhor momento foi o subir dos créditos.

Vamos por partes! Apesar de o roteiro ser ruim e de os protagonistas não empolgarem em nada, eles tiveram a intenção de tornar o filme mais próximo do público jovem, afinal de contas a lenda surgiu na internet e sabemos bem que existem coisa bem sinistras no mundo virtual que pode assustar bastante, porém mostrar jovens usando seus Iphones, se comunicando apenas por mensagens de texto e em conflitos com outros grupos usando piadas infames, passou longe de tornar o filme próximo a esse público, na verdade acho que até espantou, tamanha cafonice. E não podemos esquecer que, como se isso não bastasse, a edição final do filme fez com que a história ficasse cheia de furos e o fim de alguns personagem que foram afetados pela criatura não chegasse a ser revelado, incluído nesse rol o destino de uma das personagens principais (se vocês for assitir, me refiro a personagem mais moreninha das quatro protagonistas do filme).

Pelo que se sabe, a SONY exigiu que o filme tivesse sua classificação indicativa reduzida de 16 para 13 anos, isso fez com que diversas cenas fossem cortadas e retiradas do longa. Sem dúvida isso contribuiu para a grande peneira que virou o roteiro. Mas sinceramente, hoje não sei nem se gostaria de ver a versão completa (o trauma foi grande, sério mesmo).

Os clichês batidos e mal usados não causavam surpresa alguma, sem dizer que assistindo ao filme me senti vendo a um longa da década de 90 em relação a qualidade dos efeitos especiais que apareciam na telona.

Enfim, o filme, a meu ver, tinha potencial, mas isso foi desperdiçado miseravelmente. É um filme que não recomendo, a não ser que você não tenha absolutamente nada de melhor para fazer (coisa que acho difícil, porque sempre há coisa de melhor para se fazer, nem que seja assistir ao filme de Pelé XD) e queria gastar seu rico dinheirinho a toa.

Minha nota para o filme é:  ★☆☆☆☆

E você? Assistiu ao filme? O que achou? Deixe aqui nos comentários sua experiencia e até a próxima!

o/




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta