Comer, comer! Doramas japoneses apetitosos (๑´ڡ`๑)

Uma seleção de doramas culinários, japoneses, muito apetitosos no catálogo da Netflix!

12/08/2019 Última edição em 12/08/2019 às 08:27:04

Kon'nichiwa fãs da cultura japonesa! Estou de volta, agora com um texto sobre três doramas muito interessantes que assisti na Netflix. Todos têm um tema em comum, a culinária japonesa. Particularmente, sou apaixonado pelos pratos japoneses, que, em grande parte, são feitos de maneira artesanal com técnicas passadas de geração em geração em família. Os temperos, pescados, legumes, grãos, recebem o diferencial de terem a marca de um artesão e de uma família que cuidadosamente se empenha em manter a qualidade do sabor e evolui-lo na medida do possível. Vamos ao que interessa! Assisti três ótimos doramas, todos inspirados em mangás, que indicarei a vocês, amados leitores da Rede Blast!, para se deliciarem com essas produções:

1. SAMURAI GOURMET (2017) – NETFLIX / KYODO TELEVISION

Essa é uma descontraída, e interessante, comédia que conta a história de Takeshi Kasumi, um japonês tradicional que trabalhou de maneira árdua a vida toda e que acaba de se aposentar. Inicialmente, o mesmo parece deslocado, e até um pouco assustado, com a aposentadoria por não ter uma rotina diária a seguir. Sem saber o que fazer com tanto tempo livre, o senhor Takeshi vai fazer uma caminhada e sente vontade de tomar uma cerveja gelada. Ele pensa bastante na situação, de que se estivesse trabalhando, por ser dia de semana e ainda horário de expediente não poder usufruir da tão almejada loira gelada, mas por estar livre para curtir o resto de sua vida ele vai a um bar e toma um belo copo de cerveja. Após esse acontecimento, ele começa sua jornada para conhecer o prazer de comer diferentes comidas, em diferentes dias e satisfazer seus desejos culinários. Em contraponto ao correto e engessado Takeshi Kasumi, vemos, toda vez que ele está para ir a um restaurante ou bar, a figura de um jovem samurai que o acaba ensinando como viver essa nova fase da vida. O samurai é totalmente o oposto do senhor Takeshi, totalmente desinibido, desleixado e, levado as vontades sem pudor, ajuda a deslanchar a hilariante aventura gourmet do engraçado senhor Takeshi.

Essa obra é inspirada no mangá “Nobushi no Gourmet” de Shigeru Tsuchiyama e Masayuki Kusumi.

Vale a pena conferir para dar boas risadas e refletir sobre a vida.

2. MIDNIGHT DINER: TOKYO STORIES (2016) – NETFLIX / MBS

Nessa série a proposta é diferente. Tudo gira em torno de um bar (estilo izakaya) de nome Meshiya que abre a meia noite e seu famoso chefe, que todos chamam de Mestre. Nele vão clientes das mais diversas classes da sociedade japonesa, com as histórias mais inusitadas, que fazem da série uma trama por vezes dramática e em outros momentos divertida. O mais interessante é que o Mestre cozinha com os ingredientes que possui em sua cozinha, caso o cliente queira algo diferente o mesmo deve trazê-lo ao bar para que ele prepare a seu modo. A trama é bem elaborada e o Mestre acaba sempre por se envolver, como conselheiro, na história de seus clientes.

Acabamos por ficar com água na boca, pois vermos cada prato sendo preparado minuciosamente pelo Mestre, e, ao mesmo tempo, embasbacados com as diversas histórias que sempre trazem um fundo filosófico existencial para o telespectador.

Como eu disse lá em cima, essa também é uma obra inspirada em um mangá. O nome do mangá é “Shinya Shokudō” e o autor/mangaká é Yarō Abe.

Mais um dorama japa que vale muito à pena maratonar na Netflix.

3. KANTARO: THE SWEET TOOTH SALARYMAN (2017) – NETFLIX / TV TOKYO

E, por fim, o mais engraçado e diferente de todos os doramas que assisti na Netflix sobre culinária japonesa. Também criado à partir de um mangá de nome “Saboriman Kantarou”, dos autores Hagiwara Tensei e Inoue ABD, esse dorama explora o mundo dos doces japoneses.

Nessa série vemos um amante por doces, Kantaro, que tinha um trabalho maçante de programador ter uma ideia genial: mudar de emprego para poder comer doces nas melhores docerias do Japão todos os dias! E qual emprego ideal para isso? Vendedor!!! Podemos perceber que Kantaro não é uma pessoa comum, muito inteligente e com grande desenvoltura, conquista um emprego rapidamente e começa suas aventuras gastronômicas no mundo das docerias. O protagonista mantém um blog (que inclusive está no ar no link https://ameblo.jp/sweets-knight/), onde posta suas impressões de cada doce que experimenta capítulo pós capítulo da série.

Uma série açucarada que a cada confeitaria ou doceria visitada, tomamos conhecimento da complexidade em produzir doces tão saborosos e sofisticados como os que Kantaro e seus colegadas de trabalho apreciam no dorama. Vale cada minuto assistido, principalmente se você está procurando uma série de comédia fora dos clichês habituais.

É isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e que possam apreciar esses deliciosos doramas! Arigatou Gozaimasu!




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta