Cobra Kai: Uma aula de como ressuscitar uma franquia 

O recomeço ideal para uma franquia épica!

24/02/2021 Última edição em 04/03/2021 às 12:11:38

Cobra Kai começou como uma série que fazia parte de um grande projeto do YouTube para produzir conteúdo original, mas não alcançou um grande sucesso, tendo apenas duas temporadas lançadas. Mas, felizmente, a Netflix adquiriu os direitos do show, e não apenas disponibilizou no seu catálogo, como também produziu uma terceira temporada para a série. Foi então que essa continuação de Karate Kid recebeu o devido reconhecimento, se tornando uma das séries mais populares da atualidade.

Cobra Kai é uma série bem feita, não dá para discordar disso. Karate Kid quase já não tinha relevância quando Cobra Kai foi lançada em 2018. Mas o seriado conseguiu restaurar os fãs dessa antiga franquia, ao mesmo tempo que trouxe um gigantesco novo público. Era realmente difícil de imaginar que, após um péssimo quarto filme e um reboot que não rendeu muito, Karate Kid conseguiria se tornar popular novamente, mas inesperadamente isso aconteceu.

Todo início de Cobra Kai serve como uma forma de nos mostrar o primeiro Karate Kid de outro ponto de vista. Nós acompanhamos um Johnny Lawrence adulto e amargurado, que constantemente lembra das humilhações que passou em Karatê Kid - A Hora da Verdade. No filme original, acompanhamos toda história na perspectiva de Daniel Larusso, então logo vemos ele como o correto da história, mas Cobra Kai brinca com essa ideia e nos mostra que nada é tão simples assim.

Durante as três temporadas da série, nós vamos vendo um aprofundamento muito grande dos acontecimentos de todos os Karate Kid. Cobra Kai não tenta invalidar seus filmes anteriores, mesmo os mais problemáticos fazem parte da história e são levados em consideração. O que para a época de seu lançamento poderia ser bem idiota e tosco, é tratado em Cobra Kai com certo respeito, além de ser um pouco mais aprofundado e trabalhado. Então a série ajuda a melhorar mesmo o que há de pior na franquia.

Como continuamos no universo de Karate Kid, algumas peculiaridades estranhas seguem em Cobra Kai, como o fato de que as pessoas levam o Karate muito a sério. Às vezes, a própria série percebe isso e zomba desse fato, mas em vários momentos, os personagens fazem como nos filmes antigos, levando as artes marciais de uma forma exageradamente séria. Para alguns, isso pode ser um problema, mas não dá para dizer que Cobra Kai renega aspectos presentes em outras produções da franquia.

Como Cobra Kai passa longe de se limitar ao elenco antigo, vários novos personagens são introduzidos na série. Mas grande parte do elenco de Karate Kid aparece pelo menos em algum momeno de Cobra Kai também. Só que isso não impedem os novatos de brilharem e também terem destaque, são vários novos personagens, cada um com suas peculiaridades, dramas e problemas. A maioria é bastante carismática, são só alguns que ficam um pouco forçados na trama e agem de uma forma mais caricata.

Cobra Kai realmente tem a essência dos anos 80. Toda essa década é constantemente referenciada na série e a própria narrativa de Cobra Kai tem vários elementos que eram muito presentes em produções dos anos 80. Para os que gostam dessa época, o seriado será um prato cheio. E mesmo aos mais novos, a forma com que Cobra Kai trabalha suas referências ao passado pode ser agradável.

Talvez o maior feito dessa nova série seja conciliar o antigo com o novo. Os fãs de Karate Kid podem adorar Cobra Kai, ao mesmo tempo que os mais novos, que irão conhecer a franquia por essa série, podem adorar o programa. Não é difícil entrar nesse universo, ele realmente nos prende com facilidade e para sair, aí sim pode ser uma tarefa meio complicada.

Cobra Kai deveria se tornar um exemplo de como trazer o passado de volta e conciliar isso com o novo. É uma atualização necessária para uma das franquias mais amadas do cinema. Não se sabe em que temporada Cobra Kai irá se finalizar, mas enquanto isso, é certo que essa série continuará marcando as velhas e também novas gerações.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta