Esses dias tive a infelicidade de ter uma discussão tipicamente nerd: inútil, repetitiva e fervorosa. Nós, nerds, temos esse mal costume. A parte com a qual discuti era um rapaz com seus 19/20 anos. Me lembrou eu mesmo com sua idade: cheio de opiniões, certezas e argumentos deturpados. Um moleque metido a besta. E sim, acreditem ou não, eu melhorei muito de lá pra cá! Pode não parecer, mas é verdade!
Em dado momento da discussão, o diálogo tomou o seguinte rumo, com frases muito parecidas com essas:
Eu: Tem outras bandas de rock tanto quanto ou mais populares no Ocidente do que DIR EN GREY. Tem o X JAPAN...
Ele: X JAPAN é j-metal!
(...)
- ASIAN KUNG-FU GENERATION...
- ASIAN KUNG-FU GENERATION não é rock, é “anime song”!
E aí seguiu-se toda uma discussão comigo tentando explicar como ele estava aplicando o termo de maneira totalmente errada. Não consegui explicar direito. Fico atordoado quando ouço besteira demais de uma só vez (das quais vou poupar vocês). Segue uma breve explicação pra quem ainda não sabe como essa parte da indústria musical japa funciona.
Existem os animes. E existem as bandas, cantores e cantoras. Quando uma banda/cantor(a) assina um contrato (normalmente major, no caso) com uma gravadora, esta trata de promover o artista de ene formas. Entre elas, colocar algumas músicas de trabalho (as que são lado-a em singles, ganham clipes etc.) num tie-in, ou seja, como trilha sonora de um anime, novela (ou dorama), filme, comercial de TV, programa de TV etc. Ajuda a promover o artista pra quem assiste o programa/filme/etc., ajuda a promover o programa/filme/etc. pra quem gosta do artista.
A música que uma banda lança e está na trilha sonora de um anime/novela/etc. não foi necessariamente encomendada pela produção do programa. Pessoalmente, acredito que na maioria das vezes, tenha sido um trabalho que a banda/artista criou e o pessoal do marketing da gravadora deu um jeito pra enfiar num tie-in.
Vocês podem dizer que não sei o que é exatamente o significado do termo “anime song”. Mas eu sei o que não é: gênero musical. “Rock” é um gênero musical determinado? Ao menos no início, era. “Visual kei” é algum gênero musical? Discutível. Várias bandas visuais desenvolveram alguns tipos de música parecidos umas com as outras, só que bem peculiares no mundo do rock. Mas “anime song” é um gênero musical? Até onde sei, não. Podemos ter músicas de rock ou pop com uma melodia/pegada bem japonesa nas trilhas sonoras de animes, mas não faz sentido separá-las e rotulá-las de modo especial só por uma questão em comum de marketing.
Trilhas sonoras de animes utilizam diferentes vertentes musicais. Tais como (artista, música, gênero musical, anime):
- L’Arc~en~Ciel - READY STEADY GO / pop rock / Fullmetal Alchemist
- ASIAN KUNG-FU GENERATION - After Dark / rock alternativo, pós-punk / Bleach
- B’z - Don’t Wanna Lie / hard rock / Detective Conan
- DIR EN GREY - CHILD PREY / metal moderno / Baki the Grappler
- BUCK-TICK - Dress / não sei, um troço muito louco tipo Madonna, os caras são doidos / Trinity Blood
- MONORAL - Kiri / pop rock? -- mas lembra U2... / Ergo Proxy
- X JAPAN - Forever Love / balada romântica / X: The Movie (Pra quem não manja, a única coisa que o desenho tem a ver com a banda. Um não foi baseado no outro.)
Até eu, que não assisto anime, sei que trilhas sonoras de animes/anime songs/anisongs podem ser pop eletrônico, jazz (setentista, ainda por cima), jazz-bossa nova, o escambau, qualquer gênero musical. Então, criançada, nada de dizer que “anime song” é tipo de música, eeein.
Agora, já imaginou se todos esses animes relacionados acima passam na TV brasileira, dublados como sempre e tal? Já imaginou todas essas músicas também dubladas??? Cômico! Haha!
Deveria ter um anime com tema de abertura estilo sertanejo universitário, vocês não acham? Ia ficar show! Batidão! Ou melhor, um anime sobre um malandro carioca vivendo no Japão com um samba na abertura da série. Certíssimo!
Publicação original de 28/10/2011. 2 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.