A média de mais de 6 milhões de passageiros por dia faz com que o metrô de Tóquio seja considerado o mais movimentado do mundo. Com esses dados em mente, o fotógrafo Michael Wolf resolveu passar um mês em uma estação de metrô da cidade, registrando as expressões dos passageiros, geralmente a caminho do trabalho, na hora do rush.
As imagens capturadas pelo fotógrafo revelam situações pelas quais todos nós passamos em transportes públicos: cotovelos de outros passageiros em suas costas, suor e perfumes, barulhos desagradáveis, pouco espaço, lotação... Mas, no caso retratado por Michael Wolf, essas situações são mostradas em um ponto crítico.
Tokyo Compression (literalmente “Aperto em Tóquio”) é o nome do projeto do qual as imagens fazem parte — o trabalho, inclusive, tornou-se um livro da editora Peperoni Books. Até o dia 20 de fevereiro as fotografias ficarão expostas no Forum für Fotografie, em Colônia, na Alemanha.
Muitas pessoas mostravam incômodo com a presença da câmera. Segundo o fotógrafo, elas pareciam estar repentinamente cientes da situação terrível em que se encontravam, e não queriam ter isso retratado por ninguém. Alguns protegiam o rosto com as mãos, outros fechavam os olhos, e outros olhavam diretamente para a câmera sem esboçar reação alguma, todos agindo como se quisessem fugir da realidade.
As fotografias foram tiradas em uma estação da linha Odakyū, a única em que Michael Wolf conseguia chegar perto o suficiente das janelas dos trens.
Publicação original de 22/01/2011. 3 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.