Formação atual
- Vocal: Ling
- Guitarra: Yue
- Teclado: Bai Niao
- Bateria: Zhen
A Silver Ash foi a primeira banda visual kei da China e, graças a esse título, possui uma história cheia de altos e baixos, com supostas perseguições feitas pelo governo chinês e outros empecilhos. Apesar disso, seus integrantes nunca deixaram morrer a vontade de fazer música e de tentar reconhecimento não só no seu país de origem, como no resto do mundo.
A Rádio Blast! recentemente conseguiu uma entrevista exclusiva com o vocalista e líder Ling, que revelou o que realmente aconteceu em relação às perseguições e outras histórias inéditas. Uma verdadeira demonstração de como não desistir frente aos problemas que podem aparecer na vida. Algumas perguntas foram montadas com a participação dos leitores da Rádio (obrigada a todos que ajudaram!), e agora você pode conferir a conversa abaixo.
Nota: Lucy e Nancy, mencionados em algumas partes, são dois ex-guitarristas da banda que fizeram parte da formação original.
Rádio Blast!: Vamos começar do início: como a Silver Ash foi criada?
Ling: Quando eu tinha 20 anos, gostava de vários artistas que usavam maquiagem, como David Bowie, The Cure, Marilyn Manson... eu queria formar uma banda de glam rock, mas a forma que eles se maquiavam não combinava com meu rosto oriental. Um dia, eu descobri algo que combinava com meu jeito, corpo e rosto asiáticos e pensei “Eu posso fazer isso”, então formei a Silver Ash. Eu tentei convencer outros músicos de boa aparência a entrarem na minha banda. Essa é uma forma simples de contar como eu criei a Silver Ash. Meu inglês não me permite contar mais detalhes e, acredite, eles são entediantes.
RB!: Como você descobriu o visual kei?
Ling: Pela TV, na verdade. Foi quando eu vi o Luna Sea pela primeira vez em um programa chinês de TV que falava sobre música pop japonesa. Eu fiquei chocado com forma que o Sugizo tocava. Claro que a música deles também é boa.
RB!: Quais são suas maiores influências musicais e visuais?
Ling: A maioria delas são bandas e artistas ocidentais. Eu e Yue fomos influenciados por várias bandas britânicas, como The Cure, Radiohead, Suede... Com o Lucy acho que foram bandas de black metal norueguês e música clássica. Em relação às bandas visuais japonesas, eu gosto muito de Luna Sea, pois eles me “ensinaram” a “tocar”. (risos)
RB!: Por que os membros tinham nomes de mulher no início da banda?
Ling: Apenas por diversão. O nome chinês do Nancy soa como “Nansi”, então como ele precisava criar um nome em inglês por Silver Ash, Nancy soava bem. O nome da namorada do Lucy é “Lusi”, então ele disse “Eu me visto como mulher, então quero o nome da minha namorada”. Não tem nenhum significado. Eles achavam que Nancy e Lucy soavam como nomes de guitarras gêmeas, então...
RB!: O que você pensa sobre serem a primeira banda visual kei da China? Você sente algum tipo de responsabilidade?
Ling: Na verdade, eu não penso que o visual kei seja um tipo de rock. É apenas um título dado pela mídia japonesa às bandas japonesas que usam maquiagem. A Silver Ash foi a primeira banda composta por homens que usavam maquiagem na China. Nós precisávamos encontrar um rótulo. Não podemos dar um nome ao nosso estilo musical, mas podemos dar um título ao nosso estilo visual, e “visual kei” foi o melhor. Nós ficamos honrados, mas isso não é o mais importante. Em primeiro lugar somos roqueiros, depois roqueiros visuais. Eu sinto responsabilidade pela minha música, não por um rótulo.
RB!: A Silver Ash já sofreu algum tipo de preconceito por ser uma banda visual kei?
Ling: Sim, bandas que usam maquiagem sempre sofrem esse tipo de problema, mas nós não ligamos. Talvez um pouco quando a banda estava começando... mas agora isso realmente não importa. Nós podemos mostrar a força de nossa música, na maioria das vezes nossos shows calam as bocas dessas pessoas.
RB!: A indústria visual kei na China não é muito forte e, assim como no Brasil, a maioria das bandas que seguem esse ideal não duram muito tempo. Por que você acha que isso acontece? Qual você acha que é o fator principal pra Silver Ash ainda estar “viva”?
Ling: O visual kei no Japão tem um grande fundo cultural e histórico. Na Ásia Oriental existe, há muito tempo, uma cultura que envolve homens bonitos e maquiados. O Japão conseguiu manter isso em diferentes áreas, mas a China não. A cultura japonesa é baseada na China antiga, mas eles criaram sua própria estética. O visual kei é o estilo japonês do glam rock, e, em relação aos músicos chineses, eles podem se vestir assim, mas não serão aceitos pela sociedade, pois a China não tem esse tipo de cultura. Acho que no Brasil acontece o mesmo. Várias bandas “visual kei” na China são apenas alguns cosplayers que se juntam e tocam umas músicas cover idiotas, esse é outro motivo. O maior problema na China é que nós não temos uma indústria musical forte. Se você não pode ganhar dinheiro com a música, como você conseguiria manter uma vida rock’n’roll?...
RB!: No Ocidente, existem vários rumores sobre uma suposta perseguição pelo governo que a banda sofreu. Entretanto, ninguém tem certeza de nada. Isso realmente aconteceu?
Ling: Não foi tão sério assim. Nós tivemos alguns problemas com a Secretaria de Cultura de Xangai em 2003. Eles cancelaram nosso show no Asia Music Festival em Xangai só porque éramos visual kei, e nossa música não pôde tocar na televisão chinesa por vários anos. Mas quando o governo americano negou nosso visto pra que participássemos de um grande festival nos Estados Unidos, eu perdoei o governo chinês. O festival convidou T.M. Revolution, Miyavi e nós em 2004, mas não conseguimos um visto só porque éramos chineses. Todos os governos são estúpidos.
RB!: O fato de a banda ter mudado de estilo tão bruscamente (de “LIAR” pra “The Daughter of Sea”, por exemplo) tem algo a ver com isso?
Ling: Aproximadamente de 2004 a 2007, nós tentamos mudar nosso estilo pra sobreviver. Não me arrependo, mas é algo muito ruim de lembrar. Nós realmente queríamos viver de música, mas não conseguíamos ganhar dinheiro com isso. Eu tentei de várias formas manter o nosso estilo, mas nenhuma empresa na China queria nos ajudar. Nossos membros tiveram que vender seus instrumentos pra viver em Pequim, eu tive que pedir dinheiro emprestado dos meus pais pra continuar com a minha banda, nós precisamos mudar um pouco pro pop pra sobreviver. “The Daughter of Sea” é uma música linda que eu amo. A letra da música veio dos contos de fadas de [Hans Christian] Andersen, e a tradução correta é “The Little Mermaid”. O clipe da música foi o primeiro e último da Silver Ash a passar na televisão chinesa. Finalmente, nós desistimos, essas grandes gravadoras não sabem nem o que é uma boa música pop. Yue voltou pra cidade natal dele pra conseguir um emprego. Nós paramos por muito tempo e eu encontrei um emprego numa empresa da área musical. Quando meus colegas de trabalho souberam que eu era o líder do Silver Ash, eles ficaram chocados. Alguns deles compraram CDs da banda quando eram estudantes. É engraçado pra mim agora, mas, naquela época, não era muito.
RB!: Outra história que todo mundo já ouviu é a de que grandes gravadoras já ofereceram contratos, mas a banda nunca chegou a assiná-los. Novamente, as pessoas dizem que é culpa do governo. Por favor, conte-nos a verdade sobre isso.
Ling: Isso não é verdade. Nós apenas não tivemos sorte. Eu não quero falar muito sobre o governo chinês. Acredite, ele não é pior, mas também não é melhor que os outros.
RB!: Por um curto período de tempo, a Silver Ash se apresentou com roupas mais “sóbrias”, o clássico visual preto das bandas de rock. Sobre o que era essa mudança? Vocês de repente ficaram cansados das roupas exageradas do visual kei?
Ling: Ei, eu sou um cara da moda! Eu adoro mudar meu estilo! (Estou apenas brincando, haha) Aquele estilo clássico do visual kei já acabou. Nós temos tentado procurar um estilo visual pro Silver Ash. Da próxima vez, nossa aparência pode até parecer exagerada, mas não vai ser mais aquela coisa do visual kei clássico.
RB!: Qual foi a principal mudança na banda, em termos de conceitos e ideais, com o photoshoot mais recente (na frente da cortina vermelha)?
Ling: Nós não somos mais uma banda típica visual. Eu estou tentando criar um estilo único pra Silver Ash. Nosso baixista Yu saiu e temos que encontrar alguém novo. A mudança mais importante será na nossa música. Ainda é o estilo do Silver Ash, mas mudando um pouquinho na forma. Acho que será uma boa surpresa.
RB!: Hoje em dia, o que te ajuda a manter a Silver Ash viva na China, já que vocês não tocam uma música muito popular por lá?
Ling: Agora todos os membros têm um emprego pra sobreviver. Eu sou sortudo, virei um estudante no Canadá. Eu tentarei ajudar a Silver Ash a ser uma banda internacional.
RB!: Quais são os próximos planos da banda?
Ling: Um novo álbum, é o que eu espero. Estou dando o meu melhor pra criar novas músicas, e espero que possamos achar algumas gravadoras internacionais para nos ajudar a publicá-las no próximo ano ou em 2013.
RB!: Os membros têm outros projetos musicais paralelos? Quais são?
Ling: Nosso baterista Zhen está em outras duas bandas. Uma delas chama-se The Red, e eles irão lançar o primeiro álbum neste ano.
RB!: Muito obrigado por esta entrevista enorme! Pra fechá-la com chave de ouro, por favor deixe uma mensagem aos fãs brasileiros!
Ling: Eu amo vocês e nós nos encontraremos algum dia no Brasil!
Publicação original de 24/07/2011. 1 imagem desta publicação não sobreviveu à migração de 2013.