Olá, pessoal! Hoje estou aqui para comentar um pouco sobre algo que os ouvintes sempre acabam conversando durante o programa One Up!, que é um programa da Rádio Blast!, e a temática é focada apenas em games. Resumindo, todos os assuntos que comento no programa levam a outro tema: as exclusividades.
Exclusividade, no caso, refere-se a quando um jogo é produzido apenas para um console. Um grande exemplo é Metal Gear Solid 4, um jogo da saga Metal Gear, muito esperado pelo fãs, que saiu apenas para Playstation 3. Um exemplo de jogo não exclusivo é Resident Evil 4, que prometeu ser exclusivo para GameCube — tudo isso por causa de um contrato da Capcom com a Nintendo —, mas que acabou saindo para Playstation 2, Windows e Wii.
O fato é que todos nós, jogadores de vídeo-game, temos uma leve queda — ou grande queda — por uma série ou por algum jogo em especial, mas ninguém tem dinheiro para comprar todos os consoles do mundo — tudo bem, alguns tem! E essas exclusividades fazem com que, muitas vezes, fiquemos privados de jogar os jogos que gostamos. Por um acaso alguém aqui tem todos os jogos, de todas as gerações dos videogames, e um computador ultrafoda, que roda Crysis no máximo, em cada cômodo da casa? Não, não temos.
Por outro lado, temos grandes empresas que enfrentam um mercado que cresce mais a cada dia e que, muitas vezes, sofrem prejuízo. Um exemplo que podemos levar em conta é o Playstation 3, um console da Sony, que deu um prejuízo de US$ 250,00 por console, na época de lançamento. Hoje em dia, mesmo com o Playstation 3 Slim, que obteve maiores vendas e quedas de preço — e que chamam a atenção em plenas festas de final de ano —, a Sony continua sofrendo o prejuízo de US$ 40,00 por console. Então, vendo por esse lado, quem está certo em abusar das exclusividades? Porque outro fato, é que graças aos jogos exclusivos para Playstation 3, como Uncharted 2, Little Big Planet, ou até mesmo o próprio Metal Gear Solid 4, o console acabou vendendo muito mais.
Mas quem compra o console só por causa da exclusividade? Os fãs do jogo exclusivo. E o que acontece com os produtores do jogo exclusivo? Acabam ganhando por outros lados, já que há vários estudos de mercado antes de decidirem a data e o console na qual o jogo será lançado. Sendo assim, quem ganha com isso, sempre é a empresa responsável pelo console. O nome disso é capitalismo. Então, como fazemos para acabar com isso de uma vez por todas? Simples: não comprem o console apenas pelas malditas exclusividades, isso quebra as pernas de qualquer estudo de mercado que nos vê como marionetes, acreditem em mim. O jogo que você ama não acabará perdendo com isso tudo, apenas você, se continuar sendo cobaia.
E só para fechar o ano, mostrando que nós brasileiros conseguimos o que queremos, a Sony acabou abaixando o preço de muitos jogos em Blu-ray, já que as vendas acabaram despencando por aqui e somos considerados ótimos compradores. Agora falta a Nintendo e a Microsoft fazerem o mesmo.
Parabéns e boas festas!
Publicação original de 25/12/2009. 2 imagens desta publicação não sobreviveram à migração de 2013.