Irie
No outro post eu falei sobre os shows, agora é a vez de falar sobre o visual kei. Embora as pessoas pensam em visual kei e quando pesquisam, relacionam logo a imagem que temos do Japão, que tal falarmos do que realmente é e como relacionar com o ocidente?
A palavra surgiu em uma entrevista para a SHOXX de Hide, em que ele falou que o estilo que ele seguia era o visual rock.
A partir daí, uma mistura de interpretações foram criadas e deturpações, até porque qualquer tipo de rótulo acaba criando confusão.
Acontece que o visual kei é o rótulo MAIS contraditório possível.
Daí você se pergunta: Se é contraditório, como eu vou entender então?
Simples, muito simples.
Visual kei é um movimento e um jeito de você se expressar. Só.
Se você não tem preconceito musical e curte se vestir ou ser diferente, você é visual kei. Visual kei também está na atitude e não só se você se veste como um gótico ou como um boneco colorido, que te vai fazer ser ou não ser.
Um dos maiores exemplos disso tudo, é o Gackt e o Kiyoharu, que falam que são Visual Kei. Yoshiki, Sugizo... A lista é grande! E se você parar pra pesquisar, eles hoje em dia nem colocam roupas muito estravagantes!
Agora, com isso, o povo brasileiro tem que se acostumar com o visual que as bandas brasileiras fazem, até porque, por questões climáticas, não podemos usar roupas pesadas demais no palco. Esquenta, incomoda e a gente sai de lá muito desidratado!
Adaptações para a nossa repaginada brasileira é MUITO válida.
Agora, para encerrar esse assunto de visual kei, o que muitas bandas brasileiras acabam fazendo, é sim visual kei, por mais que neguem, até no som tem aquele rock, mas com pegada de visual kei, já que o new metal do visual kei é diferente do tradicional e por aí vai.
Falando desse assunto, espero que cresça o interesse das pessoas pelas músicas próprias das bandas daqui do Brasil e ajudem elas a crescerem!
Na opinião sincera de vocês, o que falta pra realmente as bandas ganharem mais respeito e credibilidade? Na minha opnião, música própria, mas eu gostaria de saber o que o povo pensa a respeito disso, tendo em vista que na França acontecerá o primeiro grande festival de bandas visuais locais, com direito a um comercial para a TV.
Talvez eu faça um capítulo 3 falando de material próprio, mas tenho que deixar outras pessoas postarem por aqui também! =]
Apóiem a cena e vão ao Kagrra, ok? =*
Publicação original de 04/02/2009.