What's Next - Heroes of the Storm - O que 2019 nos reserva

O palco mítico da BlizzCon recebeu um evento muito esperado para os fãs do moba que reúne personagens da Blizzard, dentre essas mudanças, reworks, novos heróis, alterações em ranqueadas e em mecânicas básicas prometem mudar a maneira como enxergamos e jogamos Heroes of the Storm.

04/11/2018 Última edição em 04/11/2018 às 18:25:29

Um dos atrativos do palco Mítico da BlizzCon2018 é o “What’s Next”, evento onde cada um dos títulos da Blizzard é abordado com profundidade sobre suas próximas atualizações. O What’s Next de Heroes of the Storm começou liderado por Kaeo Miller, diretor de produções do game, e trouxe novidades que a comunidade já especulava e debatia há algum tempo.

Segundo Miller, o contato com a comunidade tem sido de suma importância para a equipe do game, e a participação dos jogadores tanto por fóruns como por sites como o Reddit são importantes e contam na hora da equipe tomar decisões, como desistir da ideia de um editor de mapas, algo que havia sido dito em 2014, ou investir em um sistema de busca de grupos e formação de clãs, um projeto que a empresa ainda trabalha e pesquisa.

Foram apresentados os heróis lançados em 2018 como Blaze, Fênix, Yrel e Cristalba além de mudanças que ocorreram em heróis já existentes, como Diablo e Lunara. Outro ponto destacado por Miller é o interesse em sempre estar fazendo essas atualizações em heróis antigos para que os mesmos não se tornem enfadonhos para os jogadores. Tanto as alterações em mapas como Hanamura e Jardim do Terror foram frutos do contato com a comunidade, e para Kaeo Miller, produzir feitos cada vez mais lógicos e coerentes dentro do game faz parte dos planos de desenvolvimento para Heroes of the Storm. Um exemplo dessa linha de pensamento é a criação das skins, que antigamente seguiam um conceito aleatório, mas agora focam em seguir ideias mais lógicas, como eventos ou lores de universos paralelos.

Eventos como Nexomania e a Garganta de Alterac apresentavam mecânicas de quests diferentes das habituais missões diárias. Ao invés de uma mesma missão para todos os jogadores, esses eventos nos davam uma escolha, um lado para apoiar, e após escolher esse lado, cumprir com exigências específicas dele para obter conquistas relacionadas a este lado, como sprays, retratos, pacotes de emojis e até mesmo montarias, como aconteceu em Nexomania, onde os jogadores escolhiam entre lutar por La Parca Lunara ou La Pantera Sonya. Segundo Joseph Piepiora, líder de sistemas de design de Hots, eventos desse tipo trouxeram resultados muito positivos para o game e irão se repetir com maiores frequências de formas mais variadas no futuro de Heroes of the Storm.

Dentre os planejamentos para as ranqueadas de 2019, Piepiora citou a combinação entre a Liga de Heróis e a Liga de Equipes. A proposta traria a opção de jogadores solo jogarem apenas contra outros jogadores solo, visando um melhor pareamento entre suas habilidades com as habilidades de seus adversários. Outra mudança proposta para as partidas ranqueadas irá modificar o sistema de reconect do game. Além de aperfeiçoar este recurso e também aperfeiçoar o sistema de inteligência artificial do game, jogadores que deixarem partidas ranqueadas, caso não voltem, irão impactar menos aos jogadores que ficaram. Isso significa que, se você estiver em uma partida ranqueada e alguém do seu time cair/sair, caso seu time perca, nem você nem sua equipe irão perder pontos de ranking, mas apenas o jogador que saiu e não voltou. Piepiora afirmou que a Blizzard reconhece que imprevistos podem acontecer durante jogatinas, que obrigam os jogadores a deixarem partidas, mas a empresa irá observar a frequência destes “imprevistos” e as penalidades poderão se tornar severas.

Outra novidade apresentada para o futuro das partidas ranqueadas é o fim das partidas de promoção/rebaixamento, para a equipe de desenvolvimento do jogo, essas partidas eram desmotivadoras para os jogadores, além de aflitivas. Não tinha um jogador que não ficava frustrado ao quase subir de rank e perder essa oportunidade ao não vencer uma partida de posicionamento, ou o contrário, ainda pior, quando um jogador estava em um rank, por exemplo, diamante, e deixava de jogar para não perder uma partida de rebaixamento e ir parar em platina. Além dessas implementações, um sistema de quests para partidas ranqueadas também está sendo desenvolvido. Diferente de premiar apenas com gold, o intuito dessas quests será o de fornecer premiações mais variadas aos jogadores nos finais das temporadas. Todas essas mudanças visam tornar as partidas ranqueadas cada vez mais atrativas para os jogadores, tanto para os que já jogam partidas ranqueadas, quanto para os que não gostam muito dessa modalidade do game, todavia uma das mudanças mais significativas que estão por vir é o pareamento baseado por performance, e a remoção de pontos de ranqueado, substituídas pela exibição do MMR.

Na parte de conteúdo, Matthew Cooper, líder de design de conteúdo, falou sobre composição de meta, atualizações e melhorias de heróis, além do lançamento de novos personagens e reestruturação de heróis antigos. O anúncio mais importante feito por Cooper certamente foi o do rework dos heróis Suturino e Sylvana programados para o mês de dezembro. Para Suturino, o plano é manter seu gancho, que aos olhos da Blizzard está muito bom, mas as demais skills do grandalhão de World of Warcraft não acompanham o quão bom é o seu gancho, sendo mais utilizadas em períodos de cooldown da habilidade principal. A intenção do rework de Suturino é justamente a de tornar mais útil a utilização de suas demais habilidades. Para a atual chefe-guerreira da Horda, Sylvana, as mudanças serão mais ofensivas, remetendo à personalidade e história da personagem. As características que tornaram Sylvana uma especialista são admiradas pela equipe de Hots. Puxar lanes e destruir estruturas com facilidade, aparentemente, são pontos que serão mantidos, ainda assim quem é Sylvana Correventos em World of Warcraft será o fator essencial para decidir quem será ela no Nexus. Torná-la uma assassina de longo alcance será um processo que irá girar em torno da modificação de talentos, que, segundo Cooper, irão visar o aumento de dano, seja pelo uso das ondas ou de outras oportunidades aproveitadas ao longo do processo de reconstrução da Rainha Banshee. Se há uma notícia ruim para os main Sylvana essa notícia é de que tanto a capacidade de escolhas em torno da personagem irá aumentar, quanto a dificuldade em se dominar a personagem, exigindo muito mais estratégia, não apenas em torno dela, mas também da composição da equipe.

Mathew Cooper também falou sobre as mudanças na forma de se jogar Heroes of the Storm. Mudanças anteriores como aumento do distanciamento da câmera, chat de voz, mudanças nos globos de regeneração e munições infinitas das torres, fortes e bastilhas foram bem recebidas pela comunidade. Foram analisadas muitas partidas e o modo como os jogadores estavam se comportando e uma das características encontradas foi a discrepância entre níveis das duas equipes quando o foco era a demolição de estruturas. Derrubar um forte ou uma bastilha concedia muitas vantagens para uma equipe, visto que, além de tirar um ponto de segurança para a equipe inimiga, concedia muita experiência para sua equipe, o que, em muitos casos, gerava uma diferença grande entre os níveis das duas equipes além de um controle de mapa superior. Essas diferenças tornavam muitas partidas desmotivadoras, cansativas e frustrantes. Era o caso de ter um time com o talento do nível 20 e um controle de mapa avançado enquanto o seu time estava dois ou até três níveis atrás. Pensando nisso, a equipe de desenvolvimento decidiu remover a experiência concedida por fortes e bastilhas e incrementar essa experiência em mercenários de uma forma mais inteligente. Ao capturar um acampamento mercenário a equipe receberá 100% a mais de XP do que recebia, mas ao defender-se de um grupo de mercenários inimigos, a equipe defensora também irá ganhar esse 100% de XP a mais, o que irá diminuir a velocidade da progressão das equipes, gerar mais equilíbrio entre os níveis das duas equipes, tornar as partidas mais competitivas e menos injustas (acredito que também irá deixar as partidas mais longas, visto a diminuição dos massacres). A destruição de fortes não sofreu apenas uma mudança, segundo Cooper, o sistema de catapultas também será alterado. Para que não haja uma verdadeira onda dessas carruagens destrutivas, as catapultas agora terão uma progressão de dano e alcance e irão surgir a cada três ondas de tropas para cada forte destruído em uma lane.

Outra mudança na mecânica do jogo apresentada por Cooper se encontra no sistema de armaduras do jogo. “Esse é um sistema muito importante do jogo e tem duas áreas em que nós queremos melhorar as armaduras” - disse Cooper. Segundo a comunidade profissional de Heroes of the Storm, trabalhar com o sistema de armaduras era, até então, a melhor maneira de se jogar, sendo algo que acabava por direcionar a tomada de decisões. Mathew Cooper afirma que não era essa a intenção da Blizzard por trás deste sistema, assim decidindo trabalhar em cima das armaduras de forma a modificar esse procedimento. “A gente não queria que as equipes ficassem pensando o quanto podem colocar de armadura em um personagem para ganhar fácil” - disse Cooper. O plano por trás desta atualização visa apresentar para os jogadores quais tipos de arma cada personagem está recebendo, de forma que fique claro o motivo pelo qual cada herói está recebendo determinada quantidade de dano. Outra mudança no sistema de armaduras será o fim do empilhamento das mesmas, fazendo com que não seja algo extremamente desvantajoso para uma equipe enquanto algo absurdamente forte para outra.

Segundo Joseph Pieroa essas estão previstas para serem implementadas ao longo de 2019, não em um único patch. Atualmente teremos Orféa em novembro, entrando para PTR no dia 6 e para o game no dia 13, e rework de Suturino e Sylvana em dezembro. Há mudanças nas alterações de classificações de heróis que também foram confirmadas durante o evento, separando todos nas categorias, tank, bruiser, healer, suport, assassin melee e ranged assassin. Mudanças como o sistema de bônus de XP em nitros (5% a mais de XP por cada jogador que também usou nitro durante a partida) já estão disponíveis no site de Heroes of the Storm para serem avaliadas, quanto a um herói novo em dezembro não houve nenhum pronunciamento durante a BlizzCon 2018.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta