Streaming pagos: Será o futuro para os fãs de anime?!

Venha entender melhor o atual cenário em que nos encontramos para obtermos nossos amados conteúdos de animes.

14/01/2019 Última edição em 14/01/2019 às 14:36:13

Yooo galerinha tudo baum com ocês?  Se você estiver se perguntando... Sim eu ainda estou vivo... Sim eu ainda pertenço a essa rádio, e não... Eu não fui abduzido(XD), digamos que foram umas férias prolongadas (Mais do que meu revisor gostaria... Cof Cof... Te amo Meglias XP). Enfim, nessa matéria tratarei do atual cenário para quem busca por animes online e se serviços pagos como o Crunchyroll são mesmo a única opção que nos restará?! Bora lá!

A época na qual os fãs de animes dependiam da TV aberta para conferir suas séries favoritas e ficar em dia com o que está em exibição no Japão não existe mais. Hoje em dia, nós (fãs), nos utilizamos de sites que disponibilizam os episódios legendados e muitas vezes para download e impressionantemente em um curto período de tempo depois de lançados, mas, aqui entra uma questão que sempre soubemos, porém, fingíamos de cegos... Esses sites, por mais bem-intencionados que sejam, são ilegais pelo fato de não deterem os direitos de imagem para divulgarem tais obras, por isso, muitos deles vem sendo fechados ou obrigados a retirarem a maioria de suas séries do catálogo, se você já é veterano nessas terras de sites de animes, assim como esse que vos fala, deve ter percebido a grande queda de boas opções nesse "serviço" com o passar dos anos.

Sites renomados, para nós, foram sumindo um após o outro e talvez o começo de tudo tenha ocorrido a alguns anos atrás quando o Ministério Japonês da Economia, Comércio e Indústria (METI) publicou um relatório onde identificou os principais websites (Dentre eles um Brasileiro, muito famoso por aqui, o Anitube, que após idas e vindas acabou fechando) que facilitam a distribuição e exibição ilegal de manga e anime. Foi este relatório que desencadeou a operação antipirataria. Vale ressaltar que a operação não atacou diretamente TODOS os sites, mas sim, os com mais acessos e que na visão deles estariam trazendo um maior prejuízo (por isso que ainda encontramos sites por aí XD), e de lá para cá quando algum site começa a se destacar... Bam !!! Acaba sendo convidado a retirar seu conteúdo do ar.

O caso mais recente que esse redator conhece é o da MangasProject, o qual teve que retirar o mangá de Boku no Hero Academia de seu site após a empresa detentora dos direitos autorais entrar em contato (Tive que caçar até os confins do inferno um novo site T-T). Isso só dificulta ainda mais os fãs da cultura oriental a encontrarem um site de qualidade e confiança, para poderem seguir acompanhando suas obras favoritas.

Mas eis que surge no horizonte uma chama de esperança chamada... Crunchyroll, o serviço de streaming possui em seu acervo uma infinidade de séries com todos os episódios completos e tudo que há de mais novo no outro lado do mundo. Crunchyroll talvez seja o serviço de streaming de animes mais famoso do mundo, até porque não tem muitos concorrentes, mas isso não faz com que o serviço seja desleixado nem nada parecido, ele é ideal para quem deseja ver animes dos mais diversos, sempre com catálogo atualizado e em dia com o que sai no Japão. Você deve estar se perguntando "Ah... Mas também tem a Netflix!" ... Sim, mas nesse caso estou falando de um serviço totalmente dedicado ao animes, a Netflix possui animes em seu catalogo, mas não são muitos (em pouco tempo você acaba de consumir todos XP).

Com o Crunchyroll o usuário tem a opção de assistir de forma gratuita, com propagandas e sem alta definição, ou paga, com assinatura mensal, sem propagandas, acesso antecipado a novos conteúdos e vídeos em até 1080p. A opção Premium vale a pena? Se você é do tipo que consume muito deste conteúdo e quer tirar o máximo de proveito, sim vale muito!

Diversos animes estão inclusos no catálogo, desde os clássicos: Naruto, Bleach, One piece, Hunter x Hunter, Fullmetal Alchemist, até o sucessos recentes: Boku no Hero, Shokugeki no Soma, Boruto, Black Clover, etc... O único defeito talvez seja a falta de alguns animes ou temporadas mais antigas (antes da empresa ter os direitos de exibição).

Por fim, como o outro streaming famoso Netflix, também é possível assistir Crunchyroll em diversos dispositivos, no seu navegador, Smart TV, celular IOS ou Android, e até mesmo vídeo games como, PS3, PS4, Wii U, entre outros. Em contra partida ainda não possui a opção de fazer download das séries para se assistir off-line. Mas isso não impedirá nossa diversão não é mesmo? Para quem nasceu em uma era onde se tinha que esperar anos depois do fim de uma obra, para aí então poder vê-la chegar em nossas terras, o que é esperar um pouco para chegar em casa e se conectar ao Wi-Fi para poder ter todas na palma da sua mão?  

Mas aqui fica uma indagação: Será que o futuro de nós fãs da cultura oriental será cada vez mais ter que recorrer a serviços pagos para podermos usufruir de nossas obras? Eu acredito que a resposta seja sim. Caro leitor, gostando ou não o que está acontecendo é correto, a pirataria acaba atraindo uma boa parte do público das empresas detentoras dos direitos autorais e se em algum ponto elas perceberem que estão perdendo muito com isso acabaram reduzindo investimentos na área e consequentemente reduzindo também os conteúdos que chegam até nós. Por isso o que cabe a nós é torcer para que mais serviços de streaming desse tipo surjam, fazendo assim com que os valores para assinarmos seja cada vez mais benéfico para nosso bolso não, é mesmo? XD

É isso galerinha espero que tenham gostado e se situado no que se passa sobre os sites de anime, mas e aí qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário aí em baixo e até uma próxima o/ (Prometo que voltarei mais rápido dessa vez XD).




2 comentário(s)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta
Lucasddst
5 anos atrás
Eu gosto da Crunchyroll. Apesar de não assinar o premium,eu diria que 95% do catálogo dela é disponível de graça e pelo app dela no meu Xbox One, mesmo não pagando os videos acabam sendo carregados em 1080p e as propagandas da pra meio que passar todas elas de uma vez avançado o tempo do vídeo. A única coisa que eu tenho que realmente lidar é com as 1 semana de espera pra ver o ep da semana passada, mas pra mim esperar 1 semana não é nada
Ashllan
5 anos atrás
Concordo que os serviços pagos e a diminuição da pirataria são benéficos para nosso meio. e digo isso não somente para que mais e mais animes e mangás venham de forma oficial e até mesmo acessível já que o preço não é tão alto assim para poder consumir os nesses meios de stream, mas também falo no investimento local dessas obras como por exemplo a dublagem que vejo como algo muito importante e que ela cresça cada vez mais atraindo cada vez mais profissionais e qualidade dessas produções, e esse mercado crescendo nacionalmente aqui no Brasil por exemplo em dois quem sabe a produção de animes de Mangás nacionais que possam vir fazer sucesso também.