Starcraft - 20 anos de guerra estelar

O clássico game de estratégia militar e ficção científica da Blizzard comemorou 20 anos em 2018. Após o lançamento do capítulo final da história, Legacy of the Void, o game já recebeu diversos conteúdos adicionais para as modalidades competitivas e cooperativas e segue entre um dos mais populares do gênero nos campeonatos E-Sports além do pronunciamento da Blizzard de não estar próximo de seu fim.

27/08/2018 Última edição em 27/08/2018 às 09:22:33

Criado em 1998 pela Blizzard Entertainment e dirigido por Chris Metzen, Stacraft é um jogo de estratégia exclusivo para PC com temática militar ambientalizado em um universo de ficção científica. O game recebeu uma versão remasterizada em julho de 2017, e teve sua sequência, Starcraft II, aberta para free-to-play em 14 de novembro de 2017. Atualmente o game se encontra disponível para Windows e Mac.

Quem é fã de Warcraft (não o MMO, seu antecessor) ou se lembra de Age of Empires e Age of Mitology (meu preferido) vai se identificar instantaneamente com Starcraft. O game do gênero RTS se passa em tempo real e coloca o jogador no comando de um exército onde diversas missões surgem ao decorrer da campanha. Pode esperar por invasões a bases inimigas, escoltas de tropas aliadas ou destruições de bases e roubos a trens de carga, Starcraft vai te colocar no papel de um verdadeiro comandante de guerra.

Além de uma campanha riquíssima, recheada de personagens icônicos e profecias apocalípticas, um dos grandes atrativos do jogo é o modo competitivo, que coloca de dois até quatro jogadores se confrontando por recursos e supremacia. Não a toa o game é chamado por alguns portais como "jogo de economia", saber quantos operários colocar em cada local, quanto investir em defesa, em forças militareis, quais forças militares investir e como e quando gastar cada mínimo recurso é de suma importância para se obter a vitória. Starcraft é praticamente um xadrez com humanos e alienígenas.

O Enredo

Uniões Inesperadas

Em um lugar do espaço chamado Setor Koprulu, os Terranos (humanos) lutavam contra uma força alienígena, os Zergs, controlados por uma poderosa entidade, a Supermente, ou Overmind. Sob a liderança do ambicioso Arcturus Mengsk, o rude Jimmy Raynor e a habilidosa Sarah Kerrigan, os rebeldes conhecidos como Filhos de Kohal conseguiram fugir da ameaça Zerg e se abrigar no planeta Antiga Prime. 

Raynor e Kerrigan estabeleceram laços com facilidade. Ele era xerife e ela uma fantasma, uma assassina com habilidades psiquicas da Confederação. Mengsk era ardiloso, mas isso lhe foi o suficiente para conseguir desenvolver uma liderança exemplar e desenvolver planos de sucesso, como utilizar a tecnologia da própria Confederação para controlar os Zergs contra ela própria. Todavia o plano teve seus efeitos colaterais e acabou atraindo a presença de outra raça alienígena no rastro dos Zergs, os Protoss, uma forma de vida avançada conectada por uma força psíquica nomeada Khala. Kerrigan foi quem liderou o contra-ataque aos Protoss, mas em uma ação movida unicamente pelo sentimento de vingança, Mengsk a deixou para trás, para morrer nas mãos dos Zergs. Kerrigan havia, nos tempos em que trabalhava para a Confederação, assassinado o pai de Mengsk. Este era o acerto de contas.

O desfecho da primeira parte da história tirou Raynor das graças de Mengsk, o colocando publicamente como um rebelde terrorista aos olhos da opinião pública Terrana. Arcturus Mengsk reuniu forças o suficiente para tomar o governo e criar um poder ditatorial, a Supremacia, enquanto Kerrigan fora poupada pelos Zergs. Seus poderes psíquicos, provenientes das inúmeras experiências as quais fora submetida em seus tempos de fantasma, se mostraram relevantes para a Supermente. Kerrigan seria reformulada como uma híbrida de humano e Zerg, deixaria Sarah para trás e ressurgiria como A Rainha das Lâminas, a primeira Zerg com vontade própria.

Forças Superiores

Antes de sua mutação, Kerrigan emitira um sinal, um pedido de socorro que partira de sua prisão no planeta Char, onde fora mantida encubada pelos Zergs. Jimmy Raynor fora um dos que atenderam ao seu chamado, mas outras entidades ainda mais remotas também receberam o sinal, entre eles o complacente executor Protoss, Tassadar, que diferente dos seus líderes, o Conclave, acreditava na importância de se salvar vidas acima da importância de se aniquilar Zergs, e o templário das trevas Zeratul, representante de um grupo de Protoss que abandonara o Khala para seguir seu próprio caminho.

Em Char, Zeratul e Tassadar, lados opostos do pensamento Protoss, mas com valores morais compatíveis, se uniram para combater a Supermente Zerg enquanto Raynor tentava salvar Kerrigan. Ambos os planos tiveram um impacto negativo. Raynor não conseguira impedir a mutação de Sarah Kerrigan em Rainha das Lâminas e os Protoss, ao vencer um poderoso Zerg, Zasz, revelaram a localização de sua terra, Aiur para a faminta raça alienígena.

O ataque ao planeta dos Protoss, Aiur, foi intenso e desastroso, novas personalidades surgiram para liderar a guerra contra os Zergs. Artanis fora uma delas, eleito como sucessor de Tassadar, desaparecido desde o fracasso em Char. O experiente Fênix foi outro herói a surgir, e ao lado de Artanis foi posto como um dos líderes da frente Protoss na resistência contra a invasão Zerg, que tentava a todo custo consumir a forma de vida Protoss na tentativa de integrar as duas raças em um unico corpo, aprimorando sua forma de vida.

Tanto Artanis quanto Fênix resistiram em Aiur por algum tempo, retomaram o contato com o executor Tassadar e receberam valiosas informações de Char para que virassem a batalha ao favor dos Protoss, mas os Zergs eram presenças numerosas demais e Fênix acabou morto em combate enquanto Artanis presenciou o governo Protoss condenar Tassadar como herege por sua união ao renegado Zeratul. 

Em Aiur uma guerra civil havia estourado mediante a presença de Zeratul, nesse ínterim o terrado e ex-xerife Raynor e a forma renascida de Fênix libertaram Tassadar e juntos tentaram combater a inconsequência de seus antigos representantes, o Conclave, uma luta que acabou em trégua. O plano final de Tassadar foi colocado em execução quando este atacou a Supermente utilizando o poder tanto do Khala quanto do Templo das Trevas. O resultado foi o fim da Supermente, mas também representou o fim de Tassadar.

Os Protoss conseguiram vencer uma batalha, mas não a guerra. Embora a Supermente fora vencida, os Zergs continuavam ativos e Aiur caira. Uma união entre os membros remanescentes do Khala e os integrantes do Templo das Trevas em Shakuras estabeleceu um novo começo para os Protoss. Embora fosse um recomeço que poucos deles desejaria.

Alianças se formaram e foram desfeitas, Terranos, Zergs e Protoss viviam em constante conflito e inúmeros confrontos, tantos que tornariam a leitura completamente confusa e cansativa para os viajantes de primeira viagem. Aqui procurei mencionar os acontecimentos iniciais da franquia ao ponto em que ficassem conhecidas as principais personalidades de StarCraft. Claro que ficaram para trás alguns nomes também muito valiosos para a trama, mas deixemos isso para um futuro próximo enquanto nos aprofundamos em outras galáxias de Chris Metzen.

Pensa rápido!

Um RTS como StarCraft não construiu sua reputação por ser um game casual, muito pelo contrário, a complexidade do jogo é o seu carro chefe. Construir estruturas com funções diversas que variam desde aumentar o potencial de ataque e defesa de sua base a aprimorar suas unidades já existentes e criar esquadrões de ataque é apenas o começo para se dominar as partidas. A estratégia é a pura alma de StarCraft. Saber sondar o cenário, se antecipar ao seus oponentes, dominar os pontos de recursos e utilizá-los de maneira adequada pode parecer ainda mais complicado para um comandante de primeira viagem do que parece, mas a campanha é sem dúvidas o melhor recurso para aprender a lidar com as diversas situações diferentes e inesperadas que podem ocorrer durante uma partida contra outros jogadores.

Wings of Liberty, Heart of the Swarm e Legacy of the Void são as três partes da história de StarCraft II, cada uma com foco em uma das três raças do game e em um dos três personagens centrais, Raynor para os Terranos, Kerrigan para os Zergs e Artanis para os Protoss. As expansões são sequenciais e para se ter uma noção precisa da história é importante jogá-las na ordem correta. Os players também podem obter a expansão focada na personagem Nova, uma fantasma da Confederação como Kerrigan um dia foi. Trata-se de uma espécie de spin-off, mas trás alguns elementos muito bons para a trama. O modo campanha é ideal para novos jogadores ou amantes da lore do game.

O modo competitivo é o famoso ranqueado onde os jogadores irão disputar entre si para descobrir quem é o melhor estrategista. Partidas 2x2, 3x3 ou 4x4 estão disponíveis para os que preferem uma jogatina em grupo, ainda assim, os que não são fãs de PvP ainda podem se aventurar com seus amigos nas chamadas Missões Cooperativas.  Por fim, o modo Arcade permite aos jogadores desfrutar de uma série de jogos personalizados, criados pela própria comunidade, as opções são infinitas e a criatividade surpreendente. 

StarCraft e StarCraft II são sem dúvidas dois poderosos títulos para PC que provam que nem só de gráficos realistas e quick time events viverão os gamers, mas uma boa lore um sistema complexo e criativo, partidas desafiadoras, uma comunidade vasta e conteúdo de primeira que, mesmo após 20 anos, continua se reinventando e se renovando, são motivos de diversão única e garantia de horas e horas sem dormir (claro). 

A lore de StarCraft também é abordada nos livros da série encontrados nas principais redes de livrarias do país, mas caso as comics lhe atraíam o material exclusivo e gratuito da Blizzard pode ser encontrado e baixado clicando aqui

Seja um Terrano e desfrute da mobilidade e praticidade de instalações que a raça oferece. Seja um Protoss e se beneficie de alto poder de fogo e estruturas resistentes. Seja um Zerg e desfrute de hordas numerosas de aliados além de poder de transformação intenso. Qualquer que seja o seu lado no setor Koprulu, qualquer que seja o seu modo favorito de jogo, se você ainda não conhece, a hora é agora, aproveite que o game se tornou free-to-play (gratuito), faça sua conta e mostre o comandante lendário que há em você.




Comenta aí :)
Já possuo uma conta
Quero criar uma conta